Menu

Ser Terapeuta

Atualizado dia 8/29/2008 4:21:13 PM em Autoconhecimento
por Rosane Portela Diniz


Facebook   E-mail   Whatsapp

As pessoas esqueceram como é olhar para dentro de si. Desaprenderam a confiar em sua intuição interior, escutar aquela voz que alerta para um perigo iminente e que provavelmente nossos ancestrais sabiam usar de maneira impar. Num mundo tecnológico, com explicação para tudo, como continuar a acreditar que você é capaz, através do toque, de detectar onde dói ou o que há de errado, desarmônico com a outra pessoa? Ser terapeuta holístico em tempos modernos não é tarefa fácil!

Lutar contra especialistas que o “fatiam” e só sabem tratar a “fatia” que lhe cabe, e contra a indústria farmacêutica que cobra “os olhos da cara” para lhe dar um remédio que a mãe natureza oferece gratuitamente, também não é! Ser politicamente correto para não melindrar a elite médica me faz crer que pisamos em ovos e que realmente a inquisição anda à espreita! Vestir-se de branco tentando imitar o médico é uma forma de tentar ganhar a confiança das pessoas que procuram a ajuda de um Terapeuta Holístico. Mas é um ledo engano!

O Terapeuta Holístico que acreditar nesse mito estará fadado a se tornar um fazedor de técnicas, assim como o médico que é incapaz de ouvir sua história com um ser total. Ele se atém ao “pé” que dói esquecendo que esse “pé” pertence a uma pessoa com uma história de vida! O “pé” faz parte de uma trama complexa que é o corpo humano, onde tudo está interconectado, onde um órgão depende do outro para que a máquina humana funcione perfeitamente.

Muitas vezes o Terapeuta Holístico teme não ser aceito, ser acusado de charlatão pelo cliente quando uma técnica X ou Y não produz o efeito desejado. Daí, tenta explicar seus métodos cientificamente e acaba se perdendo. Como explicar porque um magneto colocado num ponto auricular reflete num bem estar para o cliente? Que a cor azul acalma e a verde é curativa? Que a estagnação do Qi num determinado ponto é como um rio represado que uma hora vai acabar trazendo danos físicos à pessoa e que um shiatsu poderá dispersar esse Qi trazendo benefícios à sua saúde? Que o floral agindo de modo sutil, vai trazer à tona o lado melhor da pessoa?

Enfim, não dá para mensurar cientificamente as várias técnicas que um terapeuta pode usar para restabelecer a harmonia de seu cliente.

Mas também, temos um outro lado da moeda. Como houve um “boom” na profissão, é muito fácil o indivíduo fazer um curso de final de semana e sair atendendo como se dominasse plenamente a técnica. Isso denigre a imagem do profissional sério.

O que fazer, então? Como saber distinguir quem é de fato um Terapeuta Holístico e quem é um oportunista? Como se adequar ao mundo moderno sem perder a essência da profissão?

Acredito que a auto-regulamentação foi um grande passo no sentido de tornar a profissão algo mais palpável perante a sociedade trazendo mais credibilidade aos profissionais e um maior grau de confiança dos clientes, mas isso não é o suficiente. O terapeuta Holístico deve se aprimorar, respeitar e honrar sua profissão, bem como deve respeitar as pessoas que vem em busca de sua ajuda. Pensar no próximo como um ser humano total que não pode ser partido, “coisificado”.

Quem procura uma terapia alternativa quer algo diferente. Sejamos, então, simplesmente diferentes. Consciência, comprometimento com o próximo, ética e técnica são os pilares que todos deveriam seguir para resgatar a visão milenar da terapia holística.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rosane Portela Diniz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa