Menu

Sai Baba II

Atualizado dia 1/10/2008 11:25:17 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Afirmativas de Sai Baba retiradas do livro “Conversações com Sathya Sai Baba” publicado pela Fundação Bhagavan Sri Sathya Sai Baba do Brasil.

Sathya Sai Baba nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram) chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti = paz, pra = suprema, nilayam = morada).

ENCONTRO COM DEUS
A criança que é pequena não pede à mãe "quero leite", "troque minhas fraldas" e assim por diante, mas a mãe cuida de todas as necessidades da criança, sem que ela peça. Quando você tiver se entregado totalmente a Deus e se tornado uma criança de Deus, não terá que dizer a Deus o que quer. Ele lhe dará até mesmo mais do que você tiver pedido.

Entregar-se ao Senhor é entregar todos os pensamentos e ações sem desejar o fruto da ação, sem executar a ação para ganhar seus frutos, mas praticar a ação porque ela é o dever do indivíduo. O ato é dedicado ao Senhor e os resultados, portanto, pertencem ao Senhor. Ações assim feitas – frutos abandonados no momento da execução – são livres do Karma. É bobagem buscar o fruto da ação. Quando se morre, os únicos itens levados são as boas e más ações. O homem é vida com desejo; vida sem desejo é Deus. A mente é desejo; quando a mente desaparece, o desejo desaparece.

Existem três estágios para conhecer Deus. Um é o intelecto, que é só imaginação; outro é a aproximação e o terceiro é a união com Deus.

O ego é o que nos impede de chegar perto de Deus. Você deve cuidar para que o “eu” seja somente instrumento do Senhor.

Quando fazemos amizade com Deus, então, as três “gunas” afastam-se de você. O ego, a cólera e a inveja.

O MESTRE
Para determinar se um guru é ou não genuíno, a melhor maneira é verificar se suas palavras são cheias de sabedoria, se ele as pratica em sua vida e se as suas ações são iguais às suas palavras. Se o guru só pronuncia palavras, as palavras de sabedoria não produzirão qualquer resultado e simplesmente serão inúteis.

MANTRA
A simples repetição de um mantra não tem valor algum, mas se o mantra é entoado com pleno conhecimento do seu significado, então, ele tem grande efeito.

VERDADE E INVERDADE
Tempo, trabalho, motivação e experiência: esses quatro elementos juntos, em harmonia, são a Verdade. Exemplo: ontem você chegou a Bangalore e veio de lá, de carro, a Puttaparhi. Viajar é trabalho. Você despendeu quatro horas para vir de Bangalore. Isso é tempo. Você veio para ver Swami. Essa é a motivação. Havendo-O visto, você ficou feliz. Esse é o efeito. Por outro lado, ontem à noite você sonhou que estava nos Estados Unidos e fazia compras. Neste, os quatro fatores não estavam presentes. Não houve trabalho, não houve tempo despendido e onde está o resultado? Isto é inverdade.

CONCENTRAÇÃO
Concentração total é necessária no mundo até mesmo ao caminhar, falar, ler. Sem concentração você não pode fazer coisa alguma. Por que fazemos as coisas do mundo com plena concentração? Por quê? Porque estamos inteiramente interessadas nelas. Em qualquer trabalho de que você goste profundamente, terá completa concentração. Em qualquer coisa que não ame profundamente, a concentração não será completa. Quando você estiver profundo amor por Deus, então a concentração Nele virá automaticamente.

OS ALIMENTOS
O corpo é feito de alimento. Sem saúde é muito difícil fazer alguma coisa. O estômago tem três partes: uma de ar, uma de alimento e meia de água. Ingere-se comida em excesso não há lugar para água. Muita comida provoca entorpecimento mental. Comida com moderação não traz enfermidade. Leite em excesso é mau.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa