Home > Autoconhecimento
Tiraram meu chão. Então aprendi a voar...

Tiraram meu chão. Então aprendi a voar...

por Djalma da Silva Leandro

Nascemos da "vontade" de uma (fertilização in vitro) ou duas pessoas, de sexo diferentes, e somos por elas alimentada, ensinada, amada, ou odiada, pouco importa, porque quando alcançamos a idade adulta, podemos nos afastar de nossos pais, e entes familiares, e adotar uma vida independente, buscando cada um a sua diretriz, inclusive no aspecto religioso, abandonando as "crenças" que nos foram ensinadas, e passamos a ter nossas próprias crenças. Essas crenças nos leva a praticar certos atos, tomar certas atitudes, e fazer algumas escolhas, inclusive no relacionamento amoroso e sexual, cujo "encanto" as vezes nos coloca em situações muito difíceis, ou seja, quando estamos iniciando um relacionamento seja "namoro" "societário" "parceria" "amizade" "trabalho" ou quaisquer outros relacionamentos, é sempre harmonioso, entretanto quando não mais há harmonia, e chega ao fim esta relação, muitas das vezes esse amor, ou amizade, se transforma num "ódio" cruel e mortal, levando o "outro" ou "ambos" para um abismo e total ruína, física, mental e moral. Ora, porque não se pode simplesmente findar um relacionamento qualquer, de forma civilizada e harmônica, com respeito ao outro, até mesmo pela boa amizade ou pelos momentos felizes vividos outrora? Porque há necessidade de "fazer o outro sofrer", muitas das vezes, criando situações vexatórias, imputando atos delituosos, difamando, odiando, desejando a morte do outro, o sofrimento público, enfim, chegando a premissa de que não há lugar para os dois no mundo...(esquece que sofre simultaneamente, embora não se dê conta disso...)

Por mais que busquemos respostas, não a encontramos, pois é bíblico que a "criatura" quer superar o "criador", de onde vem esta índole, este caráter nebuloso, esta atitude devastadora, como se estivesse sendo alimentado pelo "mal" como se a "desgraça do outro" fosse alimento para a sua alma. Busquei respostas para meu infortúnio, para a "adversidade" advinda do término desses relacionamentos. O porquê de tanto "rancor, disputa, raiva, perseguição, mentiras" que esses personagens me causaram, tão somente por ter lhes feito o "bem", isto é; lhes dei o meu melhor sentimento de "amor universal" desinteressado, descompromissado, sem "barganhas", (sem exigir nada em troca); apenas um sublime sentimento, sempre querendo o "bem", entretanto, parece que este sentimento de "amor universal" na verdade lhes causava muito "mal'.

Quando não mais suportaram a "hipocrisia", se "revelaram" de forma vil, torpe, raivosa, como se fossem queimados por um "calor" muito forte que meu sentimento puro e sincero lhes "causava" e corroíam suas "entranhas", e quanto mais eu inocentemente me dedicava, mais era odiado, precisaram tirar "todos os meus bens materiais e imateriais" e falarem "claramente" e com acentuado dolo, para que eu pudesse entender, ou seja, realmente tiraram meu chão... só assim, compreendi, a "duras pena", pela extrema dor física e mental! Só me restou o "tombo, e conseqüente catacumba"... Como explicar isso!

Na história da Filosofia, encontramos notáveis e memoráveis nomes que tentaram explicar o "dualismo" entre o bem e o mal, chegando a considerar alguns teólogos, como sendo o Bem (Divino) e o Mal (Maligno), surgindo no século III uma nova vertente o "Maniqueismo" cujo fundador foi o profeta Persa Mani (Manés) com idéias de vários segmentos religiosos, considerando Zoroastro, (ética) Buda e Jesus como "pais da Justiça", e pretendia, através de uma revelação divina, purificar e superar as mensagens individuais de cada um deles, anunciando uma verdade completa. (extraído do site: http://www.xr.pro.br/ensaios/maniqueismo.html).

Conforme as suas idéias, a fusão dos dois elementos primordiais, o reino da luz e o reino das trevas, teria originado o mundo material, essencialmente mau. Para redimir os homens de sua existência imperfeita, os "pais da Justiça" haviam vindo à Terra, mas como a mensagem deles havia sido corrompida, Mani viera a fim de completar a missão deles, como o Paráclito prometido por Cristo, e trouxera segredos para a purificação da luz, apenas destinados aos eleitos que praticassem uma rigorosa vida ascética. Os impuros, no máximo podiam vir a ser catecúmenos e ouvintes, obrigados apenas à observância dos dez mandamentos. Embora esteja na "desobediência" do homem a Deus, descrito na Bíblia no livro de Genesis (criação do mundo) que tenha tudo começado (Arvore do conhecimento do bem e do Mal Gn. 2.9). Vários filósofos tentaram uma explicação, para o bem e o mal, alguns defendendo que o mal é uma força ativa e muitas vezes personificada na figura de uma entidade como o Diabo, Satanás e tantos outros nomes.

Plotino Filósofo Grego, da tradição (Platônica) defendia os três princípios o UM o INTELECTO e a ALMA, para Emmanuel Kant o ser humano teria uma propensão para o mal, apesar de ter uma disposição original para o bem. Foi Sam Keen (Filósofo Americano) que ficou conhecido por explorar as questões sobre o amor, da vida, religião e o homem na sociedade contemporânea, tornou-se independente ao afirmar que " a dinâmica do mal é devida fundamentalmente à negação da condição de criatura".

O mundo se lhe apresenta assim como um ambiente hostil, o que o obriga a tentar modificá-lo a ponto de eliminar os acidentes, a insegurança, que, no fundo, não são senão aspectos inerentes da vida na Terra. Para Becker, ao não conseguir atualizar a transferência original, isto é, ao não depositar sua necessidade de segurança psíquica num Ser Transcendental, o indivíduo passa a negar sua condição de "criatura" e, por conseguinte, também a de seus semelhantes, os quais podem ser então eliminados nesse processo de tornar o mundo um lugar mais seguro — e daí o mal. (fonte: link

Quando se "ama incondicionalmente", vemos no outro, nosso "reflexo" nosso "eu interior" manifestado completamente, portanto temos todo cuidado, carinho, zelo, respeito, enfim felicidade plena pela realização do outro no alcance de suas vontades e satisfação de necessidades, não dando lugar ao "mal" portanto, se mostra injusto e ingrato, o tratamento que recebe daquele que se ama, principalmente quando os atos vêm revestidos tão-somente pelo prazer de tirar tudo que foi construído, bens, materiais e imateriais, e até mesmo as crenças, uma verdadeira destruição, "lhe tirando totalmente o chão" deixando e sentindo prazer pela "queda" "fatal", de quem lhe construiu...(fonte: link

Estando no fundo do "poço"... resolvi usar as "pedras" que me foram atiradas, para construir um novo "alicerce"; os tijolos que me atiraram para me destruir, utilizei para construir uma "escada" para me tirar do chão úmido e lodoso do poço que me jogaram..., e as "mentiras e falsas acusações" foram usados como um "slogan", um "mantra" para me re-inventar, e conseqüente reconstrução de um novo proceder, aflorando novos "dons" no meu ser, exteriorizados nas telas por mim pintadas, verdadeiras obras de arte, que nesses tempos difíceis, me alimentou.

Com isso ganhei uma nova vida, novos pensamentos, novos entendimentos, um verdadeiro "aprendizado" para que eu não repita os mesmos "erros" e entendendo claramente que: - em verdade, me colocando no lugar do "outro", percebo com muita tristeza, a infelicidade daquele que não consegue viver "feliz" em plenitude, pois seu "caráter" seu sucesso pautado em seus "bens materiais", e até mesmo seu sentimento de "cheguei lá" em sua base, em seu alicerce, está a "infelicidade de alguém" e isso é a maior "punição", pois ao ver que seu alvo de destruição de outrora, não foi vencido, ao contrário, se reconstruiu se reinventou e alçou "vôo" como se fosse uma "águia" ... então vê sua "Mesquinhez", seu "caráter" alimentado pelo mal, reiniciará um novo "ciclo", e só alcançará felicidade se encontrar alguém para destruir novamente... levam uma vida sofrida e sempre em sentido contrário ao AMOR VERDADEIRO E INCONDICIONAL.

Ah! e eu, como estou?

Bem! Totalmente agradecido, a estas pessoas que me fizeram mal, pois que, se não houvessem tirado meu chão... eu não aprenderia a voar... não saberia para onde ir, não teria história para contar e distinguir entre o "bem" e o "mal" não teria encontrado meu caminho, pois quando se navega sem destino, não sabe aonde vai chegar...

Agradeço ao criador, ter me ensinado o Caminho para viver rica e abundantemente, ainda que se utilizando das pessoas que amei incondicionalmente, me causando muita dor, tirando-me as riquezas materiais que arduamente construí, vivenciando assim, o dito outrora pelo "Messias" "meu reino não é deste mundo"..."meus valores são outros" aprendi até a "filosofar: "Há quem só enxerga beleza no glamour do brilho do porcelanato, no reclamo de tropeçar na imperfeição do seu assentamento e entristece-se quando nele não pisar... Eu, alegro-me por ter olhos sadios para ver a luz, e as pernas para caminhar... e agradeço quem me deu a vida, sem nada cobrar...

Djalma Leandro” - MBA-Ajurídica 2018.

(somos todos um...)


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 3 | Votos: 41 Atualizado em 06/05/2018

Autor: Djalma da Silva Leandro   
Djalma da Silva Leandro, Advogado, Especialista, Holistico, Doutorando em Ciências Jurídicas,Universidad Católica Argentina. 
E-mail: drdjalma@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Adeus aos preconceitos!
Feliz é aquele que sabe o que quer...
Você já despertou?
Fibromialgia
Depressão por inveja
Qual é o caminho?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
sexta-feira, 15 de novembro de 2019

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa