Menu

Um lugar e um desafio

Atualizado dia 4/6/2007 5:09:25 PM em Autoconhecimento
por Maria Elda


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nesta Semana Santa, já que frequento a igreja semanalmente, decidi ir à missa todos os dias. Assim, até agora, fui de Domingo de Ramos até a Quinta-feira Santa, exceto hoje, Sexta-feira Santa, em que resolvi me aquietar em casa e escrever um pouco.

Pois bem, ontem, quinta-feira santa, ao chegar à igreja, vi que já estava lotada; mesmo assim, caminhei resolutamente à frente com o propósito de encontrar um lugarzinho entre as fileiras em que costumo ficar em dias normais da semana. Encontrei um lugar no lado direito da nave. Na ponta do banco encontrava-se sentado um homem, um senhor, e a vaga era a seu lado. Entretanto, como este lugar ficava atrás de uma coluna que me impediria de ter uma visão mais privilegiada dos celebrantes, optei por sentar-me no terceiro lugar do banco de trás de onde se encontrava o dito homem.

Confesso que o tempo todo me senti incomodada por estar ali e pensava que se aquele homem que se encontrava naquela ponta tivesse tido a gentileza de ir mais para dentro, eu estaria bem melhor instalada ali no lugar que ele ocupava. E isto me inquietou durante boa parte da missa.

A certa altura da missa, uma missionária aproximou-se do senhor e cochichou-lhe algo; pensei que se tratava de sua esposa e a mulher ficou por ali recostada. E eu, cismando com coisas mesquinhas como um lugar! Vejam só! E isso em plena missa! Qual não foi minha surpresa quando o padre, desde o altar, após recitar o evangelho que dizia: "Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha vindo e para Ele retornaria, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura; derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido...". Seguiu (o padre) em direção ao homem de quem eu desejava o lugar, tomou-lhe os pés e procedeu o ritual do lava-pés.

Será, então, que era isso que estava me inquietando? Senti-me muito comovida, emocionada. Mas duvidei de que se fosse eu a estar ali sentada, teria sido eleita para o lava-pés da igreja. Eu, mulher, de sandálias cor-de-rosa! Oh! Meu Deus, que sensação indescritível! Mas fiquei feliz por estar ali tão próxima do lugar de merecimento... uma benção!

E prosseguiu-se a palavra de salvação tornada Canto do Lava-Pés: "És o Senhor, tu és o mestre, os meus pés não lavarás (palavras de Pedro), "o que ora faço não sabes, (palavras de Jesus) mas depois compreenderás. Se eu, vosso Mestre e Senhor, vossos pés hoje lavei, lavai os pés uns aos outros, eis a lição que vos dei."

E esta é a missão e o serviço que nos cabe: cuidar uns dos outros, cuidar para que o universo seja benfazejo. E muitos assim cuidam através de sua profissão, de seu trabalho e ofício. Outros cuidam no dia-a-dia em seus relacionamentos. Há ainda os que buscam voluntariamente servir. Cada qual empenhando seus dons, talentos e graças em benefícios universais.

O certo é que Jesus nos deu um novo mandamento: "que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei". E este é nosso grande desafio, misterioso desafio. Que cada um encontre a sua forma de amar e servir ao seu próximo; que cada um desenvolva sua criatividade para tal; não há outra fórmula para um mundo melhor.

Que nossa páscoa seja coroada de êxito em direção ao amor, paz e boa boa vontade entre todos nós!

Mil bênçãos.

E.M.R.C., 2007

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Elda   
Psicóloga e autora do blog http://www.ramosrumoselacos.blogspot.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa