auravide auravide

Signo de Sagitário



Sagitário completa a trilogia dos signos de elemento fogo, junto com Áries e Leão. Júpiter, o regente do signo, é designado “O Grande Benéfico” dentre os planetas. Não é à toa, portanto, que Sagitário é considerado o signo mais positivo do zodíaco. Podemos até dizer que essa generosa regência de Júpiter auxilia muito a passagem dos sagitarianos por este planeta, pois durante a vida receberão suas bênçãos e, assim, certo alívio no seu caminhar.

Os sagitarianos são dotados de um otimismo tão grande que por mais difícil que a vida esteja, eles a olharão com alegria e oportunidade. E esta visão generosa da vida faz toda a diferença!

O símbolo de Sagitário é um centauro, metade homem, metade cavalo. Esta representação significa o esforço do homem para realizar a grande mudança de um ser humano normal para um mentalmente mais evoluído. Sagitário, também representado simbolicamente por uma flecha apontada para cima, indica a direção para planos e trajetos mais elevados. Na sua representação mais positiva indica a energia dos homens que procuram as respostas para o verdadeiro sentido da vida. É por isso que o signo representa a filosofia, a religião, os estudos mais avançados e elevados, as viagens, as ligações exteriores, a ética.

O nome Sagitário vem do latim sagitta, que vem de sagio e que significa saber. E a flecha que representa o signo, é este intercâmbio entre o Céu e a Terra. Sagitário representa a busca pelo conhecimento que precisa de esforço para ser alcançado. A força do elemento fogo dará esse impulso para que o sagitariano vá atrás desse conhecimento, dessa verdade suprema. No fundo, o sagitariano sabe que somente o conhecimento o fará crescer e se libertar.

Na sua via positiva os sagitarianos são protegidos pela sorte. É o mais otimista dos signos, acreditando na sorte e se preparando para recebê-la. Costumo brincar com respeito a essa percepção do sagitariano cantando aquela música do Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar, vida leva eu”. No fundo o sagitariano tem a convicção de que tudo dará certo e de que a vida o conduzirá a um bom resultado final.

Eles realmente sentem esse privilégio que é nascer sob a proteção de Júpiter e, por acreditarem nas coisas positivas que a vida pode lhes oferecer, as acabam atraindo. Os sagitarianos gostam muito de viajar e se não estão efetivamente a caminho estão planejando a próxima viagem. Eles acreditam que viajando adquirem conhecimento, o que é uma grande verdade, pois as viagens ampliam nossa visão de mundo. E o sagitariano não deixa essa oportunidade passar. As viagens nutrem o espírito e estimulam ao trazer novas descobertas. Se não podem viajar fisicamente farão viagens mentais, seja meditando, fazendo visualizações, lendo muito, estudando sobre novas culturas, aprendendo línguas, vendo filmes.

Sagitário é um signo mutável e, portanto, os sagitarianos são bem adaptáveis, gostam de constantes mudanças. Tudo o que possa expandir sua mente. Estão sempre em busca de novos horizontes. Eles têm o desejo de serem mais sábios, mais cultos, mais importantes, mais informados. Não admitem ficarem na superfície dos fatos, na ignorância e não aceitam a estagnação.

Sagitário também é um signo ligado à fé, a crença de que algo superior nos guia nesta vida. E isto é claramente a influência de Júpiter em suas vidas. Por isso é um signo ligado à religião e também à crenças em geral. Fé é algo muito importante na vida do sagitariano, independentemente do que ou no que ele deposite esta fé.

O otimismo se traduz em bom humor e em auto-estima. Fazem da passagem na Terra uma estadia agradável e incentivam as pessoas com seu entusiasmo. São ótimos companheiros para momentos de diversão, pois são joviais e têm leveza, além de espírito gregário e facilidade para se relacionar. Não são cerimoniosos e sentem-se cidadãos do mundo. Tem uma grande dose de independência e gostam de correr riscos e de se aventurarem.

É difícil os sagitarianos aceitarem a via negativa do signo, pois eles costumam ter um excesso de benevolência em suas auto-avaliações. Como eles mesmos dizem, "eles não erram, se equivocam". Na verdade, isso pode ser traduzido como uma vaidade do saber.

Mesmo podendo sofrer reprimendas sagitarianas, devo admitir que todos os signos têm sua sombra e Sagitário não é uma exceção. Então, vamos lá. O excesso de entusiasmo pode se tornar exagero, inconveniência e eles podem não saber quando é o momento de parar (ex: podem monopolizar uma conversa falando só deles mesmos ou podem comer em excesso) ou podem adotar posturas exibicionistas, como contar vantagem sobre uma viagem que fizeram.

Como têm conhecimento de sobra, também podem acabar adotando uma postura de “sei tudo” e passar arrogância intelectual. Assim como os demais signos de fogo, têm certa dificuldade de perceber o outro e podem gostar mais de se ouvir falando, dando a palavra final como se ela fosse a única e derradeira verdade.

Se for o tipo sagitariano que se aventura, que viaja muito, pode se sentir um estranho no ninho em qualquer lugar, não formando laços afetivos e familiares e, assim, ficando cada vez mais cidadão do mundo, sem parada fixa. Isto se deve também à sua insatisfação contínua por buscar algo (lembrem-se do símbolo da flecha), mas muitas vezes sem apontar para um objetivo mais concreto.

Sagitarianos devem ficar atentos, pois no afã de buscarem sempre algo maior do que eles podem se perder e acabar fugindo de si próprios. Devem também prestar atenção ao excesso de verdade que impõem, pois, sem perceber acabam muito rígidos em suas avaliações e falam verdades que machucam.

De qualquer forma, um signo abençoado por Júpiter tem mesmo que aproveitar essa vantagem planetária e todos nós devíamos adotar a postura sagitariana de ver a vida com leveza, otimismo e acima de tudo com fé. Que as bênçãos de Júpiter caiam sobre nós!

Período: de 23 de novembro a 21 de dezembro
Regente: Júpiter
Polaridade: Yang
Elemento: Fogo
Símbolo: Flecha, Centauro
Metal: estanho
Pedra: turquesa,ametista
Cor: roxo, azul-turqueza
Frase: Eu compreendo
Palavra: Visualização
Anatomia: fígado, quadris, coxas, sistema locomotor, nervo ciático
Atividades: professores do ensino superior, advogados, líderes religiosos, trabalhos com comércio exterior, línguas, viagens.
Filmes: Indiana Jones, Sete Anos no Tibet, Senhor dos Anéis, Gandhi.
Sagitarianos famosos: Clarice Lispector, Oscar Niemeyer, Dom Pedro II, Silvio Santos, Vera Fischer, Edith Piaf, Érico Veríssimo, Brad Pitt, Frank Sinatra, Steven Spielberg, Walt Disney.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 27/11/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 42




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa