auravide auravide

Sofrimento e Complexidade



A nossa vida interior é complexa, não há como entendermos a vida afetiva/emocional por um viés puramente bioquímico. O afeto nos afeta, ou seja, impressiona, abala, comove, toca, sensibiliza, move, influencia. Essas dimensões da subjetividade enlaçam o ser humano em sua própria subjetividade determinada pelas escolhas e as reverberações destas. Como é difícil escolher um caminho, como é difícil se reaver com atitudes que nada garantem sucesso ou fracasso.

A palavra grega Pathos significa exatamente isso: ser afetado, ser ultrapassado. Adoecer emocionalmente significa ser ultrapassado por paixões e desejos. O desejo é a origem do sofrimento e da felicidade, quando uma vida é determinada somente pelo desejo, é passível de encontrar o grande vazio existencial, aquele “buraco negro” do inconsciente, o lugar onde o “fundo” não há. Não há raiz, não há fundamento, mas um eterno vazio que não preenche, apenas o esvaziamento se estabelece. Podemos também conhecer o “eterno gozo”, o gozo dos deuses, gozo que entorpece os sentidos, o lugar do nunca peterpeniano (referência à Peter Pan de J. M. Barrie): nunca adoecer, nunca sofrer, nunca mudar, nunca sentir.

Cada sofrimento possui uma história e cada história determina e reinaugura outras histórias. Cada história possibilita revisitarmos nossas angústias e estabelecer com elas uma nova dança, uma dança que exige novos compassos e passos, cada angústia dança em saltos e rodopios, é preciso passar para a outra margem, revirar o corpo que estrutura a nossa jornada, virar o olhar para o outro lugar e seguir os compassos da música que está sendo tocada no fundo de cada inconsciente.  
Texto Revisado

Publicado dia 10/5/2018
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstar Avaliação: 2 | Votos: 232



Autor: André Conceição Costa   
Psicólogo André C Costa - Psicoterapia psicanalítica e junguiana. Site pessoal: http://www.psicologoandreccosta.com/
E-mail: psicologoandreccosta@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa