Menu

SEGREDO? QUE SEGREDO?

Atualizado dia 10/14/2007 5:48:48 PM em Autoconhecimento
por Victor Sergio de Paula


Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulto a lista dos livros mais vendidos da chamada “auto-ajuda”, em um jornal de grande circulação nacional, e verifico sem surpresas que o 1º lugar, e diga-se de passagem há algumas semanas, é o livro O SEGREDO, da escritora Rhonda Byrne.

O livro deu origem a um filme homônimo – ou será que foi ao contrário? - que circulou mundo ocidental afora, causando estardalhaço, furor, fomentado - é lógico! - por um mercado editorial ávido por cifrões, cifrões e mais cifrões. Bem, trata-se de um mundo capitalista e a busca pelos lucros permeia todas as atividades humanas, ou quase todas.

Voltando ao O SEGREDO, devo dizer que fui tentado a aventurar-me por suas páginas, para poder compartilhar com outras milhões de pessoas as maravilhas contidas em seus capítulos. Comprei o livro e iniciei uma leitura isenta de qualquer preconceito ou prejulgamento, como faço de costume, ansioso simplesmente por descobrir “os segredos que ele pudesse conter”.

Segredo como informado pelo Aurélio é “mistério, enigma, aquilo que não pode ser revelado“, ou seja, algo especial, acessível para alguns poucos eleitos. À medida que fui lendo o livro, procurava o tão alentado segredo, ou segredos, e por mais que os procurasse, a busca foi infrutífera, um verdadeiro fracasso.

Pensei: será que estou bloqueado e não consigo ver os segredos contidos nessas páginas? Será que os “conhecimentos” trazidos pela autora são de natureza tão avançada que simplesmente estão além da minha compreensão?

À medida que eu me questionava sobre o conteúdo do livro fui comparando cada linha dele com tudo o que a filosofia perene de todos os tempos, mais as venerandas doutrinas metafísicas das grandes tradições religiosas nos legaram, buscando ansiosamente um único segredo digno do significado da própria palavra: desculpe-me a autora, pois não encontrei!

Utilizando velhos chavões, fórmulas batidas do esoterismo fast-food americano em moda há muitos anos, a autora vai repetindo tudo o que está mais do que divulgado por todos os escritores e escritoras new age, argumentando que os grandes luminares da humanidade conheciam o segredo que ela estava revelando: revelando o que estava revelado!

Homens e mulheres que se destacaram na história da humanidade, nos diversos ramos do conhecimento, das artes à ciência, decerto souberam utilizar sua mente, seu espírito, como apregoado – apenas para citarmos uma fonte do segredo - pelo mestre Jesus de Nazaré há mais de dois mil anos: "Batei na porta e ela se abrirá!" Sem citar todo o conhecimento disponível, desde o final do século XIX, sobre as doutrinas tradicionais do Oriente, do Budismo até a Yoga.

As modernas técnicas da Programação Neurolinguística criada por John Grinder e Richard Bandler desde os anos 70 do século passado, fornecem sem quaisquer segredos como alcançarmos a prosperidade e a abundância, assim como fizeram Jesus, Buda e outros luminares.

Nem preciso falar dos conceitos da física quântica aplicados à mente humana, há algumas décadas, revolucionando o nosso conceito de realidade, divulgados por honrosos nomes da ciência moderna, como instrumentos para melhorarmos nossas existências e - pasmem! - sem segredos!

Muito antes de O SEGREDO sabíamos que a mente molda a nossa realidade na medida em que mantivermos nossa crença nessa possibilidade, ou seja, o pensamento é uma força. Lembremo-nos da célebre frase de Descartes: "Penso, logo existo!" Podemos tirar muitos ensinamentos dessa “simples” frase. Ao acabar de ler o livro O SEGREDO, perguntei-me: SEGREDO? QUE SEGREDO? Quem souber, responda!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 39


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Victor Sergio de Paula   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa