Menu

Solidão e liberdade

Atualizado dia 12/20/2006 3:21:26 PM em Autoconhecimento
por Sandra Rodrigues Garcia


Facebook   E-mail   Whatsapp

Penso que uma das maiores dificuldades para as pessoas, é conviver, de forma equilibrada, com a solidão. Costuma ser uma demanda freqüente no consultório, embora nem sempre surja logo no início de um processo terapêutico. Muitas vezes as pessoas se queixam de dificuldades no casamento, no trabalho, na relação com os filhos, deixando de lado algo que torna sua vida uma espécie de fardo pesadíssimo e que, para transportá-lo de lá para cá, no corre-corre diário, ficam tão cansadas quanto Atlas em seu mito, suportando o peso do mundo nas costas.

E para quem está nessas condições não há solução possível, tudo parece inadequado e especialmente perigoso. Elas se sentem totalmente solitárias no transporte diário de um mundo de emoções contraditórias, afetos dúbios, desejos que surgem muitas vezes do nada, ameaçando o equilíbrio de um projeto de vida ‘destinado a dar certo’.

A solidão nem sempre é um estado perverso, mas no caso de alguém que se sente atolado sob o peso desse fardo ‘demasiadamente humano’, viver se torna um desafio a cada dia muito mais próximo da luta insana pela sobrevivência. Esse peso todo pode ser contabilizado de maneira quase inevitável: cada um carrega em sua bagagem existencial aquilo que lhe parece indispensável, que é sua marca na vida, seu destino, enfim, que identifica e consagra o sentido que confere à sua vida.

Com o tempo, porém, muita coisa vai se tornando obsoleta, o amor romântico para sempre pode acabar um dia, sim, a carreira planejada para conduzir ao sucesso pode até atingir esse ponto, sem conferir o louros da bem-aventurança, ou seja, na vida nem sempre é possível combinar antes o que virá depois. O caminho se constrói a cada passo. E muitas vezes a pessoa precisa jogar fora idéias que não servem mais, afetos que minguaram, emoções pesadas como o chumbo e capazes de jogar a melhor parte de cada um num abismo de frustração e desamparo, companheiros dessa solidão nefasta.

E sob o peso desse mundo, qualquer pessoa pode se confundir e ficar à mercê de exigências paralisantes, mas os passos de quem mantém o coração livre não vão se deter. É como ser livre sem pôr em risco a segurança de um casamento, de um emprego, de uma educação que resguarde os filhos de se perderem num mundo contraditório e rico demais em possibilidades? Não há receitas para isso.

A liberdade, claro, precisa ser responsável, não se trata de viver por viver, sem objetivos ou projetos viáveis. A liberdade dá sustentação justamente à busca de uma realização maior, profunda, significativa, que traga em seu bojo a leveza de uma bagagem justa, sem excessos de qualquer tipo, seja por amar demais, seja por pensar demais, seja por temer demais. Acredito que o sofrimento decorrente do tipo de escolha ‘certa’ infringe a uma pessoa o destino inglório de carregar inutilidades nas costas por ‘toda a eternidade’, como Atlas, cerceando sua mobilidade, afundando seu ser dentro de um mundo pequeno, conhecido, igual, sem se permitir aventuras de qualquer tipo.

É bom abrir portas e janelas para ‘observar estrelas’ e tudo o mais que os olhares podem ver, amar, sim, e manter encontros significativos com pessoas inquietas o bastante para despertar inquietações produtivas em outras, enfim, inquietar-se delicadamente sem acumular tensões desnecessárias. A bagagem precisa ficar leve para que a alma dance como faz Shiva incorporando o lado benigno Nataraja. Experimente isso. E dance em harmonia com a solidão de seu Monte Kailasa. Tudo isso em seu melhor aspecto: na liberdade que sua alma pode conter.

Sandra
tel.: 3661-5785
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Sandra Rodrigues Garcia   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa