Shiatsu dos Pés Descalços



Autor Regina Helena Klem
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/11/2005 4:02:03 PM
A arte de curar através da massagem é tão antiga quanto a existência da humanidade. Intuitivamente o homem tocou as partes doloridas de seu corpo e sentiu alívio e conforto de suas dores sintomáticas. O “Shiatsu dos Pés Descalços” segue este movimento natural de autocura e vai mais além, pois a estimulação sistemática no paciente faz com que seus poderes naturais de cura se manifestem, se tornem visíveis e passem a atuar clara e objetivamente. A conclusão é que o paciente se cura a si mesmo.
Através da prática dessa técnica venho descobrindo a capacidade que o ser humano tem de armazenar em várias partes do seu corpo suas decepções, frustrações, medos, o que ao longo do seu dia-a-dia se torna tão natural que percebê-lo não é mais possível a nível consciente. Advém daí dores de vários tipos: musculares, articulares, circulatórias e respiratórias. Essas dores são manifestações do corpo que já não suporta mais reter emoções não compreendidas, não trabalhadas.
Nesse momento, o terapeuta do “Shiatsu dos Pés Descalços” entra como o veículo, como um tradutor dessas manifestações corporais para o paciente, auxiliando-o a perceber, a tomar conhecimento de como e onde ele está retendo essas emoções. Para isso o terapeuta deve ter um corpo forte e saudável, inteligência aguçada e uma intuição desenvolvida; todos os seus sentidos devem estar sendo usados na hora do trabalho. Os pensamentos devem estar claros e precisos para que os movimentos necessários para o trabalho com aquele paciente brotem do terapeuta com sentimentos de profundo amor e compaixão.
Assim são executados os movimentos corretos e aí não deve haver da parte do terapeuta nenhum julgamento. Isso irá despertar no paciente a sua essência curativa que vai gerar o poder interno que cada um de nós traz; basta apenas entrar em contato com ele e o processo se dará através do relaxamento em que o corpo entrará, para que o paciente encontre sua forma consciente de lidar com todas as situações de dificuldade do seu dia-a-dia.
A técnica do “Shiatsu dos Pés Descalços” trabalha o indivíduo como um todo. A nossa visão da vida, relações familiares, ocupação e atividades são todas consideradas, pois todos esses aspectos se combinam para constituir o ser integral. Para alcançar o equilíbrio do ser integral o terapeuta do “Shiatsu dos Pés Descalços” usa todo o seu corpo. Totalidade traz “integração”. Muitos dos movimentos envolvem o uso dos pés da mesma maneira sensitiva que as mãos. Usar os pés permite ao terapeuta manter uma postura ereta o que o possibilita respirar profundamente e, conseqüentemente, aplicar uma massagem completa sem se cansar.
Ao longo da prática deste trabalho venho percebendo a capacidade criativa que o corpo tem de curar a doença e o alto poder criativo que ele encontra para promover a cura quando a nossa consciência é despertada para esse poder que existe em nós. Essa consciência curativa pode ser despertada quando nos propomos a entrar em contato com o “amor” por nós mesmos. Gerando esse sentimento movimentamos energias que antes retínhamos e, nesse momento, liberamos emoções que nos enfraquecem, que nos deixam à mercê do nosso lado sombra, perdendo o contato com a luz, a alegria e a felicidade. Devemos estar sempre procurando uma forma consciente de estar gerando amor por nós: seja através de técnicas de massagem, alimentação, meditação ou relaxamento.
Tudo isso nos levará a ter uma visão cósmica dos cuidados que devemos ter com a nossa saúde, condição fundamental para que a harmonização do homem consigo mesmo e com o seu universo se estabeleça.
Regina Helena Klem
Terapeuta Corporal
(21) 2522-6262
[email protected]
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 31




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |