Home > Autoconhecimento
Sentimento de raiva como solucionar com a Constelação Familiar Individual ou em Grupo

Sentimento de raiva como solucionar com a Constelação Familiar Individual ou em Grupo

por Elba Ribeiro Cevero

A definição de raiva pode ser muito ampla, cada pessoa pode percebê-la de um modo diferente. A raiva é um sentimento que pode levar alguém a fazer coisas sérias e graves em relação a outras pessoas, pode também descontar o seu sentimento em objetos, destruindo, jogando, quebrando e até atirando em direção a alguém.

“De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas”. (definição de raiva retirada do Google)

Normalmente, as causas da raiva são muitas e vai de pessoa para pessoa, alguém pode simplesmente ficar com muita raiva somente pelo fato de um cachorrinho passar na sua frente. O sentimento de raiva é despertado em vários níveis,, sendo em nível mais suave ou até em níveis extremos onde uma pessoa pode chegar a matar outra.

As causas reais da raiva, na verdade, estão em necessidades que não são supridas e de um modo geral quando alguém se vtimiza ou se coloca como se fosse uma criança, ou seja, a infantilidade e o vitimismo são umas das causas. Mas se vitimizar e se infantilizar significa que a pessoa não consegue ou não está com seus sentimentos e necessidades emocionais equilibrados e isso faz o sentimento da raiva aflorar para suprimir a falta de algo mais profundo. Quando alguém sente raiva ela tende a descontar no outro o seu sentimento, mas, no fundo, a raiva é dela mesma por estar projetando no outro o que ela tem dentro e não reconhece. Sentir raiva do outro significa não aceitar o que você está vendo e que esta lhe incomodando, mas que na verdade faz parte de si mesmo.

A raiva tem tratamento, sim. Eu mesmo sou um exemplo disto, antes de fazer terapia eu sentia raiva todo instante. O exemplo do cachorrinho é meu mesmo. Eu sentia muita raiva quando um pequeno cachorrinho atravessava meu caminho e, com minha infantilidade, eu achava que não era como eu queria, com isso vinha o sentimento de raiva.

Eu me curei desta raiva exagerada fazendo terapia e aprendendo a não me vitimizar e nem me comportar como uma criança mimada que tudo queria e, quando algo não ocorria da forma como eu desejava, então descontava em outras pessoas e morria de raiva.

A Constelação Familiar pode ajudar muito a resolver esse sentimento, quando o constelado percebe dentro do seu sistema familiar a razão verdadeira da sua raiva isso se resolve. O constelado pode identificar que seu real motivo está, por exemplo, em se sentir excluído do seu sistema, pode também estar honrando alguém no sistema que foi excluído. Há vários motivos dentro do sistema que pode estar causando o sentimento de raiva, o constelado pode estar se sentindo injustiçado também, a raiva pode ter vários motivos, mas a compreensão do motivo fará o constelado entender e assim a raiva vai acabar.

Como Consteladora, eu diria para alguém que quer acabar com esse sentimento, que a Constelação Familiar é uma forma de fazê-lo ter consciência de seus padrões e comportamentos. Falaria também que ele irá compreender a verdadeira razão do sentimento de raiva. Com a compreensão de como o seu sistema familiar está e quem ele está honrando para manter o equilíbrio, o constelado poderá entender que a raiva é apenas uma conseqüência e que a causa é muito mais profunda.

Concluindo, quando o constelado passa a ver a Constelação Familiar como um método para ajudá-lo a compreender o seu processo de forma diferente do que ele está acostumado a ver, ele passa a ter novas atitudes, padrões e comportamentos mais saudáveis fazendo com que o seu sistema familiar se equilibre novamente e todos os sentimentos que estavam ligados ao sistema mudam para melhor.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 2 Atualizado em 23/11/2019

Autor: Elba Ribeiro Cevero   
Elba Ribeiro Cevero, Psicanalista , Terapeuta de Barras de Access , Facelift, Sexualness, Terapeuta de Constelação Familiar Formação em PNL e EFT 
E-mail: elbagnose@yahoo.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Sempre é tempo de amar
A água transformada em energia cura doenças
Sempre podemos nos reinventar
É possível `apagar´ lembranças ruins?
Dores da alma
Colocando as cadeiras na calçada

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 49 – KO - REVOLUÇÃO
Uma grande agitação traz como resultados mudanças radicais. É preciso mudar, mas aja sem egoísmo e não prejudique os outros.


energia
Runas: Ehwas
Discernimento, movimentar assuntos complicados.


5
Numerologia: Mudanças
A energia é nervosa e irrequieta Dia de muita excitação e impaciência. A mudança e a aventura estarão em pauta. Momento para sair de situações estagnadas e de investigar novas oportunidades. Seja flexível a adaptável.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa