Menu

Sentimento de amizade

Atualizado dia 4/21/2006 12:19:39 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desconfiado de sua própria espécie, o homem transfere ao cão doméstico a relação de amizade próxima ao ideal. "O cão é o melhor amigo do homem" é, hoje em dia, uma afirmação social representativa de um subjacente desgosto com a fidelidade nas relações humanas.

Se procurarmos as causas deste desgosto e desta decepção latentes, encontraremos as respostas no próprio homem. A carência de amor é a principal delas porque provoca inseguranças psicológicas no adulto e deixa um vazio difícil de ser preenchido.

A criança que possui como característica a tristeza e outros sintomas depressivos, será um adulto inseguro e desconfiado, optando, na maioria dos casos, pela solidão ou isolamento social como um mecanismo de defesa contra a sociedade dos homens que o oprime e sufoca.

Por outro lado, também como consequência da lacuna do amor, encontramos o ódio como sentimento de vingança latente, mas sempre presente contra esta mesma sociedade de imagem "ameaçadora".

É na luta, no conflito interno de altos e baixos entre o ódio e o amor, principalmente, que emergem os desiquilíbrios mentais em forma de psicopatologias na visão oficial ou de desiquilíbrios espirituais na visão reencarnacionista. A psicopatia é um exemplo típico desta confusão mental à medida que se estabelece esta dicotomia entre o bem e o mal, ou seja, ódio e amor. É perseguindo as suas "vítimas" que o psicopata busca "fazer justiça" contra esta sociedade de homens que ele odeia e que por este motivo pretende vingar-se.

Ser verdadeiro amigo ou amiga, portanto, requer uma caminhada na estrada dos valores humanos, onde, através da educação são fincadas as primeiras bases deste sentimento genuinamente humano. Os relacionamentos inter-familiares, no sentido dos ingredientes amor-afeto, ministrados em doses equilibradas, serão indispensáveis na construção do caráter da pessoa e de seu sentimento de amizade enquanto relacionamento saudável sob o ponto de vista psicológico-espiritual.

A amizade se estabelece por afinidades imperceptíveis, mas a verdadeira amizade firma suas raízes e amadurece na superação de possíveis conflitos de relacionamento, enquanto a falsa amizade, baseada em interesses mútuos ou de uma das partes, rompe e se esfacela na primeira crise. O que definirá a supremacia de uma ou de outra tendência é a predominância do lado alto da "gangorra" amor ou ódio e da existência ou não do fator empatia nesta relação de sintonia.

O verdadeiro amigo é aquele que percebe, se sensibiliza e se envolve em situações que julga serem necessárias no auxílio do companheiro ou companheira. É aquele que, de uma forma abnegada não mede esforços na tentativa de ajuda nos momentos de crises, por mais passageiras que elas sejam. No entanto, estas personalidades saudáveis encontram-se cada vez mais raras e quando achadas é, como retrata com muita sensibilidade a belíssima "Canção da América" de Milton Nascimento: "Amigo é coisa para se guardar, debaixo de 7 chaves, dentro do coração... no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não, mesmo esquecendo a canção... o que importa é ouvir a voz do coração".


Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa