Menu

Siga a Si Mesmo

Atualizado dia 1/9/2018 3:02:17 PM em Autoconhecimento
por Nereyda Ah-Hoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há uns tempos, conversava com um amigo, que me dizia que desejava fazer algo que a sua Alma queria muito, mas que, pelo facto de um outro alguém (a quem o meu amigo confere alguma credibilidade, por ser uma espécie de guia espiritual) lhe ter dito que o que ele pretendia fazer não seria benéfico e que era melhor desistir, ele realmente estava confuso e sem saber que rumo tomar e até prestes a desistir de fazer o que tanto queria.
Isto fez-me pensar em algumas coisas.
Uma delas é que, principalmente para quem está neste caminho da Espiritualidade e Autoconhecimento, é muito fácil cair em erro!

Por um lado, muitos de nós que estamos a iniciar a caminhada dentro de nós mesmos, de modo a conhecermo-nos cada vez mais, amarmo-nos e aceitarmo-nos, é muito fácil deixarmo-nos levar por teorias e filosofias, daqueles que consideramos serem Gurus e Guias Espirituais. E estes, por sua vez, dado o seu enorme conhecimento nestas áreas e porque muitos ainda têm o desafio de vencer os caprichos do Ego, também caem no erro de achar que sabem tudo e de querer “guiar” os outros, a caminho da Iluminação e Despertar.
Uma coisa certa é que as lições e os aprendizados desta caminhada do autoconhecimento, não terminam nunca e que, quanto mais aprendemos, mais há a aprender, a cultivar e a re-aprender. E acima de tudo, somos Mestres e Aprendizes uns dos outros!
Vencer o nosso EGO é um dos aprendizados mais complexos e mais profundos que alguma vez teremos, pois já estamos tão habituados a ele, que nem nos apercebemos quando é que agimos por conta do Ego (que não somos) e quando é que agimos de acordo com a nossa verdadeira essência?—?o Eu Superior!
Desde que o mundo é mundo e cada vez mais, somos bombardeados, de todos os lados, com filosofias de vida, crenças religiosas, teorias existenciais, literatura, etc, e a medida que a Espiritualidade vai ganhando terreno, muita informação também vai surgindo e emergindo, algumas com alguma verdade e outras questionáveis. E no meio disto tudo, estamos Nós, que acabamos também por questionar tudo, até a própria Vida e a razão de ser da mesma.E quando isso acontece, como enfrentar? Como ultrapassar?
Eu iria propor que nestas alturas, SIGAMOS A NÓS MESMOS!
Deixemos de querer seguir esta ou aquela teoria, esta ou aquela crença religiosa, este ou aquele livro, este ou aquele Guia Espiritual e vamos olhar para dentro. O que nos diz o nosso coração? O que intuímos? O que sentimos? É a isso que devemos dar atenção nestas alturas.

Por isso é tão importante o processo do autoconhecimento; o trabalho connosco mesmos, o olhar para dentro e procurar as resposta dentro e não fora. O alimentarmos a alma e contarmos, antes de mais, connosco mesmos e com toda a infinita sabedoria interior que todos temos, mas muitos ainda não sabemos reconhecer.
Os guias espirituais, as Religiões, os livros, as terapias são importantes nesta caminhada, na medida em que nos dão uma referência e orientação iniciais e ajudam-nos a despertar para a nossa essência. Porém, o nosso maior guia deve ser sempre o nosso coração e aquela voz interior que todos temos, mas que muitos teimam em sufocar, calar, castrar.
Existe alguém no universo que saiba mais sobre Si do que você mesmo? Existe no universo alguém que saiba mais sobre as suas qualidades e necessidades? Se acha que sim, proponho que olhe para dentro de si mesmo e procure lá a resposta a estas perguntas.
O medo de errar e fracassar também leva-nos a cair nesta tentação de olhar para fora e ter a opinião dos outros, como principal referência para as nossas ações, porque “se ele fez e deu certo com ele, então vai dar comigo!” E se não der? E se aquilo que serve ao outro não servir a mim?

A grande maioria de nós, está num processo de aprendizado e embora alguns possam estar mais avançados nesse processo, ainda assim estão num processo de aprendizado.
Texto Revisado
 
Aqueles que, pelo seu próprio processo e esforço, já estão mais avançados têm a responsabilidade de, mais do que querer guiar alguém, ajudar a pessoa a saber sozinha guiar-se, sempre com Amor, Respeito e Compaixão.
 
Todos temos a capacidade de ser os nossos próprios guias, embora, muitas vezes, precisemos que alguém nos ajude a ver isso, pois o nosso Ego cega-nos para aquilo que realmente somos. E foi isto que tentei transmitir ao meu amigo! E é isto que desejo transmitir a todos vós e a mim mesma, acima de tudo.

Estudem, pesquisem, leiam, oiçam, convivam/interajam e façam. É importante.

Mas, mais importante ainda é nunca se esquecerem de ouvir aquela vozinha dentro de cada um de vós.

Como tem sido a vossa caminhada de auto-conhecimento? Partilhem deixando os vossos comentários abaixo! Abraço-vos em Amor e Gratidão

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nereyda Ah-Hoy   
Fundadora da Plataforma INDIKA, Directora Executiva da Korpuz – Clínica de Terapias Holísticas (Maputo-Moçambique) e Monitora de Qi-Gong. Email: [email protected] Visite o site da autora: alma.indika.cc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa