Menu

Tratamento espiritual ou terapia de regressão?

Atualizado dia 7/31/2006 9:53:48 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

No Brasil, atualmente, existem vários psicoterapeutas oficiais ou alternativos que utilizam a regressão a vidas passadas em seus métodos de trabalho. Muitos destes terapeutas utilizam também o conhecimento espiritualista associado às suas metodologias psicoterápicas, pois as escolas que formam estes profissionais costumam mesclar em seus currículos os dois conhecimentos.

Entretanto, considerando-se o número de e-mails recebidos de diversos lugares do país, observa-se que ocorre com um expressivo percentual de pessoas, alguma ou muita confusão a respeito do que significam, distintamente: psicoterapia, regressão a vidas passadas e tratamento espiritual.

Com o propósito de esclarecer o leitor que se enquadre nos perfis anteriormente descritos, tentaremos desenvolver cada um dos conceitos:

1) Psicoterapia: tratamento dos distúrbios psíquicos por meio de técnicas psicológicas que visam à restauração do equilíbrio emocional do paciente;

2) Regressão a vidas passadas: técnica terapêutica que visa fazer o paciente acessar informações de sua memória extracerebral (periespiritual), onde fica registrada a memória de existências passadas. O acesso a este conteúdo, através da revivência, tem a finalidade investigativa de obter importantes informações que digam respeito à queixa principal do paciente e que, desta forma, venha contribuir no processo psicoterapêutico e, como decorrência, no processo de autoconhecimento da pessoa;
Observação: As informações obtidas através da experiência de regressão só terão sentido para o processo se o terapeuta, através das sessões de psicoterapia, fizer as necessárias associações entre passado e presente, ou seja: conseguir detectar a sintonia (padrão comportamental) que vem causando, historicamente, desconfortos à pessoa.
3) Tratamento espiritual: Apesar de existir afinidade sob o ponto de vista da teoria da reencarnação, na verdade, os tratamentos espirituais estão associados a algumas opções religiosas, como por exemplo o Espiritismo com a sua terapêutica espírita: atendimento fraterno, passes, desobsessão, etc. Porém, ao que tudo indica, a psicologia e a psicoterapia avançam para que aconteça, num futuro próximo, a unificação do conhecimento científico com o conhecimento religioso. Mas, por enquanto, estes conhecimentos continuam separados e não devem ser confundidos na prática consultorial.

Contudo, o psicoterapeuta na fase inicial da regressão, durante o processo de relaxamento físico e de expansão da consciência de seu paciente, deverá estar atento e preparado para o que puder acontecer em situações consideradas incomuns, como veremos a seguir:
1) "Presença": quando uma entidade espiritual manifesta-se através da pessoa;
2) Contato espiritual: normalmente relacionado a situações que estejam associadas àquelas pessoas que procuram a psicoterapia porque são médiuns videntes mas não sabem (vêem vultos ou imagens). Uma ou mais entidades que essa pessoa vê, poderá manter contato estabelecendo um diálogo com ela;
3) Simbolismo: imagem congelada que exigirá do terapeuta a interpretação precisa e necessária das informações que o paciente passou-lhe da experiência.

A forma como o terapeuta administrará as situações incomuns, encontra-se na razão direta do seu preparo, conhecimento e formação. Por outro lado, cabe à pessoa leiga, ao procurar auxílio nas terapias que trabalham com regressão a vidas passadas, informar-se sobre as opções existentes e fazer a sua escolha com segurança.
No entanto, não esquecendo que tratamento espiritual, se for o caso da sua decisão, poderá ser encontrado em algumas opções religiosas que desenvolvam suas metodologias com seriedade e ética.
Em princípio, não existe contra-indicação para que as pessoas, se assim desejarem, freqüentem a sua casa religiosa e o seu psicoterapeuta de preferência.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:


Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa