Menu

SABEMOS SER MÉDIUNS

Atualizado dia 2/11/2007 12:13:58 AM em Autoconhecimento
por Orlando josé ravaglio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos sabemos que o médium deve procurar um local adequado para o desenvolvimento (no sentido de promover o auto-conhecimento e aperfeiçoamento dos dons manifestados) e acompanhamento doutrinário para o crescimento espiritual. Assim procedendo nos envolveremos com a espiritualidade que desperta o desejo de conhecer a razão divina, abrimos centros energéticos em nosso organismo, tanto físico quanto espiritual, e estas energias que se não forem devidamente estudadas e direcionadas poderão nos causar vários problemas, tanto físicos quanto espirituais.

A figura do Dirigente Espiritual ou doutrinador, possui uma missão de grande importância para que este futuro médium venha a ser uma pessoa digna e respeitosa. A constância espiritual da casa também. O Centro Espírita, ou Terreiro, Barracão, não é somente um local para estudos ou um local para ir de qualquer modo. Este é um ambiente sagrado no qual existem fundamentos doutrinários sustentando assentamentos, obrigações e todo o aparato espiritual emanado do corpo mediúnico, além do apoio e proteção do guia mentor da casa que mantém o ambiente espiritual sadio e fortalecendo os demais companheiros de senda, de maneira que as energias negativas não tenham influências sobre os médiuns. Assim podemos perceber o quanto é importante para o neófito dirigir-se para uma reunião no seu Centro, Terreiro ou Barracão com boa vontade e sentimentos elevados, sendo que suas emanações fluídicas irão ser aumentadas de acordo com sua postura.

Entretanto, temos que ensinar que o objetivo principal da religião não existe para transformar ambientes, compor hinos, demonstrar que temos muita organização e mostrar que todos os médiuns são bem vestidos (usamos branco). Nossos guias espirituais não têm vaidades humanas e a beleza que nossos sentidos sentem que são importantes para eles é vã, ainda que se sintam orgulhosos quando as produzimos com sensatez. Não há erros em desejarmos conforto, casas bonitas e bem arrumadas, mas que esses desejos não ultrapassem os ambientes físicos e se confundam com necessidades espirituais.

Não é permitido que o médium faça atendimentos em sua própria casa (salvo alguma situação emergencial) ou em quaisquer outros ambientes que não o Centro Espírita, Terreiro, Ilê, ou qualquer outro nome com o qual queiram designá-lo. No entanto, a caridade como objetivo principal da atividade religiosa não escolhe dia, hora ou lugar. O que mais importa é sua própria conduta ética e assim, em momentos de necessidade, o médium poderá fazer uso de suas atribuições no sentido de ajudar a um irmão em dificuldades. Mas não nos iludamos com isso a ponto de acharmos que a necessidade é diária para que com isso possamos justificar vaidades ou intenções particulares.

Sempre podemos ver a alegria que pessoas singulares, muitas vezes carentes de conforto espiritual, tão somente apoiadas nas suas atitudes e sentimentos honestos, no interior de suas cangiras de maneira simples, à luz de uma vela praticarem uma religião pura, sem pompa, operando com seus guias verdadeiros milagres e sempre acreditando que pode-se ajudar sempre mais.

Mais uma vez conclamos a todos a não permitam em seus corações sentimentos de vaidade, arrogância, soberba, achando que estes exemplos os ajudarão ter um bom desenvolvimento e das obrigações inerentes a um filho de Fé. Lembremo-nos que a necessidade é a mão da realização, mas que o conhecimento é caminho da evolução espiritual plena. Somos responsáveis por nossos atos e cada ato praticado não nos permite mais que voltemos a caminharmos por caminhos e por atitudes que não mais nos pertence.

Pratiquem sem medo suas espiritualidades pois nossos Orixás e Entidades são nossos companheiros e não nossos algozes. E podemos crer que nos ajudarão sempre que estivermos em dificuldades, mas sabem exatamente o quanto de vaidade e soberba, prepotência e insensatez vai em nossos corações.

A mediunidade está em constante evolução e desenvolvimento; não existe um médium que não possa mais, pelo tempo que tenha de ensinamento religioso, participar de uma corrente ou para livrar um irmão de uma influência espiritual negativa; ajudar um irmão que ainda balança e quase cai ao contato com a influência de seus guias; cambonear um guia, pedir ajuda de irmão mais novo enquanto não manifesta; servir um copo de água a quem acabou de desincorporar; afinal, ser útil de alguma forma e estar pronto para atender a assistência, em suas dúvidas de como proceder com os guias.

As qualidades mediúnicas tais como a vidência, audiência, psicografia e incorporação, principalmente, têm também seus graus de evolução e também os seus vários graus de desligamentos com a matéria. É de suma importância para os videntes, aceitarem que existem muitas coisas que não consigam ver, não porque tal energia não exista ou não seja percebida, mas sim que ainda não haja evolução suficiente para visualizá-la. A humildade é a maior qualidade de um médium, a vaidade é a sua maior desgraça e fonte das maiores derrocadas mediúnicas já vista!

Procuremos sempre nos mantermos alertas em nossos ensinamentos para assim podermos aumentar uma e diminuir a outra. Cada um de nós é responsável por tudo o que vê e faz dentro da nossa querida UMBANDA.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Orlando josé ravaglio   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa