Menu

Se você quer entender, não quer resolver

Atualizado dia 10/27/2015 12:41:39 PM em Autoconhecimento
por Alex Possato


Facebook   E-mail   Whatsapp



Quantas vezes recebo pessoas querendo “entender” a origem dos problemas? E eu digo: saia da mente. Pare de querer “entender” e entre nos seus sentimentos. Sentir é com o corpo, e não com ideias. Raiva, medo, angústia, impotência, alegria, amor, tristeza… isso são sentimentos.

Os problemas que carregamos são originários de padrões antigos. Alguns padrões, muito antigos. Nossa mente racional não tem acesso a estes padrões. Suas origens repousam no inconsciente. E não é preciso saber a origem. Não é necessário entender para se libertar.

Somente carregamos os problemas porque em algum momento, nos recusamos a aceitar o incômodo provocado pelos sentimentos que alguma situação trouxe. Uma perda, um confronto, uma situação difícil nos traz medo, angústia, raiva, vontade de morrer, vontade de matar… tanto faz o sentimento. A negação do sentimento faz ele voltar, e voltar, e voltar à nossa vida… o sentimento negado atrai situações difíceis, para que ele seja visto. Veja sua vida e observe quantas vezes o mesmo fato se repete… como se fosse uma sina. Não é coincidência. Por que ocorre com você e não ocorre com o seu irmão? Com o seu cunhado? Com o seu amigo? Bem… cada um carrega o seu pacote de lições a serem aprendidas, para depois, passar para outra fase do grande jogo da vida.

Sendo assim, atraímos perdas financeiras, separações, depressão, doença… olhamos o que acontece no mundo exterior e não sabemos agir. Nossa mente entra em conflito. E aquelas emoções dolorosas, os sentimentos não vistos, que já existiam dentro de nós se manifestam. Outra e outra vez, as histórias, às vezes, parecem tão iguais… mudam os personagens, mas o enredo é o mesmo…

O problema não são as histórias. Para que tentar entendê-las? A questão são os sentimentos negados. Aí está a chave da sua libertação…

Aprenda a sustentar o desconforto dos sentimentos dolorosos. Sem negá-los. Sem querer eliminá-los. Sem querer transformá-los em “positivo”. Sem nem mesmo se apegar a eles, numa atitude masoquista, que também significa negação. Deixe eles existirem, sem se apegar. Perceba o sentimento que vem quando você tem um fracasso. Seja este um fracasso financeiro. Uma separação. Uma angústia ou emoção pesada que você não soube lidar. Um vício que você não consegue largar. Faça amizade com ele. Converse com o sentimento, ou simplesmente, observe. Deixe ele existir, sem segurá-lo. Deixe a porta aberta. Para ele entrar, ou para ele sair… Ou até mesmo para ele ficar. Sei que é difícil. Desconfortável. Dá vontade de sair correndo. Mas experimente. Fique o quanto conseguir. E se não der, tudo bem. Depois você volta a perceber, olhar, permitir seus sentimentos difíceis…

É só isso. Isso, em essência, é constelação familiar sistêmica. Já tive muitas curas em mim, abraçando este princípio de não-violência e não-ação, em relação aos meus sentimentos pesados… Já vi muitas curas ocorrendo em muitas pessoas…

logo alex possato 4

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alex Possato   
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa