Menu

Sua mãe lhe faz sofrer?

Atualizado dia 6/28/2015 9:14:20 AM em Autoconhecimento
por Cristina Longhi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tenho escrito aqui uma série de histórias sobre as pessoas que me respondem para agradecer, pedir ajuda etc.. Muitas dessas histórias são parecidas, muda somente o endereço. São situações pelas quais muitas pessoas passam. A diferença é que alguns entendem que podem se libertar e seguem com suas vidas, enquanto outros não fazem a mínima ideia de que isso é possível...
Esta pessoa respondeu à minha newsletter e resolvi pegar o exemplo dela que servirá para muitos:

"Primeiramente, gostaria de agradecer por essa oportunidade. Mas ainda sou leiga demais, juro pra você que dou meu máximo, clamo por ajuda para conseguir abrir a minha mente... mas nem tudo se encaixa como eu gostaria. Hoje, o seu e-mail parece que caiu como uma luva em minha vida, estou há uma semana sendo ignorada pela minha mãe, ela me tratando como um lixo por simplesmente eu não concordar com tudo que ela acha que eu devo aceitar. E pergunto a Deus, aos Anjos, aos meus espíritos protetores: o que eu devo fazer??? Viver dentro das regras e opiniões dela e ser infeliz ou viver da minha maneira com as coisas em que eu acredito e confio e aguentar o desprezo dela??? Suportar essa situação que tanto me incomoda ???
Queria tanto ter condições de te conhecer pessoalmente e tirar algumas dúvidas com você... 
Eu acredito que conseguirei aprender o que preciso, mas tem sido bem difícil. Só que não desisto!!!"


Eu respondi para ela assim:

Desculpe não responder antes, é que estou ainda aqui na Africa e a internet aqui é bem ruim. 
Você está presa a um conceito de lealdade (muito de fundo religioso) o qual reza que precisa se manter fiel à sua mãe, precisa ser assim, devemos aceitar, submeter-nos etc..


Com relação a seus pais, você deve ser grata pela vida. Agora, o que eles fizeram ou fazem e têm da vida é só deles (frustrações, ansiedades, medos, falta de conhecimento, etc.); você deve e pode deixar com eles o que é deles, não precisa ser fiel e copiar isso ou ficar presa a isso. Como disse, religiosamente, achamos que precisamos nos submeter... crescemos achando que precisamos obedecer para sermos "aceitos". E quando uma mãe age assim (por falta de conhecimento de outras formas de agir, limitada pelas próprias frustrações etc..) acabamos ficando presos e dentro da pessoa cria-se um conflito, onde uma parte diz que pode e deve se libertar e seguir seus sonhos, sendo que a outra parte diz: seja fiel e aceite o que ela diz... (ou este é o limite, este é o máximo que mereço)..

Você pode e deve ir buscar seu caminho, precisa entender que esta permissão vem somente de você mesma (através do autoconhecimento) e que você escolhe entender, buscar a verdade da vida e dar um passo maior do que eles deram (decida por  isso) e ir adiante, ter sucesso etc.. Resolva fazer diferente, não ser mais fiel a um "sistema" que não funciona.

O que é deles você deixa com eles e deles leva somente a gratidão pela sua vida. O resto (o que cada um faz com seu destino, com as frustrações pessoais e o conhecimento limitado etc.) não precisa copiar...

Tenha somente em mente que quando seguir por seu novo caminho não será sempre aprovada e que as pessoas que ainda não evoluíram provavelmente irão te condenar. Farão isso porque simplesmente não entendem ainda; não ache que é algo pessoal, entenda que é somente por causa do sistema de crenças em que vivem.

Quando você decidir deixar o que não serve mais e entender que pode fazer isso, simplesmente não haverá mais culpa, pois o entendimento nos livra da culpa.

Ninguém precisa se submeter a nada ou a ninguém. O que precisamos é entender o que é seu e o que é do outro. E quando alguém quer chegar em um determinado objetivo precisa somente entender que existe um caminho (entendimento, estratégia, ação), e que nesta Jornada se avança sozinho. Não dá para convencer ninguém de que você pode, ou ficar esperando que alguém a "enxergue" e a aprove. A aprovação deve vir de V. mesma. E o esforço também vem de você. A pessoa que entende isso vai buscar o que precisa e sai do papel de vítima condenada a não ter nada..

Quanto à sua mãe, olhe para ela com carinho e diga (em sua mente): Eu sinto muito. (por possíveis frustrações etc..) e então você diz a si mesma: Eu sigo.

Depois disso, você caminha somente com você, por você. 

Beijinhos. Boa sorte!  




Texto Revisado ss
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 35


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristina Longhi    
Sou Terapeuta, Programadora Neurolinguista, Escritora e Comunicadora da Rádio Mundial. Atuo como terapeuta nas questões relacionadas a baixa estima, medos, ansiedades, traumas e questões relacionadas a relacionamentos no geral. Atendo adultos, adolescentes, casais e crianças. Autora do livro Anjos e Mentores, Lei da Atração para Crianças e outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa