Menu

SONO = SAÚDE

Atualizado dia 5/2/2007 2:58:22 AM em Autoconhecimento
por Edite Spiess Psicoterapeuta Holística


Facebook   E-mail   Whatsapp

Atualmente, mais e mais pessoas estão reclamando da falta de sono, ou da qualidade deste.
Ora por stress, pressão do dia a dia, problemas no trabalho, preocupações e muito mais...
Porém, dormir é fundamental para a nossa saúde física e mental, uma vez que ao dormirmos pouco ou nada estamos alterando em nosso metabolismo e também fazendo com que nosso raciocínio fique lento.

Se dormir, em média, oito horas por noite não passa de um sonho para você, comece a tratar deste transtorno o mais rápido possível.
Várias pesquisas em centros de estudo do sono determinam que a quantidade de horas para se ter um bom descanso varia entre sete e oito horas e meia, por noite.
"O número de horas necessárias são aquelas que dormimos e acordamos bem dispostos e que são suficientes para que possamos funcionar de maneira adequada no dia seguinte", este tempo, varia de indivíduo para indivíduo.

Esta necessidade muda conforme o passar do tempo também. Com o envelhecimento, as fases do sono se modificam. Exemplo disso é que pode ocorrer uma tendência ao sono
diurno quando ficamos mais velhos.

Ao perder uma hora de sono por dia, o rendimento da pessoa pode ser reduzido em até 30%, de acordo com os estudo feitos. A pesquisa ressalta que perder apenas uma noite de sono não é tão danoso à saúde. Porém, a falta prolongada de noites bem dormidas pode causar prejuízos como: alteração de humor, irritação, falta de concentração adequada e aumento da ocorrência de acidentes, em geral. "Além disso, a privação crônica de sono pode levar a alterações metabólicas e, conseqüentemente, a um aumento de peso”.

Os especialistas na pesquisa do sono dão algumas dicas para melhorar a qualidade deste (mesmo para pessoas que não têm a disponibilidade de dormir a quantidade ideal):

- Estabelecer rotinas de horário de dormir e acordar. Isso estabelece um ritmo de sono/vigília mais robusto.

- Evitar ambientes muito iluminados próximo à hora de dormir, pois a luz pode estimular o estado de alerta.

- Estabelecer rotinas relaxantes à noite.

- Lidar com problemas e agendas no fim do dia (no mínimo de 2 a 3 horas antes da hora de dormir) e depois retomar uma atividade relaxante.

- Fazer uma alimentação leve.

- Evitar substâncias estimulantes à noite ou álcool, que pode induzir o sono dependendo da dose, mas um sono de qualidade ruim que pode não ser reparador.

Mude a sua rotina e procure dormir melhor, pois isto garantirá a você melhor desempenho no dia seguinte, rosto descansado (sem olheiras) e, principalmente, um raciocínio rápido e alerta.
Comece já a mudar a sua vida!

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa