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SONO = SAÚDE



Atualmente, mais e mais pessoas estão reclamando da falta de sono, ou da qualidade deste.
Ora por stress, pressão do dia a dia, problemas no trabalho, preocupações e muito mais...
Porém, dormir é fundamental para a nossa saúde física e mental, uma vez que ao dormirmos pouco ou nada estamos alterando em nosso metabolismo e também fazendo com que nosso raciocínio fique lento.

Se dormir, em média, oito horas por noite não passa de um sonho para você, comece a tratar deste transtorno o mais rápido possível.
Várias pesquisas em centros de estudo do sono determinam que a quantidade de horas para se ter um bom descanso varia entre sete e oito horas e meia, por noite.
"O número de horas necessárias são aquelas que dormimos e acordamos bem dispostos e que são suficientes para que possamos funcionar de maneira adequada no dia seguinte", este tempo, varia de indivíduo para indivíduo.

Esta necessidade muda conforme o passar do tempo também. Com o envelhecimento, as fases do sono se modificam. Exemplo disso é que pode ocorrer uma tendência ao sono
diurno quando ficamos mais velhos.

Ao perder uma hora de sono por dia, o rendimento da pessoa pode ser reduzido em até 30%, de acordo com os estudo feitos. A pesquisa ressalta que perder apenas uma noite de sono não é tão danoso à saúde. Porém, a falta prolongada de noites bem dormidas pode causar prejuízos como: alteração de humor, irritação, falta de concentração adequada e aumento da ocorrência de acidentes, em geral. "Além disso, a privação crônica de sono pode levar a alterações metabólicas e, conseqüentemente, a um aumento de peso”.

Os especialistas na pesquisa do sono dão algumas dicas para melhorar a qualidade deste (mesmo para pessoas que não têm a disponibilidade de dormir a quantidade ideal):

- Estabelecer rotinas de horário de dormir e acordar. Isso estabelece um ritmo de sono/vigília mais robusto.

- Evitar ambientes muito iluminados próximo à hora de dormir, pois a luz pode estimular o estado de alerta.

- Estabelecer rotinas relaxantes à noite.

- Lidar com problemas e agendas no fim do dia (no mínimo de 2 a 3 horas antes da hora de dormir) e depois retomar uma atividade relaxante.

- Fazer uma alimentação leve.

- Evitar substâncias estimulantes à noite ou álcool, que pode induzir o sono dependendo da dose, mas um sono de qualidade ruim que pode não ser reparador.

Mude a sua rotina e procure dormir melhor, pois isto garantirá a você melhor desempenho no dia seguinte, rosto descansado (sem olheiras) e, principalmente, um raciocínio rápido e alerta.
Comece já a mudar a sua vida!

Texto revisado por: Cris
Publicado dia 2/5/2007

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Autor: Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: edites3@gmail.com | Mais artigos.

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