Menu

TVP- Uma abordagem terapêutica para o espírito (final)

Atualizado dia 9/2/2006 1:39:16 PM em Autoconhecimento
por Victor Sergio de Paula


Facebook   E-mail   Whatsapp

5.5 HERMÍNIO C. MIRANDA – O ESPIRITISMO E A TVP

Hermínio Correa de Miranda é, sem dúvida, um dos maiores escritores espíritas modernos que vem contribuindo para o aprofundamento de diversos temas pertinentes à Doutrina dos Espíritos. Entre eles destacamos: mediunidade, obsessão-desobsessão e regressão de memória. Seus livros trouxeram uma contribuição extraordinária ao espiritismo, pois tem conseguido construir uma verdadeira “ponte” entre a doutrina de Kardec e as ciências acadêmicas, em especial a psicologia, a psiquiatria e a filosofia, cujas informações utiliza para embasar seus trabalhos.

Publicou obras do porte de “Condomínio Espiritual” na qual analisa a SPM – Síndrome das Personalidades Múltiplas, inferindo do seu estudo as bases mediúnicas da disfunção psíquica e “Autismo” em que aborda essa doença do psiquismo sob a ótica da existência de um espírito eterno, preexistente ao corpo físico.

Na área dos estudos relativos à mediunidade escreveu, em 2(dois) volumes, o clássico “A diversidade dos Carismas – Vols. I e II ”, no qual discorre de forma ampla e fundamentada em extensa bibliografia, sobre o fenômeno mediúnico em suas diversas vertentes.

5.5.1 A REGRESSÃO DE MEMÓRIA NOS ESPÍRITOS

Realizando extensas pesquisas teóricas e experimentações de muitos anos dentro do delicado terreno da obsessão-desobsessão, Hermíno C. Miranda trouxe-nos para estudo e aplicação, as seguintes obras: “Diálogo com as sombras”, “Histórias que os espíritos contaram”, “A Dama da Noite”, “Irmã do Vizir” e “O Exilado”.

Não bastasse a complexidade do assunto tratado – o drama da obsessão - o autor introduz dentro das lides espíritas (pelo menos, na literatura não-mediúnica), a técnica da REGRESSÃO DE MEMÓRIA como ferramenta para a libertação dos envolvidos nas tramas obsessivas, numa enfâse especial às histórias multimilenares dos desencarnados que apresentaram-se durante décadas nas reuniões de desobsessão realizadas pelo grupo ao qual Hermínio Miranda pertencia. Aplicando “passes magnéticos” nos espíritos incorporados aos médiuns fazia-os retornar no tempo, descortinando as origens dos processos de vingança que ora promoviam contra seus antigos algozes.

A TERAPIA REGRESSIVA nos espíritos desencarnados tornou-se um poderoso instrumento de cura, porque à medida que voltavam às recordações do pretérito passavam a conhecer as raízes dos sentimentos de ódio que nutriam por suas vítimas, chegando, então, à catarse libertadora. Acessando memórias profundas, conduzidos pelas mãos hábeis de Hermínio C. Miranda, compreendiam a realidade da lei de causa e efeito, reconhecendo que os prejuízos que suas vítimas lhes causaram era um reflexo das suas transgressões àquela lei. RECORDAVAM E LIBERAVAM-SE!

Hermínio C. Miranda abriu-nos um amplo leque de abordagem psicoterápica nas tarefas desobsessivas ao implementar a REGRESSÃO DE MEMÓRIA como instrumento de cura, também para aqueles que já descartaram seus corpos físicos.

5.5.2 O CASO LUCIANO DOS ANJOS

No livro “Eu sou Camile Desmoulins”, Hermínio Miranda mergulha profundamente na questão da REGRESSÃO DE MEMÓRIA e, através da aplicação do magnetismo, leva seu amigo LUCIANO DOS ANJOS até a época da Revolução Francesa onde identifica sua encarnação como CAMILLE DESMOULINS, publicista e político francês que em 12 de julho de 1789 levou a multidão reunida no jardim do Palácio Real, num arrebatador discurso, a tomar as armas, culminado com a famosa Queda da Bastilha. A pesquisa desenvolvida por Hermínio C. Miranda é de uma amplitude tamanha que ele e Luciano dos Anjos conseguiram identificar até outros personagens da Revolução Francesa que reencarnaram no Brasil.

6. CONCEITO DE TERAPIA DE VIDAS PASSADAS

A TVP – Terapia de Vidas Passadas - é uma teoria psicoterapêutica que possui arcabouço teórico próprio, utilizando-se de um conjunto de técnicas. O fundamento da TVP é a existência de outras vidas ou REENCARNAÇÔES, razão de ser dessa modalidade psicoterápica que parte do pressuposto de que muitos “problemas” desta vida atual têm raízes profundas nas vidas passadas da consciência.

Os principais objetivos da Terapia de Vidas Passadas são curar traumas, medos, fobias e outras doenças para as quais não foram obtidas a remissão dos sintomas, tanto físicos como emocionais e psicológicos.

6.1 UMA SÍNTESE DAS TÉCNICAS DA TVP

Os instrumentos técnicos utilizados na Terapia de Vidas Passadas proporcionam ao paciente diversos estados alterados de consciência que vão desde um estado de relaxamento superficial (consciente) até a inconsciência do sono profundo. Os métodos de exploração das vidas passadas podem ser indutivos, quando a queixa principal do paciente serve de “porta de entrada” para o passado, a visualização de imagens de acesso às memórias pregressas como portas, pontes, portais que ultrapassados, disparam os mecanismos da memória, e ainda mais, a hipnose clássica e os chamados passes magnéticos.

Morris Netherton que sistematizou a TVP em meados da década de 70 do século XX, elucida-nos que os mecanismos das sessões de regressão obedecem a três etapas: Ação Provocadora, Ação Conscientizadora e Ação Transformadora.

Assim, quantos às ações, temos que:
- Ação Provocadora – localizar no passado do indivíduo a origem do problema apresentado na queixa, ou seja, localizar a situação traumática; localizar as decisões de vida tomadas no momento passado; esgotar as cargas emocionais, cognitivas, imaginativas e somáticas da situação traumática localizada.
- Ação Conscientizadora – promover a separação do momento passado do momento presente através da conscientização da realidade passada; levar à compreensão de porque os incidentes tiveram aquele curso no passado e que pertencem a um momento passado e não presente do indivíduo; fazer o indivíduo compreender seu papel face aos incidentes passados, levando-o entender suas escolhas perante eles.
- Ação Transformadora – através da conscientização do momento passado, localizar no presente momentos onde a decisão de vida adotada no passado foi utilizada para o momento presente de vida; buscar novas opções de ação frente às situações localizadas no presente; estabelecer metas de ação no presente com base nas redecisões realizadas.

A Terapia de Vidas Passadas é, enfim, uma forma extraordinária de tratar o ser humano em todos os seus aspectos, considerando-o um ser imortal formado por um conjunto de diferentes corpos, basicamente o físico e o espiritual, e com todo um conjunto de experiências, felizes ou infelizes que, de alguma maneira, emergindo do seu passado remoto ou próximo podem afetar o seu presente. Não é a solução total para os problemas do espírto humano, mas conduz-no, sem dúvida, a uma compreensão ampliada daquilo que alguns chamam de carma, outros destino, para que possamos assumir sem demora as rédeas da nossa evolução.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Victor Sergio de Paula   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa