Menu

Sobre a fome no Brasil

Atualizado dia 5/18/2006 9:03:57 AM em Autoconhecimento
por Deborah Valente B. Douglas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje li uma matéria que dizia que 14 milhões de pessoas sofrem de fome no Brasil.

E pensar que a Terra foi feita para o próprio sustento do homem. E pensar que o alimento foi criado para a humanidade ser abastecida. E pensar que todos somos feitos da mesma carne, com as mesmas necessidades, os mesmos anseios, as mesmas carências e o desejo incrustado no nosso ser de sentir felicidade. Mas como esta tal felicidade pode estar tão longe de gente como a gente? Como pode ser feliz uma pessoa que sente dores no estômago e uma fraqueza imensa por causa da fome? Como pode ser feliz uma pessoa que não tem como se sustentar, nem monetariamente, nem com o poder da terra, pois onde vive pode ser um deserto ou terra infértil? Mas como pode gente como nós, com um computador nas mãos e a dispensa cheia de comida, existir simultaneamente com pessoas que, às vezes, nem água potável possui para beber?

É uma Terra de contradições. É uma Terra de incongruências. É uma Terra onde muito se fala, mas pouco se faz.

Sinto muitas saudades de pessoas como o Betinho (irmão do Henfil) que monopolizou uma nação para recolher alimentos e doá-los aos menos favorecidos. Sinto saudades de pessoas como a irmã Dulce que recolheu vários desabrigados na Bahia. Sinto saudades de Chico Xavier que doava tudo o que recebia dos direitos autorais de seus livros para os pobres. Sinto saudades de pessoas que, vendo que os governantes nada fazem para melhorar esta situação, atuam com todas as suas forças para minimizar, como podem, o sofrimento alheio.

E sob o ponto de vista espiritualista, isso não é só merecimento por carmas carregados de outras vidas. Como pode uma pessoa evoluir se nem ao menos consegue parar de pé por causa da fome? O que pode uma pessoa aprender, sendo desnutrido? Será que 14 milhões de almas que se encarnaram no Brasil, carregam algum tipo de carma que lhes é obrigatório passar fome? Não é uma quantia muito grande, não?

Em busca da felicidade muitos se esqueceram do semelhante. Em busca da felicidade, muitos acharam que o dinheiro é a única fonte de prazer, esquecendo-se dos menos aventurados. Muitos com toda a fartura que conseguiram, esqueceram que 14 milhões passam fome.

E não falo somente de doações, não. Falo também dos empresários que exigem conhecimento de línguas, que exigem vasta experiência, que exigem cursos os mais variados, para que uma pessoa possa encontrar um emprego. Onde estão os empresários honestos e humanos que vêem que de barriga vazia não dá para ter conhecimento algum? Onde estão os empresários humanitários que teriam condições de dar uma cesta básica e assistência médica e treinar os menos afortunados para tarefas em sua empresa, concedendo-lhes assim, um emprego do qual pudessem sobreviver?

Talvez eu sinta saudades de uma coisa que nunca existiu. Talvez eu sinta saudades de um paraíso que a Terra poderia ser. Talvez eu sinta saudades de um país, com dimensões de continente, com clima ameno e com terra fértil, no qual todos poderiam viver em harmonia, porque aqui se plantando tudo dá, e não haveria necessidade de haver tantos brasileiros com estômago vazio.

Faço o que posso. Faço doações, quando posso. Como vivo em cidade grande, oriento as pessoas mais simples como ir às feiras livres e pegar folhas de verduras que os feirantes jogam fora, para fazer uma boa comida diferente e nutritiva. Mas penso naqueles que moram no agreste, onde a única fonte de alimento são os cactos, pois lá os animais também morrem de fome e não daria para se ter animais de criação como fonte de alimento.

Está na hora, Brasil, de você mudar. Está na hora, Brasil, do seu povo agir mais em benefício do próprio Brasil. Está na hora, Brasil, de você mostrar que este país é abençoado. E está na hora deste país mostrar que realmente Deus é brasileiro, vivendo sim em busca da felicidade, mas de uma felicidade que é direito de todos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 207


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Deborah Valente B. Douglas   
Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa