Menu

Signo de Escorpião

Atualizado dia 10/26/2007 4:29:42 PM em Autoconhecimento
por Camila de Carvalho Colaneri


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando chega o dia 23 de outubro anuncia-se no Hemisfério Norte o auge do Outono. As folhas começam a cair e inicia-se o período de hibernação. Simbolicamente o estado mais intenso de amadurecimento foi atingido e agora é hora de se iniciar o processo de transformação. As folhas ficarão no chão, apodrecerão e virarão adubo para a mesma árvore da qual caíram.

Assim é o signo de Escorpião: intenso, passando sempre por grandes processos de transformação para que, finalmente, atinja sua regeneração. Escorpinianos vieram para este mundo com um grande desafio: transformarem-se para regenerarem-se, nem que para isso tenham que descer às profundezas do subterrâneo, daquilo que está escondido e de que não se tem domínio. E para fazer esse processo é preciso coragem. E esta qualidade os escorpinianos têm.

Um dos mitos associados ao signo de Escorpião é sobre o reino de Hades. O mundo foi dividido entre Zeus, que ficou com o Céu e a Terra, Possêidon, que ficou os Oceanos e Hades, que ficou com o Subterrâneo. Numa primeira análise pode-se achar que Hades saiu em desvantagem, afinal, ficou com o reino da escuridão, do invisível, reino onde os mortos vagueiam; mas é nas profundezas da Terra que temos grandes riquezas - metais, pedras preciosas, petróleo. E no nível psíquico podemos dizer que é somente mergulhando na nossa escuridão, na nossa sombra que encontramos a nossa verdadeira essência. Os escorpinianos precisam fazer essa jornada interna para que entendam a grandeza do seu signo e não fiquem apenas vivendo nas energias mais baixas dele.

Este é um signo complexo e que tem três símbolos: o escorpião, a serpente e a águia/fênix. Os escorpinianos se encaixarão em uma dessas categorias dependendo de sua fase evolutiva.

No tipo escorpião a pessoa ainda não desenvolveu a polaridade positiva do signo, fixando-se mais nas características negativas e que, infelizmente, são as mais conhecidas: vingança, instinto puro, controle, obsessão, proteção excessiva, ciúme, violência. No tipo serpente, o escorpiniano é aquele que está em constante transformação, como se estivesse trocando de pele. Ele vive entre as sensações do escorpião e da águia.

E no tipo águia temos os escorpinianos de mais alto nível de desenvolvimento voltados para os planos mais altos da espiritualidade, ajudando os outros a entenderem, assim como eles já entenderam, que a manifestação da nossa divina essência está oculta e precisa ser revelada. Estes escorpinianos têm magnetismo no olhar, visão de raio-X, força sutil, capacidade de renascer a cada experiência. A meta de todo escorpiniano deveria ser chegar neste patamar.

No geral, na via positiva, os escorpinianos se interessam pelo oculto, pelos mistérios, pelo não-dito, pela natureza psico-emocional. E esse interesse os leva a buscar incessantemente o autoconhecimento, a decifrar os enigmas humanos.

O poder também está associado a esse signo. Esse poder está ligado ao mundo material (encontramos muitos executivos escorpinianos em cargos diretivos - não perdem o controle, são discretos, observadores, auto-confiantes, determinados, diretos, sagazes) ou ao mundo espiritual.

É considerado o signo mais forte do Zodíaco por ser o único que enfrenta com coragem a morte, pois sabe que um dia todos morrerão e que é mais fácil ter essa consciência para se preparar no momento de partir. Na verdade, a morte é apenas um momento de passagem para um outro plano evolutivo. Carlos Drummond de Andrande, um escorpiniano, assim escreveu: “Desde que o mundo é mundo ninguém se convenceu de que é obrigatório morrer.” Escorpinianos sabem que na vida tudo nasce, cresce, se desenvolve, morre e volta a renascer.

Escorpinianos são intensos, levam tudo em sua vida com muita profundidade, principalmente as emoções (é um signo do elemento água). Eles não suportam superficialidade e desprezam pessoas fracas que não têm coragem de mergulhar na vida. Muitas vezes essa profundidade pode virar uma obsessão, teimosia, um desejo intenso de autocontrole e de controlar a tudo e a todos.

No amor são passionais. Para eles é tudo ou nada, querem se fundir (daí a ligação com o sexo), se entregar (embora no fundo sempre reservem um espaço impenetrável que é sua margem de segurança contra a vulnerabilidade). Quando amam podem ir às últimas conseqüências, mas quando não gostam e principalmente quando são traídos, “matam” a pessoa dentro deles como se ela nunca tivesse existido.

Eles incentivam as pessoas, querem ativar nelas sua auto-estima e poder pessoal; são generosos com quem conquista sua confiança – pois a princípio desconfiam – e são fiéis.

Devem tomar cuidado com o excesso de controle que gera ciúme, agressividade, sentimentos de vingança e também com o mau uso do poder, manipulando as pessoas a seu favor, já que têm uma percepção aguçada e uma excelente memória, detectando os pontos fracos dos outros.

Intensidade é a palavra que mais define o signo de Escorpião e quando essa intensidade é canalizada para atividades benéficas, para o amor, para a fé, para a doação, este pode ser efetivamente um signo muito poderoso!

Período: de 23 de outubro a 21 de novembro
Regente: Plutão e Marte
Polaridade: Yin
Elemento: Água
Símbolo: Escorpião
Metal: ferro
Pedra: opala, hematita
Cor: vinho, púrpura, preto
Frase: Eu desejo
Palavra: Transformação
Anatomia: órgãos genitais, ânus, reto, bexiga, intestino grosso.
Atividades: psicanálise, química, médico (legista/cirurgião), executivos, astrólogos, militares estrategistas, detetives, investigadores.
Filmes: suspense, Seven, Arquivo X, Psicose, Lua de Fel, Batman, Advogado do Diabo, Entrevista com Vampiros, Instinto Selvagem.
Escorpinianos famosos: Cecília Meirelles, Pablo Picasso, Charles de Gaulle, Auguste Rodin, Leonardo de Caprio, Reynaldo Gianechinni, Claude Monet, Príncipe Charles, Lula, Milton Nascimento, Pelé, Grace Kelly, Catherine Deneuve, Marie Curie.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 45


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camila de Carvalho Colaneri   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa