Menu

TVP- Uma abordagem terapêutica para o espírito (IV)

Atualizado dia 9/2/2006 1:35:20 PM em Autoconhecimento
por Victor Sergio de Paula


Facebook   E-mail   Whatsapp

5. OS EXPLORADORES MODERNOS DA TVP

A pesquisa dos mistérios do espírito humano atraíram a atenção de muitos homens e mulheres através da história, e assim como Mesmer no século XVIII, psiquiatras, médicos, psicológos da atualidade continuam a busca pelos complexos processos de gravação de nossas muitas vivências do passado, o que irá desembocar, indubitavelmente, na comprovação da hipótese da reencarnação.

O caminho ainda é longo, mas o território já possui alguns mapas cartografados por exploradores que, corajosamente, percorreram os labirintos da mente, do espírito humano, coletando informações e dados surpreendentes que confirmam os postulados da Doutrina dos Espíritos e de tantas outras tradições religiosas que afirmam sermos espíritos imortais e que vivemos muitas vidas interligadas, conecatadas entre si.

A seguir, descrevemos de maneira suscinta o trabalho de alguns dos melhores pesquisadores contemporâneos da TVP que traduziram em palavras as vivências do passado de milhares de homens e mulheres de todo o planeta, curando-os de seus traumas, medos, fobias e conflitos.

5.1 MORRIS NETHERTON – O PAI DA TVP

No ano de 1967, Morris Netherton, Phd em psicologia, na Califórnia, EUA, criou a TVP –Terapia de Vidas Passadas com o formato atualmente conhecido. Na época, ele não possuía qualquer crença em religião ou doutrina que utilizasse como postulado a hipotese da alma ter vivido muitas vidas anteriores ou reencarnação; ao contrário, Netherton era de família protestante, religião que descarta tal possibilidade.

O que conduziu Morris Netherton às pesquisas sobre a exploração de vidas passadas como método terapêutico foi um sonho, recorrente, no qual se encontrava em um navio que naufragava, morrendo afogado no incidente. Acordava sempre perturbado do sonho e, movido pela necessidade de libertar-se do pesadelo noturno, e também por sua curiosidade, contou o sonho ao seu terapeuta que submetendo-o à hipnose profunda fê-lo “reviver” com extremo realismo as cenas do naufrágio, ocasião na qual pôde ver o nome do navio naufragado e seu próprio nome no fatídico episódio. Procurou comprovar a possibilidade daquele incidente ter sido “real” e após pesquisar em vários bancos de dados marítimos, constatou que tanto o nome do navio como o seu “nome passado” eram reais, incluindo os detalhes do naufrágio.

Partindo de queixas semelhantes que na sua clínica psicológica apareciam com muita frequência começou a pesquisar sobre vidas passadas, criando um método de exploração do passado que revelou-se um poderoso instrumento de cura e evolução pessoal. Recomendamos a leitura do seu livro “VIDA PASSADA – UMA ABORDAGEM PSICOTERÁPICA”, Summus Editorial, no qual Morris Netherton descreve seus métodos de forma mais detalhada.

5.2 HANS TENDAM – DESCORTINANDO A METODOLOGIA DA TVP

Hans Tendam graduou-se em psicologia e pedagogia pela Universidade de Amsterdã, em 1968. Reside na Holanda, mas seu trabalho como psicólogo, pedagogo e consultor fazem-no viajar pelo mundo, trabalhando para empresas, entidades governamentais e não-governamentais da União Européia, Turquia, Nova Zelândia e Brasil.

Tendam é considerado um dos maiores teóricos do mundo em Terapia de Vidas Passadas e publicou obras consideradas fundamentais para o conhecimento aprofundado do tema, entre as quais indicamos: “PANORAMA SOBRE A REENCARNAÇÃO, Vol. I e II, e “CURA PROFUNDA - A METODOLOGIA DA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS”, ambas pela Summus Editorial.

Nas duas primeiras obras o autor faz uma pesquisa sobre a hipótese da reencarnação através dos tempos, compilando as tradições histórico-religiosas sobre o tema e, ainda mais, discorrendo sobre o trabalho de diversos autores que abordaram o assunto.

O livro “CURA PROFUNDA- A METODOLOGIA DA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS” é um tratado sobre os métodos utilizados pelo autor, no tratamento de problemas que possam ter sua origem em existências pretéritas. O livro é denso e complexo, próprio para aqueles que estudam as ciências da alma com profundidade.

Numa das últimas vezes que esteve em nosso país perguntaram-lhe por que ele considerava a TVP a mais eficiente das terapias, no que respondeu: “Uma grande fraqueza de muitas terapias é não tocar em emoções mais profundas. Na TVP o paciente pode se expressar e o terapeuta irá seguí-lo em qualquer caminho. Não quero interpretar, nem lidar com símbolos. A racionalização emperra o processo terapêutico. Quero ter acesso a uma parte da memória, por exemplo a emocional, e a partir daí abrir a memória de vivências. Através da memória e da catarse, o paciente consegue se liberar de culpas, medos e outros sentimentos dolorosos. Esse processo é muito rápido. Em média leva três sessões. Também não cria dependência, pois o objetivo não é conversar, mas trabalhar um determinado problema”.

A resposta de Hans Tendam resume, a meu ver, o método que ele utiliza para resolver as dores da alma apresentadas por seus pacientes, de maneira a alcançar sua remissão.

5.3 BRIAN WEISS – ATRAVESSANDO AS BARREIRAS

Brian Weiss formou-se na Universidade de Yale, em psiquiatria, e trabalhou durante muitos anos na sua prática médica dentro dos paradigmas defendidos pelas ciências convencionais. Abandonou uma prestigiosa cátedra no Hospital Monte Sinai, nos EUA, para se dedicar tão-somente à terapia de vidas passadas e, atualmente, vidas futuras, também, no seu consultório particular.

A vida do Dr. Brian sofreu uma verdadeira reviravolta durante as descobertas realizadas durante o tratamento de uma paciente, há 24 anos atrás. Usando métodos convencionais da psquiatria a paciente que ele chamou de Catherine – nome fictício, é claro - não alcançava uma solução de seus sintomas, seus problemas. Nenhum medicamento ou técnica faziam efeito. Tentou a hipnose em determinada sessão e para seu espanto, Catherine “voltou” ao que seria, aparentemente, uma vida passada sua. E o extraordinário da questão foi que, após alguns retornos ao passado, ela estava absolutamente curada de seus desequilíbrios atuais.

O Dr. Brian Weiss utiliza a hipnose clássica para levar seus pacientes às lembranças do passado. Iniciado o transe, conduz o paciente aos eventos traumáticos arquivados na memória profunda, identificando-os e integrando a experiência do passado com o presente, num trabalho parecido com a psicanálise.

Perguntado sobre a opinião da comunidade científica sobre a existência de vidas passadas, o Dr. Brian Weiss disse: “Quanto à comprovação científica digo aos céticos que experimentem e sintam os efeitos positivos da TVP antes de criticar.”

Recomendamos a leitura dos seguintes livros do Dr. Brian Weiss: “MUITAS VIDAS, MUITOS MESTRES”, “SÓ O AMOR É REAL” e “A CURA ATRAVÉS DA TERAPIA DE VIDAS PASSADAS”, todos publicados no Brasil pela editora Sextante.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Victor Sergio de Paula   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa