Menu

SAÚDE É MOVIMENTO II:

Atualizado dia 10/13/2006 4:30:23 PM em Autoconhecimento
por Márcia Alves de Siqueira


Facebook   E-mail   Whatsapp

A vida acelerada faz com que as pessoas cada vez prestem menos atenção em seus corpos, aliás, até esquecem que o possuem e que dependem dele para realizar suas tarefas, para se relacionarem com o meio externo. Às vezes sentem um incomodo no corpo, sinal que estão adotando uma postura inadequada ou realizando um movimento incorreto; isto significa que o corpo está se queixando, alertando que há algo errado. Mas, assim como ignoram o corpo, também deixam de prestar atenção ao incômodo. Com o tempo este incômodo transforma-se em dor e quando esta passa a ser constante ou forte procura-se o médico querendo que ele corrija rapidamente o que levou anos para ser prejudicado. Em geral a dor não está sozinha, também há a presença de outros danos na estrutura do corpo gerados em sua busca para se adaptar, para compensar a postura ou movimentos inadequados, acarretando doenças.

As posturas e os movimentos inadequados fazem com que certas partes do corpo não sejam utilizadas, ficando fracas, enquanto outras são usadas em excesso, enfraquecendo também com o tempo devido ao desgaste ocasionado. Temos 500 músculos para utilizarmos e só costumamos usar 50 deles em nossas atividades (um décimo do recurso que possuímos). Podemos respirar 4000 ml de ar em cada respiração, mas só respiramos 500 ml devido à tensão muscular na caixa torácica. Os gênios utilizam apenas 10% do cérebro... imaginem quantos neurônios as pessoas normais deixam de usar e quantos usam em excesso, contribuindo para degeneração deles tanto pelo uso excessivo como pelo desuso.

Tensões musculares restringem o fluxo sanguíneo, prejudicando a respiração e o funcionamento do organismo. Respirações superficiais e irregulares causam problemas circulatórios e de pressão sanguínea. Vida sedentária diminui os movimentos, causando restrições musculares, reduzindo a respiração e a circulação. Bruxismo provoca aumento da tensão cervical. Contrações dos músculos cervicais provocam enxaquecas ou dor nos braços. Contrações na lombar acarretam dor nas pernas. Ficar muito tempo em uma posição incorreta causa desequilíbrio muscular; com o tempo as articulações não se encontram mais na posição ideal, aumentando a pressão em determinada área a qual sofre desgaste, provocando artrose. Músculos tensos ficam sujeitos a lesões, como tendinites e bursites. Para realizar sempre os mesmos movimentos utiliza-se sempre as mesmas vias neuronais e os mesmos neurônios, provocando o desgaste e a degeneração destes.

Penso que já deu para terem idéia de como posturas e movimentos inadequados promovem o adoecimento do corpo. O melhor tratamento é aquele que ensina o movimento adequado, movimento no contexto discutido no texto “Saúde é Movimento I”. Também é preciso tratar o corpo como um todo e não apenas a parte específica, pois acho que deu para perceber como tudo está interligado. Nos próximos textos abordarei problemas de saúde sob a ótica do Método Self-Healing de Meir Schneider.

Quem tiver interesse em alguma patologia (doença) específica, entre em contato através do meu e-mail e darei prioridade aos temas solicitados nos próximos textos.
Maiores informações: (11)3862-1920

Dra. Márcia Alves de Siqueira
Terapeuta Ocupacional com especialização em Terapia da Mão pela FM-USP e no Método Self-Healing de Meir Schneider pela School for Self-Healing.
[email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Márcia Alves de Siqueira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa