Menu

Ser criança

Atualizado dia 10/12/2006 12:19:09 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ser criança é ter que renascer deixando o aconchego do lar espiritual para mais uma jornada de provas no convívio com antigos conhecidos. É ter a clareza que os companheiros hoje escolhidos como pais, foram a escolha certa no momento adequado.

Ser criança é vir com a expectativa de poder aprender reaprendendo novas e velhas lições no laboratório chamado vida. E com o assimilar dessas aprendizagens na convivência familiar, poder almejar harmonia e crescimento.

Ser criança é poder estender a mão para o vazio na ânsia de encontrar carinho e afeto na mão da mãe que afaga e protege. E sentir na mão do pai a força e a segurança, mas também a sensibilidade da mão que acolhe e orienta.

Ser criança é poder usufruir da liberdade de um passarinho e voar baixo, porque é voando baixo que se aprende a voar alto, com confiança e determinação. E sentir na razão dessa experiência, o sentido de sua existência.

Ser criança é esperar da família, algo mais que uma simples reunião de pessoas. E sentir que nela há amor e confiança mútua, pois é com essa certeza em seu coração que ela elaborará, a partir do presente, bases sólidas para a construção de seu futuro.

Ser criança, acima de tudo, é brincar. E através da brincadeira, ressignificar a vivência e os sentimentos, pois decidir brincar é aceitar uma proposta, seja ela vindo de uma parceria, de uma brincadeira ou de um jogo de regras pré-estabelecidas.

Ser criança é ser cidadã, ter direitos iguais sem sofrer discriminações por motivo de raça, cor, sexo, língua, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, pobreza ou qualquer outra condição.

Ser criança saudável é necessitar de amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade. É ter casa, comida e remédio... é ter escola e educação... e crescer com expectativa de futuro.

Ser criança é, em benefício de sua saúde, ter garantido o direito ao aleitamento materno até os seis meses de vida. É ser protegido pela sociedade dos adultos, de qualquer forma de descuido, crueldade e exploração.

Ser criança é ter o direito a ter uma família onde ela vai aprender a falar, brincar, cantar e interagir com os outros. E onde ela vai receber os estímulos físicos e psicológicos para o enfrentamento da vida.

Ser criança é confundir realidade com fantasia, e fazer da fantasia o simbolismo de suas relações com o (seu) mundo, porque, inevitavelmente, mais adiante ela irá se sentir "prisioneira" do operatório, do concreto... e do formal.

Ser criança é rir... é gargalhar às fanfarras ao ouvir inocentes cantigas que dizem assim:
Quem cochicha
o rabo espicha,
come pão com lagartixa.
Quem se importa
o rabo entorta.

Fui a feira comprar uva
encontrei uma coruja,
pisei no rabo dela.
Ela me chamou de cara suja.


Enfim, ser criança é ter o direito de ser feliz...

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa