Menu

SINTO MINHA VIDA AMARRADA E MEUS OMBROS PESADOS...

Atualizado dia 6/16/2006 1:27:10 AM em Autoconhecimento
por Sadhaka Natha


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Sinto minha vida amarrada e meus ombros pesados, não sei o que fazer”, disse Vânia em seu e-mail.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados,
e eu vos aliviarei".
(Mateus 11:28).

As pessoas estão buscando ajuda, pois muitas delas de repente se pegam em situações indesejáveis e das quais não conseguem encontrar uma saída. Vêem-se em uma aparente conjuntura de estagnação e opressão.

É importante que busquem esse auxílio externo, ainda mais quando ele repousa na espiritualidade, pois esta fundamenta todo o resto. As outras facetas humanas – sejam elas físicas, psíquicas, emocionais ou intelectuais – são animadas pela presença espiritual. Não é bom que nos isolemos com nossos fardos. As supostas sombras são como os predadores selvagens: buscam os mais enfraquecidos e isolados.

Buscar auxílio é um sinal de que queremos resolver uma questão. Isolar-se pode significar apego ao sofrimento. Muitas pessoas, pela atuação da mente pensante, são movidas pelas mágoas, pela raiva, pela vingança. Estas buscarão a Luz apenas pela exaustão, pela percepção da improdutividade de sua cruzada ilusória.

As parcerias são necessárias e é para onde se encaminha a humanidade da era atual. Não devemos ficar sós, mas procurar estar com aqueles que nos transmitem palavras que nos elevam, que nos relembram da eterna presença do Ser Divino em nosso interior. Estes são os degraus sobre os quais nos apoiamos para atingirmos algo mais elevado ainda.

No entanto, quando procuramos o auxílio externo, estamos na verdade procurando nossa própria força interna. Todas as soluções existem no âmago de cada ser. Apenas nos esquecemos disso. Então buscamos no exterior o que existe e sempre existiu dentro de nós mesmos. O melhor conselho é aquele que faz desvelar essa Luz interna.

A verdadeira cura nasce de dentro para fora, pois todos nós possuímos essa capacidade de autocura, de automotivação, de auto-esperança. Pessoalmente, eu não consideraria produtivo retirar os problemas dos outros, mas sim lhes dizer que cada um possui a real capacidade de solucioná-los. Todo problema tem solução e esta reside no âmago de cada um. Aprendendo isso, seremos capazes de transmiti-lo aos nossos semelhantes.

Mas a mente procura nos enganar. Ela nos diz que não existe tal possibilidade. Sempre que nos encontramos imersos em suas sombras, acabamos imobilizados, descrentes de tudo; não escutamos o que os outros nos dizem; não encontramos conforto em nada, em ninguém; perdemos a fé. Isso é uma grande farsa mental, uma ilusão de Maya.

Existe o conselheiro interno, aquele que traz o conselho na medida e sempre correto. Este é o próprio Ser Supremo que reside em nós. Somente Deus dá o corretíssimo conselho, sempre. Ele está em nós e a intenção é acessá-lo. Cada um de nós é auto-suficiente. A parceria é apenas para fazer com que a pessoa descubra isso.

A anti-fé mental oculta esse Mestre interno de nós. A anti-fé é a crença que temos no mundo externo, o mundo físico, psíquico, emocional e intelectual. Quem duvida de seus problemas? Quem duvida de suas dores? Quem duvida de suas perdas. Essa é anti-fé. Tudo isso é irreal, mas simplesmente não conseguimos desacreditar dessas falsidades. É a trama da mente pensante.

Um grão da verdadeira credulidade poderia afastar toda essa ilusão.

Cada ser humano é uma potência divina, um gigante espiritual adormecido, cuja real essência é oculta pela mente pensante. Ela nos paralisa com seus problemas, com suas dúvidas e suas dívidas cármicas. A mente procura desperdiçar o tempo do ser humano. O cansaço, o peso são ilusões de Maya. A mente não existe, nem suas dores. O problema é que a anti-fé os torna reais.

As restrições e as dores são reflexos das próprias atitudes do ser humano (nesta ou nas outras vidas), são conseqüências de nossos atos pregressos, realizados dentro do âmbito mental e do ciclo de Samsara. Restabelecer o equilíbrio desfeito nos fortifica espiritualmente e nos encaminha ao Criador. Às vezes não sabemos como fazê-lo, apenas sentimos o peso, o fardo sobre nossos ombros. Mas quando nos direcionamos a Deus, todas as soluções eclodem naturalmente. Basta pedir a Ele, com credulidade. Então os caminhos lhe serão mostrados.

A mente procura dispor o Criador em uma posição distante do ser humano e, além disso, torna-O complexo. Mas Deus é simples e está mais próximo do que imaginamos. Ele está dentro de cada ser, Ele é uno com cada ser e com a Natureza.

Então, se a dúvida é “não sei o que fazer”, então faça o seguinte.

Busque o autoconhecimento. Compreenda a presença do seu aparente sofrimento. O ser humano se entrega às suas angústias porque desconhece a origem delas. Não se renda a elas, mas as administre. Descubra a fonte de suas aflições, de sua angústia, de sua depressão. Todo efeito possui uma causa. Todo problema possui solução, por mais oculta que ela esteja, mesmo que seja invisível aos olhos. Não acredite em insolubilidades, nem aguarde tudo se resolver sozinho. Procure alternativas e não tenha preconceitos. Descubra a quem você deve perdoar.

Busque a espiritualidade, especialmente em seu próprio interior. Jamais se esqueça da eterna presença do Criador, jamais, em nenhuma situação, por mais aflitiva que seja. Escolha algo que você faça todos os dias e lembre-se dEle nessa hora. Quanto mais vezes, melhor. Logo, chegará o momento em que você se tornará a própria fonte de Luz que dissolve todas as sombras ao seu redor. Leia os livros sagrados e, quando o fizer, coloque seu discernimento intuitivo sobre sua intelectualidade. Aprenda com os Mestres Espirituais da humanidade.

Tenha credulidade, compreenda o que é a credulidade, procure fazê-la emergir de dentro de você mesmo. É Verdade que Deus existe em seu interior. A mente tenta velar Sua presença. Não acredite na mente. Não acredite no que seus sentidos lhe dizem; não se guie por suas emoções; não seja servo de seus pensamentos. Como é possível haver sombras com tanta Luz dentro de nós? Guie-se pelo seu interior.

Seja persistente. Não acredite no mundo. Nem neste, nem no próximo. Passe dessa fase e vá para a seguinte. Não se estagne, não creia na ilusão. Ela sempre procurará lhe fazer desistir. É a função da mente pensante.

Procure ser útil. As pessoas estão precisando de apoio. Vire o jogo. Ame as pessoas. Ajude-as. Não leve tristezas para elas. Leve luz. Inspire-se naqueles que cresceram pela perda. Supere sempre, apesar da ilusória dor, da ilusória mente. Todo peso leva a uma fortificação. A flor brota pela morte da semente.

Aproveite seu tempo na Terra. A vida física é curta, mas possui um propósito. Descubra esse propósito em você. Descubra quem é você e porque veio ao mundo. Não estamos aqui por acaso. Utilize os talentos que você possui para servir a Deus.

“Veja você que, no final das contas, é tudo entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros"
Madre Tereza de Calcutá.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 242


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sadhaka Natha   
Sadhaka Natha divulga os ensinamentos e a mensagem do Ser da Luz, visitante que se apresentou a ele quando tinha 31 anos de idade e que modificou sua vida para sempre. Uma trilogia de livros foi escrita e publicada com diálogos e codificação de suas palavras e preceitos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa