Menu

Tá estressado? Conheça algumas dicas!

Atualizado dia 5/31/2008 11:09:39 PM em Autoconhecimento
por Carolina Staibano Alves


Facebook   E-mail   Whatsapp

O estresse é o resultado de uma reação que o nosso organismo tem quando estimulado por fatores externos desfavoráveis. Não é necessário que aconteça um sobrecarga exagerada para começar um estado de estresse. Na maioria das vezes existe um acúmulo de pequenos fatores que somados produzem uma grande sobrecarga em nosso organismo.

Dizemos que existe um certo nível de estresse que é normal e até importante para a defesa do organismo, ao qual denominamos de eustress. O estresse prejudicial à saúde, que ultrapassa os níveis normais, é chamado de distress.

Podemos perceber também que estamos passando por um período de distress quando ocorrem diminuição do rendimento no trabalho, erros, distrações, insatisfação com tudo, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos, insônia, sono agitado, pesadelos, irritabilidade, explosividade, diminuição da concentração e da memória.

A longo prazo o mau estresse pode trazer sintomas como cansaço, ganho ou perda de peso, infecções, gripes e outras viroses - por exemplo, herpes - aumento da pressão arterial, dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, má digestão, gastrites, úlceras, acne, pele envelhecida, rugas, olheiras, diminuição da libido e impotência sexual.

Existem algumas formas mais naturais de controlar o estresse. Uma delas é a alimentação. Evite cafeína, enlatados, excesso de açúcar e derivados do leite, sal em excesso, alimentos ricos em gordura, chocolate e café. Esses alimentos podem agravar o estresse.

Quando alguém come um doce, por exemplo, o nível de glicose no sangue aumenta muito rapidamente. Com isso o pâncreas secreta mais insulina do que o normal. Em excesso, a insulina acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria, provocando uma hipoglicemia reativa. Essa baixa na taxa de açúcar é prejudicial ao cérebro porque sua energia primária depende da glicose. Assim, duas horas depois de ingerir o doce, a pessoa pode experimentar irritação e ansiedade. Num círculo vicioso, passa a desejar mais açúcar - para recuperar os níveis de glicose anteriores.

Os alimentos, principalmente as frutas, verduras e legumes, contêm agentes antioxidantes tais como as vitaminas C, E e A, a clorofilina, os flavonóides, carotenóides, curcumina e outros que são capazes de restringir a propagação das reações em cadeia e das lesões induzidas pelos radicais livres produzidos em maior quantidade quando estamos estressados.

Alimentos como a banana, alface, frutos do mar, espinafre, jabuticaba, laranja, ovos e uvas também são muito indicados para aqueles que passam por períodos de estresse.
Outra alternativa bem legal é fazer o uso da hidroterapia associada à fitoterapia. Para isso, criei alguns banhos especiais. Esses banhos podem ser feitos na banheira ou colocando-se as ervas dentro de um saco de pano e amarrando-o no chuveiro para a água cair sobre ele. Caso opte pelo banho de banheira, é melhor fazer um chá com as ervas e juntar à água do banho.
a) Calmante: pétalas de rosas brancas, flores e folhas de lavanda, quartzo branco.
b) Energético: folhas de alecrim, cravos, quartzo verde.
c) Estresse emocional: flores de camomila, pétalas de rosas brancas, quartzo rosa.
d) Estresse mental: folhas de hortelã, sodalita, alecrim.

Os travesseiros aromáticos também ajudam a relaxar e proporcionam um bom sono. Dica: travesseiro de macela, lavanda, eucalipto.

A meditação, se não for a melhor, é uma das mais importantes formas de se controlar o estresse. Fique alguns minutos prestando atenção apenas em sua respiração. A cada inspiração imagine que uma luz azul penetra em suas narinas e relaxa todo seu corpo. A cada expiração sinta que as tensões são liberadas e você se sente cada vez mais leve. Durante esse exercício conserve um semblante delicado, com um leve sorriso. Nosso cérebro guarda na memória que sorrimos quando estamos felizes e o fato de mantermos essa expressão nos trará grande paz interior!

Bom, estas são algumas dicas simples, mas muito eficazes se forem levadas a sério.

Paz profunda a todos!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Carolina Staibano Alves   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa