Menu

Soltar

Atualizado dia 3/26/2024 4:43:50 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

A dor é um sinal de alerta, é o próprio Universo avisando que está na hora de você soltar aquilo a que está agarrado. Seja coisa, pessoa, posição, poder, conceito, crença ou o que quer que seja; tudo aquilo que você tenta reter, além do tempo necessário para a sua experiência, vai te trazer desconforto. Existe um fluxo natural em tudo, como um rio que não pode ser contido, tudo precisa fluir, o equilíbrio acontece dentro do movimento, como uma bicicleta que precisa do movimento para manter-se equilibrada; tentar agarrar-se ao que quer que se desenvolva interesse é uma transgressão a esse princípio natural.

A resistência é maior empecilho, coisa de masoquista mesmo, acreditar que poder possuir de forma indiscriminada aquilo que desperta nosso interesse e persistir em continuar pensando assim é o tipo de resistência que só traz sofrimento. 
Temos enormes dificuldades em mudar esse padrão, preferimos nos ajustar em zonas de conforto do que empreender novas experiências. A simples ideia de soltar está relacionada à perda, mas, se nada é nosso, o que de fato perdemos? O sofrimento se dissolve quando soltamos, quando nos desapegamos, quando renunciamos, enfim, quando aceitamos a mudança e perdemos o interesse pelo impermanente. Tudo aquilo que perdemos nos liberta, em contrapartida, tudo aquilo que conquistamos nos escraviza. É preciso soltar e permitir que o próprio ser flutue nos movimentos da existência sem amarras indesejáveis com nada. 

O buscador da realidade espiritual sonha com a realização, quer vencer o mundo, mas não consegue desgarrar-se dele. Ainda não entendeu que é impossível servir a Deus e a Mamon, para alcançar um será necessário soltar o outro. Como transcender esse mundo se ele tem tanto valor para mim, como posso sonhar com A se continuo agarrado ao B?

Um estranho paradoxo ocorre quando o homem tenta, ao mesmo tempo, vencer o ego e realizá-lo. O ego quer realizar-se conquistando e ajuntando coisas, expandindo fronteiras, ganhando poder e importância e busca uma constante inflação, no entanto, para vencê-lo temos que praticar o oposto disso.

Estamos aqui para fazer uma travessia, temos um oceano à nossa frente, podemos escolher viver como um barco sobre as águas, deslizando pela experiência da vida, ou deixar-nos envolver pelos encantos do oceano e permitir que suas águas nos afundem.
 
"Pode o barco estar na água, mas a água não pode estar no barco. Pode o homem estar no mundo, mas o mundo não pode estar no homem".
 
Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa