Menu

STUM: autocrítica e reflexão

Atualizado dia 3/10/2007 6:33:46 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

A mensagem "Somostodosum" nos faz lembrar o ideal cristão de amor fraternal entre todos os seres do universo, ao mesmo tempo que remete-nos à inata condição de seres regidos por Leis Naturais e Divinas que promovem ideais de igualdade e fraternidade entre indivíduos e povos. A mensagem é transparente no sentido de que, apesar de nossas marcantes individualidades, somos todos um na inesgotável fonte de amor do nosso Criador.

O estatuto do Clube STUM informa-nos no parágrafo inicial de seu Ponto Primeiro: "Reconhecemos aqui que os únicos contratos que têm valor na realidade, não são contratos, são compromissos de verdade entre almas. Nenhum papel funciona sem estar sintonizado com a Verdade, a Ética, a Integridade, como base para atuação de todos os envolvidos".

Acredito que diante da idéia de um espaço alternativo idealizado e concretizado pelos seus criadores, o STUM, enquanto site, tem uma sólida filosofia alicerçada na sua mensagem original e reforçada conforme os valores descritos em seu estatuto. Por este motivo, convido a todos os sócios que enviam as suas produções ou anúncios para publicação no site, a fazerem uma reflexão e, quem sabe, uma autocrítica isenta de quaisquer preconceito ou culpa a respeito do nosso compromisso com a verdade, a ética e a integridade.

E a partir da aceitação do convite, cabem questionamentos para podermos fazer as devidas reflexões. Como por exemplo:
Estamos utilizando este espaço alternativo com honestas intenções de desenvolver o nosso sentimento fraternal?
Até que ponto os interesses pessoais e as relações comerciais estão (ou começam) a interferir na sintonia idealizada na mensagem original?

Tomando a liberdade de responder sob o ponto de vista pessoal, avalio que o homem, independentemente das Leis Naturais que regem a vida universal, dispõe, através do livre-arbítrio, de liberdade incondicional em optar ou tomar decisões que resultam em encaminhamentos para a sua vida.

No entanto, sabemos que essa "liberdade", na verdade é um leque que pode abrir-se para as más ou boas tendências de caráter que ele traz consigo de tempos imemoráveis. Por este motivo, nos campos de testagem da existência humana de natureza imperfeita, ainda proliferam valores que estão diretamente relacionados à satisfação do falso "eu", ou seja, do ego. E nessa situação estamos todos, indistintamente, sujeitos a erros e acertos pertinentes aos altos e baixos das experiências do espírito na matéria.

Nesse particular, salvo a valorização e o reconhecimento público que devemos buscar através das mais variadas formas de divulgação do nosso trabalho e da nossa imagem enquanto terapeutas - e o STUM é um meio, a telinha do site serve tambem como uma vitrine de projeções do ego baseado na exibição de interesses pessoais, ao mesmo tempo que, paradoxalmente, oportuniza um canal de expressão dos valores do "eu" que todos os seres de sã consciência buscam desenvolver: o eu verdadeiro.

Portanto, na linha deste raciocínio cabe mais uma pergunta final que ajuda a encaminhar o nosso exercício de autocrítica e o ponto de partida para uma necessária reflexão:
De que forma estamos contribuindo, através do STUM, para um mundo melhor?

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa