Menu

SOMOS

Atualizado dia 7/31/2006 10:08:06 AM em Autoconhecimento
por Dalila Jabar


Facebook   E-mail   Whatsapp

Depois que recebi aquela famosa foto do africano vestindo umas sandálias feitas com garrafas de refrigerante, que circulou na internet denominada a “verdadeira sandália da humildade”, uma reflexão me acompanhou durante a semana e quero dividir com todos vocês.
Buscando a origem etimológica das palavras humildade e humilde encontrei HÚMUS, aquela terra preta que é fonte de matéria orgânica para a nutrição do solo. Em latim, humus quer dizer chão, dando origem ao adjetivo humilitas, "que está no chão".
Também encontrei que homo (homem em grego) provém de HUMUS (terra) e aí fiquei mais fascinada. Homem e Humildade tem a mesma origem.... a TERRA QUE ALIMENTA. Somos, em essência, HOMILDADES ambulantes!
E aí percebi o quanto que muitos ainda tentam, equivocadamente, definir humildade como sinônimo de, a pobreza, ou seja, o homem com deficiência ou ausência de bens materiais. Assim, quanto mais miserável for a pessoa, mais ausente de bens materiais, mais humilde ela seria... Mas percebo que a pobreza está dentro de quem assim traduz a humildade, pois não percebe que ele enquanto HOMEM já tem, em essência, esta HUMILDADE (que seu EGO não deixa ver), que ela é uma característica intrínseca do ser Humano.
Existem, várias formas de pobreza e, entre todas, uma escapa às estatísticas: é a penúria da nossa reflexão sobre nós mesmos, a dificuldade de nos entendermos como seres de uma origem grandiosa, como lugar de partida e como destino de um sonho a ser realizado e conquistado: O AMOR.
Humildade não é submissão ou medo, nem a falta de dinheiro, mas consideração ao próximo e à Vida. E por onde anda a nossa consideração ao próximo? Como permitimos que situações como essa da foto ainda sejam uma realidade num mundo que se diz “moderno”, “avançado”, “de alta tecnologia”? Como permitimos que nossos corações abriguem um ser que consegue conviver com esta realidade?
Infelizmente, no mundo atual, dominado pela propaganda e pela postura excessivamente iconoclasta, a humildade parece anacrônica e, às vezes, serve de pecha. No frenesi da competição e num meio social dominado pela aparência, autopromoção e farsa, em geral, é arriscado assumir a humildade.
O termo grego Homo (HOMEM) traz o sentido de unidade e integridade. Essa é uma clara evidência de que, além de sermos únicos, somos semelhantes ao próximo, temos a mesma origem e um destino comum, somos irmãos, porque filhos de um mesmo Pai em busca da Unidade e do retorno à nossa verdadeira essência, O AMOR.
E aqui entra um outro significado que descobri: à ÁGUA é atribuída a sua origem humilde (porque brota da terra), tem seu curso sobre a terra e tende sempre para baixo, procurando lugares mais baixos. Deste modo poderíamos entender a Humildade como um movimento de descida ao encontro do nosso divino interior, que flui como a água, flui contornando os obstáculos e integrando em si tudo o que encontra durante o seu percurso em direção ao grande objetivo.
Porque esquecemos desta nossa qualidade de INTEGRAR? Por que nos detivemos em olhar apenas para o nosso umbigo sabendo que a humildade morre quando se permite um reinado absoluto do EGO? Quando o ego já não existe, a humildade vem até você. Ela não é uma criação. É o seu verdadeiro centro. E um homem realmente humilde não é nem humilde nem egoísta. Ele simplesmente É.
Existem milhões que acreditam ser muito humildes. Elas se curvam com facilidade, mas observe-as – elas são os egoístas mais sutis. Agora a humildade é a sua fonte de alimento. Elas dizem: “Eu sou humilde” e olham para você esperando que você as valorize. Gostariam que você dissesse: “Você é realmente humilde... Na verdade, você é o homem mais humilde do mundo; ninguém é tão humilde quanto você.” E então observe o sorriso que surge em seus rostos...
Humildade torna o coração aberto e generoso. Humildade torna fácil ter relacionamentos de amor e respeito com todos. Quando há humildade, você gosta de entender o coração dos outros. Você quer entender o coração dos outros.
Humildade o deixa aceitar o que uma outra pessoa está dizendo. Uma pessoa com humildade tem uma natureza fácil. Quando você tem humildade, as pessoas se aproximam de você, com amor.
A Humildade faz surgir o seu estado divino, REAL.
O que é que nos separa daquilo que todos queremos ser e somos verdadeiramente? Alguns acreditam que falta condição, dinheiro, tempo, segurança, mais escolas, mais hospitais, mais comida, menos corrupção, mais isso e menos aquilo. Tudo isso é necessário, tudo isso é imprescindível. Mas para mim, há uma outra coisa que é ainda mais importante e que nos separa do nosso EU. Essa coisa tem um nome: é uma nova atitude. Se não mudarmos de atitude interna, se não vivermos essa condição de verdadeiros filhos da terra que alimenta e faz viver o AMOR sublime, não conquistaremos esta condição de AMOR que é a nossa essência.
Falo de uma atitude TRANSFORMADORA, onde a semente do VELHO EGO morre e dá lugar à Arvore do NOVO SER, onde o discurso, a intenção e o gesto coincidem...

Dalila, 15 de julho de 2005
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 33


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dalila Jabar   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa