Menu

Saindo de sua Zona de Conforto

Atualizado dia 6/22/2015 2:20:02 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

A comodidade brota do temor ao desconhecido e medo do fracasso. Sentimo-nos seguros dentro de seus limites, mas na realidade essa comodidade é como uma jaula dourada que nos protege de nossa verdadeira grandeza. Quando não nos impulsionamos a ser mais, conformamo-nos com a mediocridade. Lamentamos o que falta em nossas vidas, mas não tomamos medidas para mudar. O medo do fracasso nubla nossa percepção com respeito a nosso potencial. A mente nos convence de que não somos capazes de mais, de modo que ficamos no mesmo lugar. Aferramo-nos à comodidade, porque temos medo da nossa grandeza; é mais seguro ficar nas sombras que estar na luz sendo o centro das atenções: ali nos arriscamos a ser criticados e julgados pelo externo. A grandeza requer a valentia de manter-se sozinho e não transigir com sua verdade. Provoca mudança e causa evolução. A grandeza desenha seu jogo e não se limita ao estabelecido. Confiar em si mesmo, ser íntegro sem se abandonar para agradar aos demais - isso é grandeza.

Há um verdadeiro nível de complacência coletiva na sociedade. Romper com isso e ser você mesmo requer valor, mas se realmente queremos estar livres de nossa própria inércia, devemos nos arriscar e deixar de nos preocupar pelo que as pessoas possam pensar. Devemos estar dispostos inclusive a cometer erros, a provar coisas novas e ter novas experiências, a nos mostrar e nos expressar.

Se estou fora da multidão, se faço algo digno de ser notado, ponho-me em um lugar de responsabilidade. Claro, requer menos esforço jogar-me para trás e culpar minha situação financeira, minha educação, a sociedade por não poder cumprir meus sonhos. No entanto, todos somos capazes de ir além de nossa zona confortável e atingir a grandeza, de fato, algumas das pessoas mais inspiradoras e célebres da história têm ido além de todas as dificuldades atingindo lucros espetaculares. Eles são os que disseram sim quando todo mundo dizia que não, os que poderiam ter utilizado suas circunstâncias extremas como desculpa para não chegar a nada em suas vidas, mas escolheram não cair aí.

Era uma vez um menino de dez anos de idade que perdeu seu braço esquerdo em uma idade precoce. Parava-se em frente do Dojo de Judô de seu bairro, olhando com tristeza como os outros garotos treinavam. Um dia, o Sensei juntou-se a ele lá fora.
"Gostaria de aprender Judô?", perguntou-lhe.
"Adoraria, mas não posso", respondeu o rapaz, apontando o braço que lhe faltava.
O Sensei olhou-o e disse-lhe: "Posso lhe ensinar Judô".
Começaram as aulas de imediato. Na primeira lição, o Sensei ensinou ao menino um simples movimento e pediu-lhe que o repetisse uma e outra vez até a perfeição. Após três meses, o mestre tinha se negado a ensinar-lhe outro movimento, fazendo questão de que praticasse incansavelmente o mesmo que tinha aprendido em sua primeira lição. "Não podemos tentar algo novo?", perguntou o rapaz. "Há movimentos muito diferentes no Judô e só aprendi um!" Mas o mestre manteve-se firme e fez questão de que continuasse praticando o mesmo movimento. O rapaz sem entender, mas confiando em seu mestre, continuou seu treinamento. Vários meses depois, o Sensei levou-o a seu primeiro torneio. Para sua surpresa, com seu único movimento ganhou suas duas primeiras apresentações com facilidade. O terceiro foi um pouco mais difícil, mas após um tempo e dado que seu oponente perdeu a paciência e o atacou, o rapaz utilizou sua única manobra para ganhar a partida. Olhou incredulamente a seu professor, assombrado de encontrar-se na rodada final.
Seu rival na final era bem maior e mais forte que ele. Estava seguro de que não podia ganhar, mas seu mestre o olhou com confiança, de modo que deu de ombros e entrou na briga. Nunca tinha imaginado que poderia chegar tão longe, que tinha a perder?
A luta foi longa e intensa, seu oponente não mostrava sinais de cansaço. No entanto, o rapaz continuava, esperando que ele baixasse a guarda para poder fazer seu movimento. Finalmente o fez, por um momento, mas foi suficiente. Usou seu movimento derrubando seu adversário e ganhou a partida e o torneio. Ele era o campeão!
O menino correu para seu mestre sem poder acreditar. "Sensei, como é possível que eu tenha ganho o torneio se só sei um movimento?"
"Simples", respondeu o Sensei. "Você dominou um dos movimentos mais difíceis do Judô. A única defesa conhecida para esse movimento é que seu oponente lhe agarre o braço esquerdo".

Pode um homem negro ser presidente dos Estados Unidos? Pode um asceta não violento libertar a uma nação de um Reino Imperial? Pode um homem com paralisia severa inspirar às mentes científicas mais do que ninguém desde Einstein? Pode um homem surdo escrever uma sinfonia? Claro que podem. Por que, então, você não pode vencer as limitações autoimpostas? Estamos rodeados de pessoas que têm ido além da mediocridade, apesar de que tinham razões muito válidas para não o fazer. Quando temos a paixão em nossos corações, quando estamos dispostos a questionar o que estamos acostumados e empurrar através de nossos medos, nada é impossível: tudo parece possível e nossos sonhos começam a se converter em realidade. Quando criamos nossos sonhos, somos ilimitados.

*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 99


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa