Menu

Tradições Ciganas

Atualizado dia 7/12/2006 8:33:56 AM em Autoconhecimento
por Ramona Ferreiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os ciganos tÊm seu próprio código de ética; honra e justiça.
O líder de cada grupo cigano, chama-se Barô/Gagú e é quem preside a Kris Romanis (Conselho de Sentença ou grande tribunal do povo rom).

Possuem um mestre de cura, que é um Kakú (homem ou mulher) que possui dons de grande para-normalidade. Eles usam ervas, chás e toques curativos.
Os ciganos geralmente se reúnem em tribos para festejar os ritos de passagem: o Nascimento, a Morte, o Casamento e os Aniversários.
O misticismo e a religiosidade, fazem parte de todos os hábitos da vida cigana. A maior parte deles acredita em um único Deus. Normalmente, assimilam as religiões do lugar onde se encontram, mas jamais deixam de lado o culto aos antepassados.
Acreditam em mau-olhado, na reencarnação e na força do destino, contra a qual não adianta lutar.
Interagem com a Natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.

A santa de devoção dos Ciganos é Santa Sara Kali. Sara, possui a pele negra, daí ser conhecida como Sara Kali, a negra. Ela distribui bênçãos ao povo, patrocina a família, os acampamentos, os alimentos e também tem força destruidora, aniquilando os poderes negativos e os malefícios que possam assolar a nação cigana. O dia de Santa Sara é comemorado nos dias 24 e 25 de maio, quando ciganos espalhados pelo mundo todo, passam a noite de vigília e oração, com velas azuis, flores e vestes coloridas; muita música e muita dança, representando o processo de purificação e renovação da natureza.

Quanto a sexualidade, sua moral é bastante conservadora. Não recebem nenhum tipo de iniciação sexual e ter filhos é a principal função do sexo. Descobrir os seios em público é comum e natural, mas nenhuma mulher pode mostrar as pernas, pois da cintura para baixo todas são impuras. Vem daí a imposição das saias compridas e rodadas para as mulheres, que também são proibidas de cortar os cabelos, e nunca sentam à mesma mesa que os homens. Em contrapartida, são elas, que cada vez mais assumem a maior parte do sustendo da família com a leitura da sorte.

As crianças ciganas normalmente só freqüentam até o 1o. Grau nas escolas dos gadjés (não-ciganos), a fim de aprenderem a ler e as quatro operações aritméticas, muito por conta do preconceito de que são vítimas.

Para o Povo Cigano, a Lua Cheia é o maior elo de ligação com o "sagrado", quando são realizados mensalmente os grandes festivais de consagração, imantação e reverenciação à grande "madrinha". A celebrações da Lua Cheia, acontecem todos os meses em torno das fogueiras acesas, do vinho e das comidas, com danças e orações.

Seus principais oráculos são as cartas,a leitura das mãos e as magias realizadas com as forças da natureza.

Ramona Ferreiro
Baralho Cigano
[email protected]
(21) 9519-5129



Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 289


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ramona Ferreiro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa