Menu

SABER OUVIR E FALAR É UMA ARTE E UMA DÁDIVA DIVINA QUE TODOS POSSUIMOS.

Atualizado dia 10/23/2007 4:10:37 PM em Autoconhecimento
por Maria alcioni


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dos maiores ouvintes dos tempos modernos foi SIGMUND FREUD. Um homem que o conheceu descreveu sua maneira de ouvir: “Fiquei tão fortemente impressionado que jamais o esquecerei. Ele tinha qualidades que jamais encontrei em homem algum. Nunca, em toda a minha vida, vi atenção tão concentrada. Não havia essa coisa do "agudo olhar que penetrava a alma". Seus olhos eram meigos e suaves. Sua voz era calma e macia. Fazia poucos gestos. Mas a atenção que dispensava a mim, seus comentários positivos sobre o que eu dizia, mesmo quando eu me expressava mal, eram extraordinários. Você não imagina o que significava ser ouvido daquela maneira“. Dale Carnegie

Muitos de nós evitamos ouvir as pessoas. Pois vivemos no mundo onde achamos difícil parar para ouvir. O que dirá, falar. Somos escravos de nós mesmos; de casa para o trabalho e do trabalho para casa; não se faz mais visitas de cortesia; certas pessoas, sequer dão um telefonema. Afastamo-nos das pessoas e quando percebemos estamos sós.

Quando era mais nova achava normal tudo isto, mas hoje entendo que precisamos saber ouvir, saber falar. O mundo não espera por nós, ele está sempre se movimentando e deixamos para trás amigos, sonhos e até mesmo nossos valores; assim, acabamos por nos isolarmos cada dia mais, de tudo e de todos.

Como a regra de ouro é darmos aos outros o que queremos que os outros nos dêem, sejamos bons ouvintes, incentivando os outros a falarem sobre si mesmos. Vamos perceber o quanto é gratificante uma boa conversa, o quanto podemos aprender com ela, dando também a oportunidade das pessoas lhe conhecerem. Pois todos nós precisamos uns dos outros. Uma PALAVRA bem dita age como lubrificante na engrenagem da monótona rotina de todos os dias da vida e, incidentalmente, são marcas de uma boa educação.

Você sabe como fazer as pessoas correrem de você e o ridicularizarem pelas costas ou mesmo despreza-lo? Nunca se mostre disposto a ouvir alguém por muito tempo. Fale incessantemente sobre si mesmo. Quando a outra pessoa estiver falando, não espere que ela termine; ela não é tão interessante como você. Porque gastar seu tempo ouvindo sua
frívola tagarelice? Adiante-se logo, interrompendo-a no meio de sua fala. Você conhece gente assim? Eu conheço, infelizmente! E muitas! Importunas, eis o que elas são, obcecadas pelo seu próprio EGO, que não pensam antes de falar, muito menos de se preocuparem com o ouvinte, pois seu desejo de se mostrar é tamanho que saem atropelando todos que vêem pela frente.

Assim, se quiser ser um bom conversador, seja um ouvinte atento; para ser interessante, seja interessado. Ouvir é uma arte, uma dádiva divina e que todos nos possuímos, apenas não aprendemos ainda a coloca-la em prática. Temos a sabedoria de na hora certa saber o que dizer. Estamos aqui para aprender com as oportunidades e progredir com elas, sabendo de antemão o que devemos desenvolver para tornar nosso caminho mais fácil de percorrer.

Pois viver é uma arte maior ainda, uma benção de Deus. Uma estrada limpa e suave depende da superação e da aplicação das lições que aprendemos ao longo de nossa vida. Por isso a paciência é um potencial que sempre devemos desenvolver, ouvindo; pois todos vamos precisar, em algum momento, sermos ouvidos.

“Passarei por este caminho uma só vez; por isso se existe qualquer bem ou qualquer gesto de bondade que eu possa fazer em beneficio do ser humano, faço já; que eu não adie ou negligencie, pois por aqui jamais passarei.“
Autor desconhecido

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria alcioni   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa