Menu

UM APRENDIZADO ESPECIAL !

Atualizado dia 5/19/2006 1:10:29 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em uma daquelas reuniões semanais, entramos no templo sabendo que teríamos uma forte instrução; todos estavam em profunda introspeção. Ao adentrarmos com passos regulares nos deparamos com uma luz tênue que repousava sobre o mestre que estava à nossa espera; iniciamos, então, toda uma ritualística; sentados e ansiosos, começamos por receber os ensinamentos.

O tema proposto da noite era sobre a própria vida. Como tudo é efêmero e passageiro, como não damos conta da transitoriedade da vida. Olhei ao redor e vi a beleza de uma estátua e o mais interessante é que ela tinha duas faces: uma que aparentava o prazer e outra a dor; num instante o mestre disse que o mais importante é entender que cada momento de nossas vidas tem a sua beleza, que tudo é dinâmico, que no prazer nós expandimos e na dor contraímos, um movimento que complementa o outro. Um movimento indispensável.

De uma maneira simples e direta o sábio nos concedeu a lição da importância dos opostos e disse que nós não podemos ser felizes somente quando temos prazer, pois perderemos o maior aprendizado da nossa existência. Alguns minutos de silêncio e o aroma do incenso caracterizava um momento de profunda meditação e reflexão. Então, o mestre colocou mais uma de suas frases: "Cada um de vocês deve descobrir um jeito de ser feliz na experiência dolorida, porque ela carrega a oportunidade do desenvolvimento."

Naquele instante a minha mente começou a buscar analogias, experiências e como um toque sensível e direto, as coisas ficaram transparentes e lúcidas. Buscar um jeito de ser feliz e aproveitar as nuances da vida seria, sem dúvida, o nosso aprendizado. O mestre levantou-se, espalmou as mãos em direção de um símbolo erguido no templo - o sol - e disse: "Não desfrute somente do sol." E depois apontando para o outro lado, onde tinha o desenho de uma meia lua, disse para também apreciarmos o luar.

E continuou: "Não desfrute somente da calmaria..." E num instante o templo silenciou. Num intervalo de minutos, com os olhos fechados, sentimos o romper do silêncio feito pelo forte som de um sino, e logo seguiram-se outras palavras: "... aproveite também a tempestade."

Tudo isso enriquece a existência. A calmaria e a tempestade. O mestre, então, começou a andar em círculos, mostrando o dinamismo da vida; e disse-nos que a felicidade é um jeito de viver, uma conduta, uma atitude.

Em minhas mãos ele colocou uma moeda e perguntou: "Você está feliz?" Eu simplesmente respondi que sim. Ele, então, perguntou: "Então, o que você vai fazer com a moeda?"
Eu disse que não sabia. O mestre olhou para mim e reforçou: "Você está infeliz." Fiquei intrigado. Ele retirou a moeda de minhas mãos e disse que a felicidade não é o que as pessoas têm, mas o que elas fazem com isso. A felicidade não é o que acontece na nossa vida, mas como nós elaboramos esses acontecimentos.

Passamos algumas horas em profundo silêncio. A lição havia sido dada; agora cabia a cada um de nós realizarmos a prática no dia-a-dia. Ao sairmos do templo estávamos leves e preenchidos de uma compreensão que não deveria apenas ficar em nós. Sabíamos que para eliminar o sofrimento, conhecer os lances da vida era necessário, assim como sentir todas as experiências que chegavam até nós, como verdadeiras oportunidades de crescimento..

Assim foi aquele dia de aprendizado. Uma iluminação em doses homeopáticas.

Dr.Paulo Valzacchi (www.autoconhecimento.valzacchi.com.br) é Biomédico, palestrante e professor
especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de auto-conhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.

Contato: [email protected]

* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *

-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O

O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para
seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.


Acesse o nosso site : link
Compre a revista ACREDITE EM VOCÊ com o Dr.Paulo, já nas bancas"

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa