Menu

Se deixar “a vida levar”, seu relacionamento acaba!

Atualizado dia 6/16/2017 12:38:50 PM em Autoconhecimento
por Melcina Moura Moreno


Facebook   E-mail   Whatsapp

Diante da rotina, a busca pela estabilidade financeira, a corrida pelo sucesso profissional – muitas vezes – fazem com que o relacionamento seja colocado num contexto decorativo – um aquário.

Ele existe, está lá, você olha toda hora, mas não percebe que ele necessita de cuidados básicos: limpar a água e o vidro, alimentar os peixes, regular o PH.

Fica claro que você tem de se dedicar diariamente ao seu relacionamento? Nem sempre.
Começam os silêncios intermináveis, as discussões longas por questões cotidianas, gelam os carinhos e as duas histórias que caminhavam paralelas, começam a encontrar rotatórias. O que – a princípio era apenas um espaço definidor de território, tornam-se canteiros e, sem perceber, a sua pista torna-se única e vê que surgiram novas faixas marginais.

O que essas duas métaforas estão nos dizendo: que o relacionamento necessita de atenção full-time, baseadas no diálogo constante sobre todos os temas que envolvem as duas pessoas e o casal; os carinhos; as gentilezas; os planos para o futuro; o lazer a dois, familiar e com amigos. Desse modo, seu relacionamento fica blindado de influências externas (talvez até familiares, amigos, estranhos que possam servir de pedras para o bem-estar e harmonia do casal).

Meus pais foram casados por 49 anos e 11 meses, pude contemplar discussões. Minha mãe falava alto; meu pai ouvia calado, quando ela terminava, ele falava baixo, pouco e fim. Pouco tempo depois, estavam lá de papinho e brincadeiras. Quando a eternidade o levou, ela adoeceu, emudeceu, já não falava mais alto, perdeu o brilho. Viveu ainda mais de 10 anos. E, sempre que via eu e meu marido em discussão, falava: “Conversem, exponham todas as ideias, cheguem a um denominador comum, somente aí, vão fazer as suas coisas e dormir! Eu já estou indo para o meu lugar”.
Afastava-se, ia para o seu quarto e lá ficava até que um de nós a procurasse.

Quanta sabedoria de vida! Minha mãe estava SUPER adequada em seu posicionamento. O tempo pode ferver num casal, o volume pode ser alterado, as palavras podem subir e descer de nível, mas o alicerce do casal devem manter-se inalterado, porque apenas a VERDADE do AMOR garante a estabilidade da união.

Aprendi com meus pais. Aprendi com a vivência. As ciências do comportamento e da saúde mental ensinam que apenas 3 atitudes cotidianas podem salvar seu relacionamento.

Atitude 1: Diálogo constante.
a) Expor as dúvidas, as inquietações, os receios diários, viabilizando que o outro possa ouvir e enxergar de fora as suas questões, desse modo pode sugerir análises e posturas oportunas.
b) Sobre a vida pessoal: expectativas, planos e metas, receios.
c) Sobre a vida a dois: planos, sonhos, os desejos, as dúvidas.

Atitude 2: Autenticidade.
a) Ser você mesmo sempre, expondo a sua verdade, flexibilizando-se para evoluir.
b) Respeitar o seu espaço e o espaço do outro, para que ambos possam dialogar e compartilhar as verdades individuais.

Atitude 3: Criatividade.
a) Para ser livre ao lado da pessoa escolhida.
b) Para ser livre, longe da pessoa escolhida.
c) Para surpreender e ser surpreendido consigo mesmo, com o outro e a dois.

Bora lá, aquecer e tornar os relacionamentos mais fortes!

Talvez você conheça alguém, ou um casal que precise conhecer estas dicas. Faça isso, compartilhe!

Abraços Motivadores da Melcina.

“Estamos VIVOS!
Kaizen: Melhoria Contínua, porque O MELHOR – ainda está por vir”.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Melcina Moura Moreno   
"Você está VIVO! Kaizen: Melhoria Contínua, porque O MELHOR - ainda - está por vir." Conheça o Método Melcina Coaching, construa a sua melhor versão e assuma o comando da sua vida com Alta Performance e harmonia entre Mente-Alma-Sentimento-Ação.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa