Menu

SOLUÇÕES MÁGICAS

Atualizado dia 5/5/2006 5:58:40 PM em Autoconhecimento
por Ethel Peisker


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em artigo recente publicado na ABOP, Associação Brasileira de Orientação Profissional, foi levantada uma questão, entre outras, da resistência dos jovens em procurar por orientação profissional. Trata-se da busca por soluções mágicas, que se constitui como uma das características principais das relações humanas da atualidade. Tudo é oferecido e solicitado hoje com o propósito de ganhar tempo, abreviando, dissolvendo, formatando, padronizando, descaracterizando... é um uniforme virtual de condutas para apressar tudo.

As relações humanas estão, assim, enquadradas neste padrão empobrecido de escolhas descartáveis. Valores de referência sumiram, falta a espinha dorsal. O banal e o relevante estão travestidos com a mesma confusa roupagem das aparências... tão sem sentido, e ficar de pé em meio a isso tudo, para saber para que lado se dirigir, ficou bastante complicado.

A vida segue leis pré-definidas por uma Inteligência Maior, que uns chamam de Deus, outros de Sabedoria Universal, não importa o nome que damos, o importante é saber que existe. Estas Leis são imutáveis, são elas que mantém a coesão, a ordem nos ciclos da natureza, que regem nossa vida e nossa morte. Podemos manipular alguns aspectos destas leis e interferir (nunca sem um preço a pagar), mas é uma grande ilusão achar que podemos brincar impunemente com elas.

Porque esta busca por soluções mágicas, se tudo que fazemos e vivemos são processos que têm seu próprio tempo de maturação? Porque queremos nos omitir da responsabilidade de nos envolvermos de corpo e alma na busca do nosso objetivo e propósito na vida, fazendo o que for preciso para cumpri-lo (certamente não estamos aqui por acaso)?Porque entramos nesta sintonia do “fast food”, se nada se compara a uma boa refeição preparada com esmero e cuidado? Porque tememos correr riscos, se não temos sequer a garantia de estarmos vivos amanhã? Porque delegamos tanta importância ao que os outros dizem e, principalmente, ao que os meios de comunicação tentam FAZER relevante para nós? Pergunta-se: Porquê? Para que?

Na escolha profissional os relatos são freqüentes de escolhas pautadas e informações pontuais que a mídia apontava como a rota do sucesso, e que acabaram em fracasso, pois as constantes mudanças num mundo globalizado e sem fronteiras exige no mínimo uma visão estratégica de futuro, informação sobre a tendência de mercado e preparo para ocupar estes postos. Mas sobretudo, exige pessoas que acreditem em si, na sua capacidade de superar desafios, na sua convicção de que são capazes para se inserir com êxito no mercado de trabalho, e estes valores internos não podem e não são descartáveis e nem mágicos. São partes de um processo de conquista diárias e constantes adquiridos através do autoconhecimento. Sempre é possível. Requer trabalho, envolvimento, constância, responsabilidade, dedicação e foco.

Reflexão:

Pense que para um copo de vinho chegar à sua mesa, um longo processo esteve envolvido: muitas e muitas mãos, de muitas e muitas pessoas tiveram que se mobilizar para tornar isto possível. Desde o preparo do solo, a plantação e o cuidado do pé de uva, a colheita, o processo de fermentação, engarrafamento, distribuição, etc... e com todas as coisas que consumimos é assim. Por que conosco seria diferente? Tudo são processos que envolvem uma série de fatores. Não existe mágica. A única mágica quem a faz é a natureza e ainda assim, requer tempo. Já parou para ver uma flor se abrir? Não? Leva horas... ou um mamoeiro se transformar de flor em mamão? Leva semanas, meses...

Nós não somos diferentes. Vivemos processos. Então, vamos ser realistas e assumir que para fazer escolhas mais acertadas precisamos primeiro, ter um bom autoconhecimento e depois um estudo e observação das tendências de mercado local e global, pois informação disponível para isso hoje, existe de sobra e, por último, nos prepararmos através de cursos, estudos e pesquisas para ocupar o “posto” que queremos e sonhamos nesta nossa vida, que ainda é real. Não faz parte de um vídeo-game onde, na realidade virtual, tudo acontece magicamente e sempre se pode repetir o jogo e obter resultados diferentes. Neste mundo virtual, as soluções podem ser mágicas. Aqui nem sempre é assim...alguns atos e decisões são irreversíveis.

Vamos deixar a mágica para o mágico, no palco, e os jogos de video-game para as horas de lazer...

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ethel Peisker   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa