Menu

SLOW IN - Aquiete-se

Atualizado dia 9/6/2006 1:04:36 PM em Autoconhecimento
por Dalila Jabar


Facebook   E-mail   Whatsapp

Entre os novos modismos e "atitudes conscientes modernas" está o movimento SLOW - slow quer dizer devagar em inglês.

O Slow Food é um estilo de vida e de alimentação voltada para contrariar as receitas do tipo "rápidas, fáceis e práticas" e significa, comer devagar, beber devagar, perceber o alimento e estar junto com o outro quando come. O movimento Slow Food, através de seus representantes e membros associados, criou nos mais diversos cantos do mundo eventos chamados de "convivium", que tem por finalidade a celebração da cultura local pela via gastronômica. E são mais de 80.000 adeptos (0,001% da humanidade). Um começo!

A Slow atitude - tem como base o questionamento da "pressa" e da "loucura" gerada pela globalização, pelo apelo à "quantidade do ter" em contraposição à qualidade de vida ou à "qualidade do ser". Queremos ter tudo: o carro do ano, a roupa da moda, a viagens do momento, as comidas rápidas e "plastificadas" e sofremos quando isso não acontece. E a alternativa é: mudança de atitude e comportamento para uma vida menos estressada, menos atribulada e menos conflituosa.

As Slow cidades - que estão se organizando e crescendo na Europa, usufruem uma vida sem stress e pretendem aumentar os níveis de tranqüilidade e qualidade de vida dos seus habitantes e visitantes, procurando suas próprias maneiras de incrementar um tipo de vida pouco massificada e atribulada, buscando alternativas para conseguir energias renováveis, a utilização de bicicletas como transporte, formas originais de tratamento dos resíduos sólidos urbanos, etc. É a valorização do interior, do local.

Estes são alguns dos sinais que a sociedade começa a dar sobre o enfastio que é a vida acelerada e do corre-corre; este é o sinal da desaceleração que precisamos nos impor, a partir no gesto mais simples e básico - COMER. No comer iniciamos nosso processo bioquímico, que influencia nosso estado físico, mental e emocional. Se há revolução química interna, esta se transfere para uma revolução de sentir, agir e pensar.

Quem se envolve com autoconhecimento, com a autocorreção, percebe o tempo todo o quanto precisa corrigir a velocidade excessiva que não nos permite perceber-nos, perceber o outro, perceber o que está em nossa volta, raciocinar, intuir, buscar novas alternativas de vida, novas formas de sentir prazer e bem-estar. De repente percebo o que os mestres seculares dizem o tempo todo "silenciai e aquietai". Este é o segredo. Silenciar e aquietar, sair do torvelinho que nos açoita dia após dia e nos cega para a realidade que pode ser mudada e transformada, para a busca de uma vida mais integrada e coletiva, mais UNIÂO.

Precisamos aprender que quando silenciamos e aquietamos podemos resgatar as nossas virtudes, que nos tornamos mais solidários, mais humanos, menos solitários e com menos doenças e achaques constantes e conscientes de que cada membro do grupo é uma parte do Todo. Precisamos aprender a silenciar, ensinar a silenciar e viver mais o silencio do que as tormentas. Só nos livramos da tormenta pelo silêncio. Vamos integrar este movimento buscando o SLOW IN, a quietude interna para conseguirmos discernir e não entrar em conflito conosco e com os outros, identificando os aspectos "doentes" em nós que precisamos corrigir, encontrando a Paz interior e assim construirmos e contribuirmos à paz Mundial.

Cuiabá, 25 de Maio de 2006. Dia da África... Sempre me dá uma inspiração.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 83


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dalila Jabar   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa