Solução rápida e imediata para acabar com o sofrimento




Autor Paulo Tavarez
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/29/2025 2:44:33 PM
Só existe uma cura para os conflitos, as angústias, os sentimentos de culpa e o ódio que se disfarça sob diversos aspectos em nosso campo psíquico: o amor.
O amor é o único solvente disponível — não há outro. Se você compreender o que estou dizendo, estará em paz, livre e realizado. Com a compreensão profunda do que significa o amor, você poderá, então, pagar a conta do analista, jogar fora todos os remédios e deixar de gastar com especialistas. O amor será sua única arma contra tudo aquilo que está mal resolvido dentro de você, contra todas as feridas que ainda não cicatrizaram, contra toda a aversão que você desenvolveu — contra tudo e contra todos, mas, principalmente, contra si mesmo.
O amor se manifesta com todo o seu poder, usando todas as suas armas. Entre elas estão a aceitação, a compreensão, a entrega e a gratidão. Não existe força na natureza capaz de se opor a esses elementos, pois as trevas não podem lutar contra a luz. Nenhuma escuridão resiste ao sol — aliás, o sol sequer conhece a escuridão; ela é apenas a sua ausência.
Seus problemas chegarão ao fim quando você aprender a se amar — amar-se incondicionalmente. Amar todo o seu passado, cada experiência vivida, cada dissabor, cada evento que deixou impressões carregadas de ódio e revolta. Amar cada personagem que atua em seu mundo interior, influenciando suas escolhas, determinando suas reações — e assim por diante.
Quando você se inundar de amor, perceberá que só ele é capaz de dissolver o mundo ilusório criado em sua mente para acomodar tantos inimigos internos: o juiz que vive ao pé do seu ouvido, o padre que tenta convencê-lo de que você é um pecador, o pai severo que impôs limites intransponíveis e que ainda impactam suas ações e escolhas — enfim, todos eles.
Com amor, não haverá mais culpas, remorsos, arrependimentos. Nada. Toda a aversão que você carrega contra si desaparecerá.
À medida que essas impressões começarem a se dissolver, você perceberá mudanças significativas em sua maneira de agir, de olhar para o mundo, de se relacionar com as pessoas. Afinal, só é possível expressar aquilo que existe dentro de você. Se existe um material tóxico e radioativo em sua mente, ele continuará influenciando sua perspectiva, criando barreiras e limitações, contaminando o mundo ao seu redor. Ninguém consegue, por muito tempo, impedir que esses conteúdos sejam despejados para fora. Não há diques para isso. Você continuará enxergando a realidade com os olhos da maldade.
Renda-se ao amor. Sinta a presença de cada elemento desconfortável que trafega em seu mundo interior. Aceite, compreenda, perdoe e olhe para cada uma dessas informações com amor — como algo que foi necessário para trazê-lo até aqui, como etapas do seu aprendizado e desenvolvimento. Você nunca foi mau. Você sempre foi divino. Apenas esteve — e talvez ainda esteja — inconsciente disso.
Sartre dizia: “Não importa o que fizeram com você; importa o que você faz com o que fizeram com você”. Sartre estava certo, mas poderia ter ido além e mostrado o que podemos fazer com essas impressões que carregamos. Poderia ter revelado que a única forma de dissolvê-las é usando os instrumentos do amor. Compreendendo, aceitando e rendendo-se. Pois só assim poderemos nos livrar dos conflitos, das guerras internas, do sofrimento e do estresse que provocam tantos estragos em nosso ser.
Texto Revisado
Autor Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsapp (para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |





Deixe seus comentários: