Menu

Som: O Pai da Criação

Atualizado dia 6/23/2015 4:13:28 PM em Autoconhecimento
por Fernanda Luongo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os textos egípcios enfatizam repetidamente a crença sobre a criação do mundo. Quando nada existia, exceto o Um, Ele criou o Universo com Sua Voz poderosa.

A palavra (qualquer palavra) é, cientificamente, um elemento vibracional complexo, um movimento de ondas, caracterizado pelo movimento com frequência e intensidade variáveis. Tudo no Universo, desde a menor unidade até a maior, está em constante movimento e todo movimento produz um som e uma vibração única, quer escutemos ou não. Do momento em que nascemos ao momento em que morremos estamos expostos a uma infinitude de sons e o que escutamos pode energizar ou deteriorar o nosso sistema nervoso.

Masaru Emoto, e sua experiência com as moléculas de água, revelou-nos que os sons e as palavras, aliadas às seus significados, alteram a realidade das coisas. As moléculas se reorganizavam de forma belíssima quando expostas à palavras amorosas, de encorajamento ou músicas harmônicas, e de forma dispersa, sem sentido, e nada bela quando exposta à palavras carregadas de raiva, medo e músicas pesadas. Chego a dizer que observando a imagem da molécula de água que foi exposta a um ambiente sonoro "negativo", podemos perceber a sua "repulsa". É realmente impressionante.

O corpo humano é composto majoritariamente por água, então, imagine o que o som pode fazer conosco.

O som pode alterar nosso humor, e nos colocar em uma sintonia diferente em questão de segundos, ou até mesmo, milésimos de segundo.
O tipo de música que toca nas academias, ou que escutamos em nossos ipods enquanto nos exercitamos, tende a ser estimulante, agitada, justamente para nos incentivar a manter o movimento; já, por sua vez, o tipo de música que escutamos em aulas de Yoga, ou quando precisamos relaxar e meditar é exatamente oposta. Nesse caso, optamos por música clássica, ou new age, com batidas suaves e que priorizem a inatividade, para que nos foquemos dentro de nós mesmos e sintamos conforto e bem-estar.

O som também tem um poderoso impacto sobre nossos sentimentos. Por exemplo, quando escutamos uma música romântica na rádio e estamos apaixonados, automaticamente nossos corações começam a bater mais rápido, um sorriso se esboça em nosso rosto e começamos a emanar bons pensamentos para o mundo. Já, quando estamos nos sentindo sós, quando perdemos alguém e a música que toca na rádio é uma canção de saudade, ficamos chorosos e tristes e nosso mundo naquele instante passa a ser completamente cinza.

Fato é que independente de estarmos conscientes ou não dos sons, nossos corpos sempre respondem positiva ou negativamente às frequências sonoras.

A ideia (concepção) de que o som afeta a condição mental, emocional e física do homem não é nova. Os cânticos sagrados e mantras, parte da tradição espiritual dos Orientais, já eram usados há milhares de anos com finalidades medicinais e curativas.
Hoje, por exemplo a música está sendo usada com eficácia no tratamento de Alzheimer, depressão, Parkinson, e até auxiliando a recuperação dos pacientes de quimioterapia. Realmente, não é de se surpreender que o conhecimento das antigas tradições, e seus métodos de tratamento medicinal "alternativo", bem como a cartilha de sua prevenção, vem renascendo. Renascendo com um certo avanço, pois, hoje temos tecnologia e um leque maior de conhecimento para compreender o que antes nos soava como meramente "exótico". Exemplo disso é a medicina vibracional e a musicoterapia que vem conquistando um espaço cada vez maior no cenário das terapias complementares. Atualmente, conduzo uma oficina da Voz, que trabalha o canto com enfoque terapêutico e os resultados tem sido incríveis. Posso falar com propriedade que realmente o som pode criar e curar!

Nossos ancestrais não eram românticos nem ignorantes, eles sabiam que o equilíbrio era a chave para uma vida feliz, plena e significativa. Eles também sabiam que o ser humano era um micro reflexo do macro Universo e que todos os aspectos deveriam ser levados em conta ao se tratar um desequilíbrio. Portanto, sendo o Som o gerador de tudo o que conhecemos (como registraram não apenas os egípcios em sua literatura, mas outras culturas também) como poderiam negligenciá-lo?

Cientistas russos recentemente descobriram que nosso DNA responde à linguagem. Ele literalmente escuta, compreende, e se, preciso for, altera as informações em suas fitas. Usando a frequência certa podemos realmente reescrever o que quisermos! Isto é extraordinário!
Os mestres esotéricos do passado sempre souberam disso, mas agora nossa ciência está trazendo de volta todas essas informações valiosas que permaneceram debaixo da poeira do preconceito e da falta de informação durante milênios.

Outro fator que não deixa de ser curioso, foi que em 2013, por meio de cálculos matemáticos e baseado nos dados de Plank, o professor de física Jonh Cramer recriou o que seria o som do Big Bang, e ele em muito se assemelha com o OM (mantra entoado por muitos "místicos")

Confira você mesmo: link

Coincidência?

O som é movimento (compressão e vibração das moléculas causada pelas ondas sonoras). Quanto maior a escala da nota, maior a frequência (vibração), mais fino (sutil) parecerá, aos nossos ouvidos, o som. O mesmo ocorre com as cores: todas as cores que percebemos são na verdade vibração (ondas), captadas (e filtradas) pelo nosso nervo óptico; o vermelho na escala mais baixa (visível a nós), e o violeta, na mais alta. E não pára por aí: a diferença entre a pedra, a água e o ar também é uma questão de vibração. Quanto mais denso é um material, mais estável ele é, menor a vibração.

A Física e o esoterismo são terrenos fascinantes e, na minha visão holística, eles não são tão distintos quanto "pintam" por aí. Na verdade, são apenas dois lados da mesma moeda. Da mesma moeda, repito e enfatizo. A moeda pode ser vista de ângulos diferentes, mas nunca compreendida em sua plenitude se não puder ser pensada e observada fora da caixinha. Compreende? Não sejamos tão extremistas nem radicais. Vamos abraçar as possibilidades.

Feche os olhos e escute a música das esferas. É bela, não é?
Se isso lhe soar estranho, difícil ou mesmo improvável, feche os olhos e apenas ouça as batidas do seu coração.
Seus ouvidos nunca mais serão os mesmos, pois agora você descobriu, ou melhor, recordou-se, que o Som é o Pai de Toda a Criação.

OM

Abaixo cito as referências que usei para compor esse artigo.
Bibliografia: Moustafa Gandalla- Cosmologia Egípcia
Joshua Leeds - The Power of Sound
Internet: blog- saindodamatrix / seção- princípios herméticos

Texto Revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Luongo   
Cantora, escritora, autora de três obras literárias já publicadas no país, terapeuta holística, registrada no Conselho Nacional de Terapia Holística CRT: 46.801 e originadora do Método Akhenaton®.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa