Menu

“Superman Returns” e a importância dos cristais

Atualizado dia 7/31/2006 2:40:30 PM em Autoconhecimento
por Monica Burich


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem já assistiu ao filme “Superman Returns” (Bryan Singer -2006) percebeu nitidamente a importância dos cristais na história do protetor da humanidade.
A primeira cena do filme mostra a explosão do planeta Krypton espalhando milhares de pedaços do planeta pela galáxia, fragmentos de rochas, magma e minerais. Mas o que normalmente as pessoas não entendem é como pedaços de Krypton podem ser tão fatais a seus habitantes.
Quando esses pedaços passaram pela atmosfera terrestre em alta velocidade, tiveram um grande choque com o alto nível de oxigênio da nossa atmosfera, que somada à velocidade acentuada dos pedaços que se acoplaram no vácuo da nave, sofreram alterações na sua estrutura molecular, causando a deformação na composição natural do meteoro.
Logo em seguida, vemos Lex Luthor chegar à fortaleza da solidão, em meio ao pólo ártico, em busca de cristais especiais que o último filho de Krypton (Kal-El) possuía, cristais esse conhecidos como cristais mestres. A localização da base do Kal-El também é muito interessante: a palavra cristal é derivada da palavra grega “Kryo”, que quer dizer “congelante”. Os antigos acreditavam que a rocha de cristal era um pedaço de gelo que permanecia congelado eternamente.
Existe um tipo de cristal muito singular conhecido como Cristal Mestre, que devido a sua formação especifica são canalizadores de conhecimento. Lex, ao descobri-los consegue receber uma enorme carga dessas informações. Entre elas, a capacidade acelerada que os cristais kryptonianos possuem de crescimento. Os cristais têm uma propriedade de crescerem semelhantes aos organismos vivos. A partir de uma “semente” de cristal surge um extrato microcristalino e deste emergem cristais separados que se desenvolvem amalgamados, adquirindo o agregado cristalino e só depois emergem os cristais individualizados. Essas agregações são chamadas em alguns casos de geodos ou drusas, são formações que compartilham a mesma base. O cristal é tão constante e regular que mantêm um modelo de átomo característico mesmo quando reduzido a pó, retendo ainda a forma do cristal original. Os cristais são a matéria mais ordenada do Universo. Não existe nada com uma forma tão exata quanto a deles.
Lex Luthor após perceber que esses cristais Kryptonianos não necessitam de bilhões de anos para crescer como os cristais da terra, roubou um tipo de cristal conhecido como biterminado para construir um novo continente constituído de cristal. Esses cristais têm terminações duplas, quer dizer, não possuem uma base, apenas pontas nas extremidades, além de serem imensamente claros e limpos, possuem propriedades muito peculiares. Eles armazenam uma enorme quantidade de energia no meio do seu corpo e por isso são fisicamente conhecidos como Cristais piezelétrico (descoberto em 1880 pelos irmãos Pierre e Jacques Curie, cientistas franceses - hoje em dia muito utilizados na eletrônica, relógios que funcionam com quartzo, radiotransmissores, ultrasons e equipamentos médicos, aparelhos de telecomunicação, indústria automobilística, computadores, jogos eletrônicos, etc;) Eles são amplificadores de energia pois geram um campo elétrico quando sob ação de um esforço mecânico.
Para evitar que Kal-El impedisse a execução de seus planos, Lex Luthor faz uma combinação do Cristal Mestre com o Kryptonita verde, letal para Superman, e o continente cresce com essa misturas dos cristais e de kryptonita, não sei muito bem em que proporções, pois acredito que os cristais da fortaleza da solidão tenham maior poder de crescimento que a kryptonita, por isso ficou em maior quantidade. A Kryptonita ficou menos aparente, por isso o homem de aço conseguiu levantar o continente e jogá-lo no espaço (sem falar que os cristais jogados pela Kitty não caíram no mar, caso caíssem teria surgido outros continentes – a não ser que eles sejam diferentes e cada um tenha uma propriedade. Os cristais que mantiveram sua constituição plena, compacta e original ainda estavam na ilha-continente e talvez tivessem protegido um pouco o Super). O problema maior surgiu quando a kryptonita verde foi emergindo e acabou ficando na parte externa produzindo seus efeitos sobre ele, fazendo-o enfraquecer, desmaiar e depois entrar em coma. Quem acompanha os quadrinhos pode rever algumas edições das séries reino do Amanhã” e “Dc Um milhão”, citando que após Superman se recarregar ao sol ele fica mais imune a Kryptonita, tornando-o mais resistente, diminuindo sua vulnerabilidade, retardando assim os efeitos maléficos da pedra verde. Quando ele está com energia solar máxima sua vulnerabilidade a kryptonita é bem menor, daí a grande importância da cena anterior, mostrando ele se recarregando ao sol, logo depois de retirar a lasca de Kryptonita que tinha sido enfincada nele, (restava ainda um pequeno fragmento, bem interno e a recarga acabou compensando; além do que,o efeito causado internamente é bem mais lento, é como um envenenamento que vai penetrando na circulação aos poucos). Como o Super ficou bastante tempo para levar o continente até o espaço, a kryptonita foi surgindo cada vez mais e ele começa a sentir seu nefasto efeito, obrigando-o a usar suas ultimas forças até ficar fora de si. Ele não se tornou inatingível ao meteorito verde, ele fez um sacrifício consciente, mesmo sabendo que poderia morrer. A idéia maior dos filmes do Superman não é mostrar pancadarias ou mostrá-lo como um justiceiro, não, ele é um herói, que se sacrifica para salvar a humanidade.
O filme nos faz mostrar algo além de socos, tiros e explosões, algo muito mais sutil que força bruta. E isso, por mais inteligência que Lex Luthor tenha, ele nunca irá vencer... Lex diz no filme que a inteligência vence os músculos, mas jamais vencerá o coração! O amor incondicional que Superman possui pelas pessoas vence o supercérebro de Lex. Não podemos ficar cegos para isso. O filme mostra que Kal-El é superior não apenas fisicamente, mas de alma. Eu bato palmas para Bryan Singer que nos trouxe muito mais que cenas especiais, trouxe um filme emotivo, sensível e comovente. Não é apenas um filme para criança ver, repleto de cenas de ação, é um filme inteligente que deixa uma semente plantada dentro da gente, uma semente de esperança que nos faz acreditar que pessoas assim é que realmente salvam a humanidade.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Monica Burich   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa