Menu

Saúde em movimento: TERAPIA DE INTEGRAÇÃO CRANIOSSACRAL

Atualizado dia 2/7/2007 9:16:55 PM em Autoconhecimento
por Aziza Noguchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

A vida se manifesta como um movimento contínuo, um fluir; e existe uma forte relação entre movimento e saúde. Como diz um provérbio tradicional da medicina chinesa: “Os vermes não comem a madeira viva por onde flui a seiva vital; a ferrugem não impede a abertura do portão quando as dobradiças são usadas todos os dias. Movimento traz saúde e vida. Estagnação traz doença e morte.”.

Todas as células do nosso corpo demonstram esta verdade básica. Em uma condição ideal de saúde, todos os tecidos, ossos, membranas, órgãos e fluidos corporais expressam um movimento craniossacral com equilíbrio e simetria. O líquido cerebrospinal expressa um movimento de flutuação longitudinal distribuindo a potência do Sopro da Vida e gerando uma série de ritmos como as marés, por todos os tecidos do corpo.

Para você sentir estes movimentos na sua própria cabeça, experimente este exercício:
1. Encontre um lugar tranqüilo e confortável onde possa sentar com os cotovelos apoiados numa mesa ou sobre os joelhos, de modo a tocar suavemente a cabeça com as mãos. Deixe as mãos bem leves, como se estivessem flutuando nos ossos da cabeça, como se estivessem pousadas sobre rolhas flutuando na maré.
2. Perceba seu batimento cardíaco. Depois, perceba sua respiração pulmonar.
3. Veja se você começa a perceber algo a mais. Preste atenção nos tecidos debaixo de suas mãos. Perceba um movimento diferente do batimento cardíaco e da respiração pulmonar, mais lento e mais sutil. Tente sentir isto prestando atenção no que pode estar acontecendo por baixo destes outros movimentos. Lembre-se de tocar com as mãos bem leves, suaves e receptivas.

Você consegue sentir como se fosse um avanço e retrocesso de fluído nas mãos, como o movimento das marés? Ou um alargamento e estreitamento nas laterais da cabeça? Pode ser o movimento de flutuação longitudinal do líquido cerebrospinal ou o movimento de rotação dos ossos cranianos.

Estes movimentos percebidos fisicamente são expressões do Sopro da Vida que se manifesta no corpo como Ritmo Craniossacral, em diferentes ciclos ou marés. O Ritmo Craniossacral foi medido em diversas experiências de pesquisas. No começo do século 20, o Dr. Sutherland, pai da Osteopatia Craniana, percebeu os movimentos dos ossos cranianos e passou toda sua vida explorando o significado destes movimentos. Ele acreditava que eram manifestações da força vital que ele chamou de Sopro da Vida.

Em 1963, a Dra. Viola Frymann registrou estes movimentos minuciosos de expansão e contração, medidos em uma escala de mícron, cada mícron sendo um-milionésimo de um metro. O maior movimento medido nos ossos cranianos foi de 40 mícron, aproximadamente a metade da espessura de uma folha de papel. Já nos anos 70, o Dr. Upledger conduziu pesquisas na Universidade de Michigan registrando os movimentos dos ossos cranianos e do osso sacro na base da coluna vertebral e comprovando que estes movimentos podem ser apalpados no corpo todo.

A potência do Sopro da Vida é carregada pelo líquido cerebrospinal por todo o corpo, sendo responsável pela manutenção da saúde e cura. A presença de ritmos equilibrados e harmoniosos nos fluídos corporais é a expressão de um sistema saudável. Se estas expressões rítmicas estão congestionadas ou restritas, então, o princípio básico de ordem do corpo compromete a saúde, podendo gerar sintomas desconfortáveis, desequilíbrios físicos, emocionais e doenças.

Por meio de uma percepção profunda de seu próprio estado de ser, relaxado e em contato com as forças de saúde, o terapeuta de Integração Craniossacral usa toques leves e manobras não-invasivas para encorajar a capacidade de autocura do corpo, restaurando o ritmo craniossacral nos locais de inércia. O terapeuta pode diagnosticar e tratar dos locais onde existem restrições do movimento craniossacral, restabelecendo a saúde e o bem estar. Desta maneira, o Sopro da Vida, a força vital da Saúde intrínseca pode se expressar, trazendo integração, fluidez e coordenação do funcionamento do sistema nervoso e de todo o conjunto holístico corpo-mente-espírito.

Aziza (Dra. Lurica Noguchi)
Cirurgiã-dentista, professora de Integração Craniossacral
(11)3885-4898
www.integracranio.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Aziza Noguchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa