Menu

Sofrimento e Libertação

Atualizado dia 4/20/2006 11:23:26 PM em Autoconhecimento
por Guilhermina Batista Cruz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sei o quanto sofres por carregares dentro de ti um mundo de sentimentos e aspirações que tentas extravasar e não encontras a receptividade nem as condições ideais para externá-los. Quantas angústias, inquietudes e frustrações carregas em teu ser. Quanto vazio e a sensação de que nunca verás realizadas tuas mais nobres e sinceras aspirações.

Encontras-te caminhando por uma estrada sem retorno e onde só vislumbras os caminhos íngremes que terás que percorrer. Tentas modificar-te por dentro ao escutar as exortações e as mensagens de conforto e alento e não consegues. Travas uma luta enorme para implantar a paz dentro de tua família e em teus relacionamentos e sentes dificuldades para alcança-la dentro de teu ser.

Em meio às tuas dúvidas e anseios, sentes as tensões e o vazio em que se transformou a vida. Sofres com as vacilações, o desânimo e as “quedas”. A preocupação te atinge em cheio e sobre teus ombros pesa a “obrigação” de resolveres todos os problemas. A vida transformou-se, para ti, num peso que carregas adiante, sob pena de veres ruir toda a estrutura que construístes em volta dela. Vês desabar teus mais caros sonhos e sentes a solidão e a incompreensão invadir teu ser. E as dúvidas e inquietude com teu futuro? E a frustração que sentes ao ver teu trabalho relegado? A mágoa, ao sentires que não te dão o valor e o reconhecimento que mereces? A falta de respeito com tuas opiniões e o não reconhecimento aos esforços que fazes para melhorares?

E sofres e te sentes só com uma carência enorme de amor e compreensão. E as frustrações que carregas? E a tristeza por atos que te atingiram o íntimo? A incompreensão, a ingratidão, as ofensas e indiferenças que recebes e que dóem demais dentro de ti? Sentes saudades dos tempos felizes em que não tinhas preocupação; sofres pela falta das companhias a quem te afeiçoastes e que te desprezaram, magoando-te o coração e afastando-te de ti mesmo, trazendo-te tristeza e desalento.

Carregas o medo dentro de ti: medo de morreres, de perderes o que possuis, de perderes os entes amados, de não conseguires um trabalho, de não agradares às pessoas, de que elas te esqueçam; medo que descubram teu ser real, teus sentimentos, tuas verdades e mentiras. E sofres, choras e te voltas para o alto clamando um pouco de ajuda, de alívio para tua dor e de cura para teu espírito.

Os remorsos pelas faltas e erros cometidos atormenta teu ser e não encontras guarida nem apoio para minorá-las. E o desânimo que ninguém consegue extirpar de dentro de ti e que te faz perder o gosto pela vida e a ter por ela e pelos problemas ao redor apenas uma grande indiferença? Encontras-te caminhando como se estivesses numa ilha solitária, aguardando a chegada de alguém, de uma ajuda, de um resgate que te leve a um lugar seguro, onde possas dormir e despertar como se de um sonho, e viver com mais tranqüilidade e segurança.

Tudo isso sei de ti, de teu sofrimento, tua angústia e de tua procura de proteção e amparo; mas olha: pára, pára um momento e volve teu olhar para o firmamento e pensa com firmeza na vida que gostarias de ter, nos problemas que evitarias passar, nas quedas e angústias que deixarias para trás e na alegria que isso seria para ti. Agora pensa nas coisas boas que aconteceram em tua vida e como te sentistes em relação a elas, e fecha teus olhos e dizes, falando com convicção, que é assim que queres te sentir sempre.

Falas com o pensamento voltado à força poderosa que desce do alto em tua direção o quanto és grato por estares “vivo”, por tudo que vês, que sentes, que tocas, que cheiras e dizes com convicção, que hoje nada precisa te assustar, pois cada dia é uma renovação de propósitos, de força, de vontade e fé; que estás na presença de nosso criador e que nada pode te assustar ou fazer-te desistir de teu caminho.

Todo dia para nós se constitui numa experiência que podemos considerar como boa ou má, mas sempre será uma experiência que nos fortalecerá o ser, seja por nós considerada triste ou alegre. O fato de aqui estarmos e sentirmos que dispomos de uma proteção divina, já nos mostra que somos ou estamos “qualificados" para enfrentar tudo o que cruzar o nosso caminho, ou seja, todas as “boas” ou “más” experiências e desafios da vida.

A maioria dos problemas se fortalecem, cada vez mais, quando nos entregamos à angústia de saber como sobreviver a eles e de como será nosso futuro com o tal problema. Muitas vezes damos força à sua propagação pelo desalento que impregna nosso espírito, pela dúvida que acomete nosso ser. Quando paramos e encaramos o problema de frente, sem tentarmos minimiza-lo ou aumentá-lo, e nos perguntamos sobre o que de pior nos pode acontecer com ele e o aceitamos, sim, aceitamos com convicção, acionamos nossa força interior e nossa esperança de que alguma coisa boa surgirá, mais cedo ou mais tarde, para nos socorrer.

Somos seres imortais, feitos para o amor e a comunhão com o divino, então, não podemos estar desprotegidos do amparo de nosso criador; ele sabe que mais cedo ou mais tarde, por nosso próprio esforço ou pelo desconforto que a dor nos causa, estaremos aptos a enxergar a proteção divina. Sim, meus irmãos, acionemos nosso manancial interior, não nos entreguemos ao desespero sem limites, não vamos dar guarida às forças negativas que querem nos escravizar e prejudicar nossa ascensão. Aprendamos a nos libertar pela compreensão de que fomos criados para a luz, apesar de ainda estarmos num mundo em que os sofrimentos nos fazem caminhar mais rapidamente ao encontro de nosso verdadeiro ser, e que esse ser sobrevive a todos os percalços e dores.

Olhemos cada dia com confiança e nossa força interior se exteriorizará e nos fortalecerá com a fé e a convicção necessária para enfrentarmos os desafios da vida. Cada vez que atentarmos e nos aproximarmos dela, da força sublime existente em todos nós, mais nos afastaremos da ansiedade e do sofrimento; e a confiança que nela depositarmos nos fará ter a compreensão necessária de que tudo está bem, em nosso interior e ao nosso redor.

Paz e Luz a todos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 25


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa