Menu

TVP - Uma Abordagem Terapêutica para o Espírito (Parte II)

Atualizado dia 8/20/2006 6:23:42 PM em Autoconhecimento
por Victor Sergio de Paula


Facebook   E-mail   Whatsapp

3. KARDEC E AS VIVÊNCIAS PASSADAS

Allan Kardec estudou em conjunto com a equipe espiritual da Codificação, as questões relativas às memórias de vidas anteriores, e propôs uma série de perguntas aos seus amigos espirituais que, elucidaram pontos importantes à compreensão dos mecanismos das memórias de vidas passadas.

3.1 ESQUECER E LEMBRAR – A MEMÓRIA DO ESPÍRITO

Contrários a Terapia de Vidas Passadas, seus opositores utilizam de forma literal, a resposta à pergunta 392 do Livro dos Espíritos, que é a seguinte: “ – Por que o espírito encarnado perde a lembrança do seu passado? O homem não pode nem deve saber tudo. Deus em sua sabedoria quer assim. Sem o véu que lhe encobre certas coisas, o homem ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição do escuro para a luz. O esquecimento do passado o faz sentir-se mais senhor de si”.
Primeiramente, em nenhum momento os Benfeitores espirituais falam em proibição absoluta de lembrar do passado. Sabiamente, falaram que é necessário um período de transição, para evitar o deslumbramento.
O deslumbramento no caso de revivermos vidas passadas, dar-se-ia na medida em que, eventualmente, poderíamos nos sentirmos especiais, verdadeiros iluminados, com relação àqueles que não tivessem a mesma experiência.
Daí, ainda haver a necessidade, em nosso atual estágio evolutivo, de fazermos um período de transição (evolução espiritual), para podermos conquistar o acesso aos nossos bancos de memória integral, retirando-nos a pretensão de nos sentirmos especiais ou iluminados.

3.1.2 A MEMÓRIA DO PASSADO

Na resposta à pergunta 395 do L.E. os Amigos Espirituais de Allan kardec afirmam categoricamente que: “…Muitos sabem, entretanto, o que foram e o que fizeram; se fosse permitido dizer abertamente, fariam singulares revelações sobre o passado (grifos nosso).”
Tal revelação, irretocável, descortina a realidade de que, alguns seres humanos “sabem o que foram e o que fizeram” no passado, mesmo sem utilizarem qualquer forma de terapia, ou técnica regressiva.
Resta-nos perguntar: - O que predispõem tais pessoas à lembrança natural das vidas passadas? A genética, por quê? Trato com a paranormalidade no passado? Treino de regressão de memória no plano espiritual, antes da nova encarnação?
Temos mais perguntas, e poucas respostas, à medida que avançamos no pantanoso terreno das vivências de vidas passadas.

3.2 A MEMÓRIA DO PASSADO NOS MUNDOS SUPERIORES

Mestre Kardec recebe na resposta à pergunta 397 do L.E., importante instrução quanto à possibilidade natural da lembrança do passado, em que temos: “ …à medida que o corpo se torna menos material, as lembranças se revelam com mais exatidão. A lembrança do passado é mais clara para os que habitam um mundo de uma ordem superior (grifo nosso)”.
O Codificador coloca a questão do esquecimento das vidas passadas como um mecanismo de proteção, uma verdadeira blindagem contra lembranças dolorosas, e em sua anotações à resposta da pergunta 394 expressa: “ Não havendo motivos de glória no passado, é bom que um véu seja lançado sobre ele. Isso está perfeitamente de acordo com a Doutrina dos Espíritos sobre os mundos superiores ao nosso. Nesses mundos, onde apenas reina o bem, a lembrança do passado nada tem de doloroso; eis porque neles pode se saber da existência anterior; como sabemos o que fizemos ontem. Quanto à estada que fizeram nos mundos inferiores, não é mais, como dissemos, que um sonho ruim (grifos nosso)”.
Logo, podemos entender que, nos mundos mais adiantados do que a Terra, não há perda da memória de existências passadas, quando se recomeça uma nova vida, por inexistirem traumas, conflitos, dores físicas ou morais que, poderiam trazer, caso fossem recordados espontaneamente, mais dores e sofrimentos.
Fica cristalina a certeza de que, em nosso momento evolutivo atual, quando lembramos de vidas passadas, estaremos recordando dores e conflitos, na maioria das vezes, daí a indicação terapêutica da Terapia de Vidas Passadas, como veremos adiante, como avançado processo de cura do encarnado e do desencarnado.

Parte III

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Victor Sergio de Paula   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa