auravide auravide

Saiba quais são os benefícios da aromaterapia para sua vida!


Facebook   E-mail   Whatsapp

A aromaterapia é uma medicina alternativa e complementar, existente a mais de seis milênios de história. Sua origem não possui um “mapa”, pois se trata de um método usado em vários países. No Egito, a aromaterapia era usado para unguento, bálsamos, banhos de assento, calmantes e até mesmo como ofertas aos deuses e consagrações. A unção, para quem não sabe, é de origem Egípcia e sua fórmula é de especiarias e óleos essenciais, de cascalhos e flores. Já na Índia, 200A.C., usava-se a aromaterapia para embalsamar, assim como os egípcios, para purificar a mente e o corpo, para tratar doenças da pele, e também para inalação. Na medicina Ayurveda, usa-se até hoje, óleos para tratar doenças pulmonares e tratamento de ansiedade. Na medicina chinesa temos o uso dos óleos essenciais para massagem, compostos e pomadas, tratamento dos nervos e doenças da pela.


São vastos os tratamentos em que encontramos na história humana, com os óleos essenciais. Depois da modernidade e comodidade contemporânea, estes métodos alternativos ficaram para trás, dando espaço para o “fast treatment”, e assim, caindo no esquecimento. Hoje, é visto como “tratamento da vovó”, e não sendo valorizado como devia.



Mas, graças às mudanças repentinas durante o período covid, muitas pessoas tem realizado pesquisas e descoberto a existência daquilo que já existe a milênios (parece irônico, mas não é), e assim, muitas pessoas tem buscado meios alternativos para o tratamento da ansiedade, problemas respiratórios e a prevenção de certas doenças.
 
 
E NO QUE A AROMATERAPIA PODERÁ ME AJUDAR?

O uso da aromaterapia é uma relação de amor. Você pega intimidade com os óleos essenciais, e cada um age de forma neurológica, através do olfato, produzindo a sensação de relaxamento, concentração e força. Sendo assim, seu corpo produz neurotransmissores que alerta o seu corpo para que esteja pronto e apto para a cura.
 
 
E QUAIS ÓLEOS ESSÊNCIAS E ESSÊNCIAS POSSO COMEÇAR A USAR?



Temos uma gama de variedades, mas irei passar os mais fáceis de achar e usar:

Para o Medo, Ansiedade/Estresse e Depressão
Bergamota – inalação
Laranja – inalação
Bergamota – inalação
Gengibre – escalda-pés ou compressa nos rins
Lavanda – inalação ou compressa entre as mamas
Sálvia – inalação

Para o Sistema Respiratório, Antisséptico, Expectorante e Asma

Eucalipto glóbulos – inalação ou compressa pulmonar
Hortelã – inalação
Olíbano – inalação
Sistema Imunológico
Tomilho – inalação
Louro – inalação
Tea tree – inalação
 
 
Tratamento de algumas doenças:



Febre
Limão inteiro ou óleo essencial
Compressas nas panturrilhas

Cefaléia
Óleo essencial, hortelã pimenta, lavanda ou gengibre, rizoma
Fricção nas têmporas com escalda-pés

Tosse seca
Lavanda, anis, eucalipto
Inalação úmida e compressas no tórax

Fadiga
Alecrim, pinheiro, hortelã pimenta
Fricção local ou massagem

Obstrução nasal
Hortelã, eucalipto glóbulos
Inalação úmida

Dor na garganta
Louro, cravo, limão
Compressa no pescoço

Mialgia
Alecrim
Fricção local ou massagem

Diarreia
Camomila
Compressas abdominais ou massagem

Anosmia e hiposmia
Alecrim
Inalação

Ansiedade e insônia
Lavanda, laranjas
Inalação, massagem no peito ou compressa cardíaca.
 
 
COMO FAZER INALAÇÃO E COMPRESSAS?



Inalação: o interessante é ter um difusor, daqueles com umidificador de ar. Nele você pode pingar/gotejar de 20 a 30 gotas, e ficar próximo do difusor para começar a inalação. Inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca. Pelo menos fazer esta técnica de respiração por 5 vezes, descansar e voltar com a técnica respiratória. Outra forma de inalação, e mais antiga, é ferver água numa panela, depois de fervida, gotejar 30 gotas de óleo essencial de sua preferência, e colocar uma toalha na cabeça, e ir respirando a fumaça que soltar da panela. Faça com cuidado para não se queimar, e indico a lavar o rosto com sabão depois, pois existe óleos essenciais que podem manchar a pele, como eucalipto e limão. Última forma de inalação, e mais usada em casos de urgência, é pingar 3 gotas de óleo na palma das mãos, e levar com cuidado com as mãos em formato de concha, até o nariz…para respirar o aroma da essência, em casos de viagem ou quando não conseguir as alternativas citadas acima.

Já as compressas: um pano limpo, tipo fraldinha que usava-se antigamente, para limpar a boca de bebês, coloque o paninho em água fervente, e com cuidado, tire o pano da água e com ajuda de pegares, torça o pano, mas não deixe esfriar. Dobre este pano já torcido e pingue/goteje 50 gotas de óleos essenciais e leve no local deseja. Barriga, para cólicas, nuca, para dores de cabeça, pescoço, para dores de garganta, e peito, com um pouco de eucalipto, mentolado e vick (aquela pomada antiga, sabe?!) para problemas respiratórios e expectorante.

Ficou alguma dúvida? Fale comigo. Deixe seu comentário e compartilhe com as pessoas que você ama. Elas podem vir a precisar. Os créditos deste texto devem ser citados ao copiar: ©?Klarah Terapeuta

Com amor,

Klarah



Klarah é formada em aromaterapia, naturopatia e fitoterapia desde 2005 e filiada pela ABRATH. Atende em casos de ansiedade, fobias e medos. Também é psicanalista, astróloga e oraculista a mais de 16 anos.




 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 350


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Klarah   
EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 10 ANOS EM ATENDIMENTO ONLINE. Vamos caminhar juntos nesta jornada de Autoconhecimento? (41) 992751040 [email protected] Instagram: @occult.777 Psicanálise - Junguiana Tarot Terapêutico Astrologia Florais de Bach Radiestesia Mesa Radiônica & Limpeza Energéticas
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa