Menu

Será que vale a pena?

Atualizado dia 2/27/2019 8:43:44 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Esta pergunta está sendo repetida muito mais do que se imagina.
Funcionário de uma grande empresa há mais de 5 anos, sempre solícito e cumpridor de suas obrigações, nunca deixando de atender às necessidades de horas extras para o atendimento de pedidos especiais, pelo fato de conseguir atingir faturamento etc., começou a ser “gozado” por alguns colegas, principalmente, um que fazendo um curso de engenharia à noite, durante o dia, no trabalho, só “enrolava”.

Qualquer problema era logo apontado como responsável, mesmo tendo todas as evidências apontadas para quem realmente merecia. Esta situação perdurou por vários anos, até que decidiu pedir a conta. Em sua saída, não quis dizer o verdadeiro motivo na entrevista com o RH da empresa. Como consequência deste período de até humilhações, um fechamento para com as pessoas, restringindo sua convivência a realizar seu trabalho e fechar-se em casa, sem vontade de sair, passear ou mesmo encontrar alguém para relacionar-se.
Hoje, com aproximadamente 24 anos, já feitos dois cursos técnicos, tem um salário muito acima da média dos jovens desta idade e que investe na aquisição de seu apartamento e em uma poupança para seu futuro.
Ao rever os acontecimentos que o levaram ao isolamento, percebe o sofrimento que viveu e ainda vive como consequência e se pergunta: “Será que valeu a pena tudo que passei?”
O que responde essa questão é a forma como cada um reage ao que lhes acontece. No caso citado, sim, valeu a pena, pois ele desprendeu-se de tudo e dedicou-se ao que estava ali para fazer, trabalhar. Quando a situação se tornou não mais suportável, demitiu-se e rapidamente encontrou outro emprego, onde está até hoje e em condições muito melhores. Hoje reconhece que apesar do sofrimento, esse período propiciou-lhe dedicar-se ao aperfeiçoamento de suas funções e, consequentemente, sua evolução na carreira profissional.

Portanto, o que indica se vale a pena ou não o sacrifício que muitas vezes temos que passar é a forma como reagimos a ele, como enfrentamos os obstáculos que nos colocam no caminho e como os superamos. Normalmente, o preço é alto, mas por outro lado, o retorno é consistente e nos garante uma firmeza e estabilidade que uma grande maioria quer, mas não consegue atingir.
Sempre que esta pergunta surge significa que a situação a que nos referimos traz consigo exigências, muitas vezes renúncias a confortos momentâneos, sacrifícios mesmos que somente no futuro poderá trazer benefícios. Aqueles que querem resultados imediatos não são capazes de passar por esses processos de crescimento e evolução pessoal e/ou profissional.
Muitas vezes ficam sequelas, marcas que precisarão ser tratadas para deixarem de incomodar, mas são mais produtivas do que as que ficam naqueles que, na busca de maiores facilidades, deixam de passar pelos momentos necessários para o crescimento e conseqüente desfrute posterior.

Na vida dos bem-sucedidos, muitas são as marcas existentes e não vistas pelos que observam. Estes apenas querem usufruir das mesmas conquistas, sem reconhecerem e se disporem a seguirem os mesmos e árduos caminhos.

Como já dito em outros artigos, o mundo da facilidade só existe nas estórias midiáticas que buscam vender seus conceitos e produtos. Mesmo para aqueles que, mais “sortudos” na conquista de seus resultados, há o esforço e a determinação na direção do que se propuseram.

Será que vale a pena?
A resposta só poderá ser dada por cada um.

Para tudo que queremos há um preço a ser pago. Se ele é justo, caro ou não, dependerá do quanto teremos que nos dedicar, o que teremos que renunciar, deixar de lado, ao menos temporariamente, para então se colher depois.
Não seja precipitado em sua resposta. Lembre-se que ela terá consequências para o resto de seus dias.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa