Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Transtorno de Ansiedade: O que é, quais as causas e sintomas

por Aline Lisboa Farias
Transtorno de Ansiedade: O que é, quais as causas e sintomas

Publicado dia 13/4/2019 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


O transtorno de ansiedade é caracterizado pelo excesso de preocupação ou apreensão sobre determinados assuntos. A ansiedade excessiva gera problemas físicos e mentais que comprometem a vida do indivíduo. Sentir ansiedade ou medo é comum. O problema é quando esses sentimentos te oprimem e te fazem deixar de praticar alguma ação prejudicando a sua qualidade de vida.

Há teorias que dizem que a ansiedade se dá por processos químicos no organismo. Outras revelam que a ansiedade tem origem em traumas vividos durante a infância. Mas, a verdade que não quer calar é que, independente do motivo que a levou a ter uma crise de ansiedade, esse transtorno pode gerar diversos problemas e comprometer a sua rotina.

Neste artigo, vou falar sobre alguns aspectos dessa doença para que você entenda melhor a respeito deste assunto.

Principais causas e grupos de risco do transtorno de ansiedade

O número de pessoas com transtorno de ansiedade só cresce. É um problema comum que pode atingir qualquer pessoa, independente de raça, condição social ou religião.

Acredita-se que problemas relacionados com o sistema nervoso desencadeiem esta doença. Alguns hormônios podem ser afetados quando você tem crises de ansiedade.
A crise de ansiedade pode ser desenvolvida pelos seguintes fatores:
 
  • Algumas doenças: pessoas com doenças cardiovasculares possuem maior risco de ter transtorno de ansiedade. Bem como: pessoas com hiper e hipotireoidismo, doença do refluxo gastresofágico e mulheres na menopausa.
  • Traumas infantis: pessoas que já passaram por algum trauma durante a infância podem desenvolver crises de ansiedade, principalmente se não procuraram ajuda.
  • Doença grave: possuir uma doença contaminante ou alguma outra doença que seja fatal pode fazer com que você desenvolva transtorno de ansiedade. Por isso é importante ter sempre ajuda psicológica se descobrir ter alguma doença desse gênero.
  • Genética: alguns estudos revelam que se você já teve alguém com transtorno de ansiedade na família, há uma probabilidade grande de desenvolver esse tipo de problema. Não é regra, mas pode ser um dos motivos que levam alguém a ter crise de ansiedade.
  • Vícios: quem tem vícios tais como cigarro, álcool ou algum tipo de droga pode ter crises muito piores do que não viciados.
Dificilmente o transtorno de ansiedade ocorre sozinho. Ele pode vir acompanhado por fobias, síndrome do pânico, quadros depressivos, vícios e transtorno de estresse pós-traumático. Uma boa forma de combater a ansiedade é por meio de técnicas de relaxamento através da respiração.

Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?

Além da preocupação excessiva, o indivíduo com transtorno de ansiedade pode sentir vários músculos do corpo se enrijecerem. Além disso, pode haver problemas sociais, emocionais e alguns sinais físicos.

Confira uma lista dos principais sintomas:
 
  • Dores de cabeça em excesso;
  • Náuseas;
  • Cansaço extremo;
  • Irritabilidade;
  • Constante estado de alerta sem motivo aparente;
  • Falta de concentração;
  • Inquietação;
  • Tendência a desenvolver TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).
Além desses sintomas, algumas pessoas também podem apresentar problemas em se relacionar. O transtorno de ansiedade afeta também a segurança do indivíduo fazendo com que tenha problemas para falar em público.

Importância do tratamento do transtorno de ansiedade

Para amenizar os sintomas do transtorno de ansiedade muita gente acaba se enveredando por lugares não recomendados. Tomando decisões errôneas, como por exemplo: buscando ajuda nos cigarros, bebida e drogas. Essa atitude está totalmente errada e pode fazer com que você tenha quadros ainda mais graves.

O excesso de ansiedade pode fazer com que você fique depressivo e com outros problemas. Por isso, é importante buscar ajuda profissional. Consultar um médico é sempre o indicado.
Dependendo do quadro de transtorno de ansiedade que você apresentar, o médico irá indicar psiquiatra e psicólogos para você. É possível que você também visite um neurologista.

É importante perceber que a ansiedade excessiva é um problema e pode te trazer muito sofrimento. Se você acha que está com esse problema consulte um médico. Não fique no “achismo”. O transtorno de ansiedade é uma doença que pode te atar de viver e te impedir de fazer o que você mais gosta!

Espero que essas dicas tenham ajudado a esclarecer sobre o transtorno de ansiedade. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1

Sobre o Autor: Aline Lisboa Farias   
Aline Lisboa, Psicóloga pela Universidade Mackenzie, pós-graduanda em Arteterapia pelo IJEP, co-fundadora do projeto Cor&Ação e Proprietária da Lysis Clínica de Psicologia. Realizo atendimentos psicológicos com crianças, adolescentes, adultos, idosos e casais
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Veja também
artigo Sabedoria
artigo Quais as deusas que habitam dentro em mim?
artigo Felicidade em suas asas
artigo Coração Ardente II

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




horoscopo

auravide auravide

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa