Menu

Um investimento lucrativo!

Atualizado dia 9/17/2014 7:41:50 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em que vale a pena investirmos? O que é mais lucrativo em nossas vidas? É fato que passamos a vida correndo atrás de coisas que possam nos beneficiar, algumas vezes as encontramos e outras não. É dever do homem zelar pelo seu bem-estar material; o problema é quando esta busca pelo supérfluo torna-se a razão última da sua existência; como se a única coisa que valesse a pena fosse as posses materiais. Eis que surge o apego e suas consequências. Insano homem, que faz de seus poucos anos de vida na matéria um encarceramento, uma prisão ao seu próprio ego. Esquece ele que um dia, o mais refinado ouro vai perecer assim como seu corpo. Ignora, ainda, que nada é seu e que um dia a força natural das coisas vai decompor tudo aquilo que ele julgava ser propriedade sua. Para este, a única salvação é compreender que estamos aqui para investir em algo que não nos pode ser tirado. 
 

Quem dera se a nossa vida aqui na Terra fosse eterna e as coisas que aqui "possuímos" fossem de fato, propriedade nossa; então, todos os nossos esforços pelo supérfluo e dispensável se justificariam. Mas não é assim, por sorte! Digo "sorte" por que mesmo vivendo por um curto período de tempo, o homem egoísta é capaz de cometer atrocidades infundadas, tudo em nome de um pedaço de território, ou nome de uma ideologia ou crença, mas acima de tudo, em nome do seu ego grotesco - vide os tristes fatos históricos que, por sinal, estão se repetindo na Faixa de Gaza.
 

Mas sabemos que a revolta não nos levará a solucionar tais fatos. Gandhi dizia que "a única revolução possível é dentro de nós mesmos". Estou convencido de que isto é verdadeiro. Qualquer atitude que tomarmos motivados pelo ego, inevitavelmente será de efeito catastrófico, ao passo que qualquer ação motivada pelo amor poderá resultar em bons frutos. Ora, talvez este seja o propósito em que devemos investir: a consolidação do amor em nós. Em analogia aos investimentos mundanos, podemos ter a absoluta confiança de que este é o único investimento em que não há risco de perda - desde que seja desapego, pelo ideal da evolução. 
 

Sabemos que o Cosmos respeita o nosso ritmo e que ele não tem pressa alguma que despertemos, afinal, temos o infinito pela frente. Isso significa apenas uma coisa: que o nosso Livre-Arbítrio prospera em face de nossas ações, mas não das consequências que tais atos acarretam. O pessimista religioso chama isso de "castigo divino", o homem consciente de si e de sua natureza cósmica vê ali a oportunidade de retornar à sintonia com a sua fonte, de restabelecer a paz que lhe é própria. Não é uma questão de ideologias ou de crenças, é unicamente o conhecimento de si mesmo. Somente devotando-se ao conhecimento de nossa natureza cósmica é que reconheceremos quanto tempo estamos perdendo buscando fora, aquilo que sempre esteve dentro de nós. Somente assim, temos chance de perceber que o único investimento realmente lucrativo é investir no desenvolvimento do amor, o restante é passageiro e perfeitamente dispensável.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa