Menu

SEUS OLHOS, MEU CLARÃO... ENDOFTALMITE

Atualizado dia 6/7/2006 8:14:13 PM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

"(...) Seus olhos, meu clarão,
me guiam dentro da escuridão..."
Velha Infância, Tribalistas


Infelizmente, vivemos numa época em que a banalização está muito presente na sociedade e nas mais diversas áreas de nossas vidas. Tudo parece ser muito simples e natural. Viver descomplicadamente é a ordem geral. Queremos usufruir do anonimato (na Internet, por exemplo) e também a fama ("BIG BROTHER").

A banalização do sexo é notória. A corrupção, a falta de ética, o descompromisso e o descaso com o outro é alarmante! A desinformação e a manipulação da informação tomam proporções e conseqüências assustadoras, a cada dia. Parece que vivemos numa "terra de ninguém", onde o que vale mesmo é o dinheiro, o poder, a manipulação e banalização da informação.

Sonhos existem para serem concretizados. Contudo, muitas vezes, os sonhos se tornam pesadelos... Antigamente, pessoas que tinham catarata ficavam cegas, após algum tempo. Com o advento tecnológico na área da oftalmologia, a cirurgia de catarata, hoje, é uma prática corriqueira, "simples", "normal". Muitas pessoas já foram bem sucedidas neste tipo de cirurgia e recuperaram sua visão.

No entanto, há casos em que esta cirurgia criou problemas mais sérios e graves do que o anterior. Poucas pessoas sabem que há riscos sérios nesse tipo de cirurgia e é bom que as pessoas sejam esclarecidas, pois esse e outros tipos de procedimentos ficaram tão banalizados que quase viraram "moda".

Uma das complicações da cirurgia de catarata é a ENDOFTALMITE.

Que este texto sirva para alertar as pessoas que forem se submeter a esta cirurgia. A maior "escuridão" é a ignorânica, o descaso e a desinformação.

ENDOFTALMITE

"Controle de medicações e insumos usados na facectomia e regras mais claras quanto ao ambiente de centro cirúrgico são essenciais para impedir complicações como a endoftalmite, que geralmente leva à cegueira.

A endoftalmite aguda é uma das piores complicações de facectomia, levando a cegueira à maioria dos olhos atingidos.

Ela pode ser exógena quando causada por microorganismos do ambiente externo, que penetram nos olhos após cirurgia ou trauma ocular, ou endógena, quando a infecção ocorre por disseminação hematogênica. O termo também pode se referir à inflamação não-infecciosa. Apesar de pouco freqüente, a endoftalmite chama a atenção não apenas por sua gravidade, mas também pelo fato de a cirurgia de catarata ter se tornado um dos principais procedimentos cirúrgicos mundiais.

A endoftalmite é classificada como aguda quando se inicia dentro de seis semanas após a cirurgia, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas (...).

A endoftalmite infecciosa aguda também pode ocorrer após outras cirurgias intra-oculares, como vitrectomia, perfuração ocular traumática, transplante de córnea e cirurgias filtrantes. (...)

Sabe-se que a flora bacteriana da superfície ocular e seus anexos são responsáveis pela maioria dos casos de endoftalmite. Conseqüentemente, os fatores de risco pré-operatórios incluem blefarite, meibomite, conjuntivite, canaliculite, dacriocistite, ceratoconjuntivite seca ou uso de lente de contato. Doenças sistêmicas como diabetes mélito, doenças imunossupressoras como leucemia ou aids, dermatite atópica e infecções das vias aéreas superiores também são elementos importantes.

Outros fatores de risco são intra-operatórios e incluem desinfecção inadequada das pálpebras, cílios e conjuntiva, cirurgia prolongada por mais de 60 minutos, perda vítrea e uso de alça de prolene nas lentes intra-oculares. Quando ocorre perda vítrea, a introdução de materiais adicionais dentro do olho aliada ao aumento do tempo cirúrgico permite uma maior exposição tanto da câmara anterior como do espaço vítreo a patógenos, ampliando o risco de infecção.

Quanto às lentes intra-oculares, já é conhecida a capacidade do estafilococo se aderir e proliferar na superfície de polímeros como as alças de prolene dessas lentes. A aderência é maior em lentes de silicone do que nas de polimetilmetacrilato e hydrogel.
No período pós-operatório também são encontrados fatores que favorecem o aparecimento da infecção, como sutura frouxa ou deiscência, sutura não sepultada, remoção da sutura, encarceramento de vítreo na incisão cirúrgica, permitindo uma via de entrada para microorganismos e a presença de bolha filtrante.

A profilaxia da endoftalmite ainda é o passo mais importante, por se tratar de quadro grave e com prognóstico reservado. É fundamental, portanto, conhecer seus fatores de risco e tratá-los quando possível ou contra-indicar um procedimento cirúrgico.

A profilaxia começa no pré-operatório do paciente. Nesse estágio, é preciso tratar os casos de blefaromeibomite, conjuntivite, canaliculite e dacriocistite e avaliar exames subsidiários requeridos conforme o exame clínico (...)".

Dr. Carlos Eduardo Arieta
Texto técnico extraído do site link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 30


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa