Menu

UMA PRÁTICA ANTI-ESTRESSE...

Atualizado dia 5/15/2006 1:33:52 PM em Autoconhecimento
por INSTITUTO LOTHUS -ESCOLA DE MAGIA INTERIOR


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Um mestre, perseguido por um urso, chegou à borda de um barranco de 6 metros de altura. No meio da queda, segurou-se a um galho de árvore. O urso tentou agarrá-lo e por pouco seus golpes não atingiram sua cabeça. Pensou em saltar para o chão, mas apareceu um tigre faminto lá em baixo. Então, olhou para um lado do galho e viu uma cascavel rastejando em sua direção.

Debaixo do galho, próximo às suas mãos, havia um ramo de morangos silvestres. Calmamente, o mestre colheu um morango, colocou-o na boca e disse, em voz alta: “Mmmm, delicioso!”

O urso enfurecido arremessou-se contra ele, perdeu o equilíbrio e caiu sobre o tigre, dando início a uma batalha, que amedrontou a cobra, permitindo que o mestre apanhasse mais alguns morangos, saltasse tranqüilamente para o chão e seguisse seu caminho."

Quem não gostaria de ter a tranqüilidade do Mestre? E, ao invés de ficar reclamando, lamentando-se, sofrendo, perceber algo de agradável apesar das dificuldades?

O Hatha Yoga pode oferecer esta condição, trabalhando e integrando corpo, mente e emoções. A prática inclui alongamento, as posturas (asanas), pranayamas (controle da respiração) e relaxamento. Através da prática das posturas, os músculos tornam-se flexíveis, os movimentos mais livres desenvolvem resistência e vitalidade corporal. A prática do controle da respiração leva à maior clareza mental, melhoria da concentração, controle da ansiedade e estresse. Assim, é possível permanecer sereno e em equilíbrio no momentos de tensão. E para completar, o relaxamento permite que as novas condições trazidas pela prática sejam incorporadas.

É importante lembrar que o objetivo do Yoga não se limita ao trabalho corporal, mas expande-se muito além disso: oferece a possibilidade de estar em paz consigo mesmo... e só assim, é possível relacionar-se de forma mais tranqüila e saudável tanto com as pessoas à sua volta, quanto com as circunstâncias externas, por mais complicadas que se apresentem.

Claro que você não precisa acreditar: experimente!

Denise S. Constantino
Psicoterapeuta, terapeuta corporal, graduada pelo Instituto de Psicologia da USP (1980).
Curso de Especialização em Yoga segundo a tradição da Escola de Lovavla, Índia, ministrado pela Faculdade de Educação Física das UniFMU.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: INSTITUTO LOTHUS -ESCOLA DE MAGIA INTERIOR   
Atendimentos, Oficinas e Cursos, Palestras, Vivências, Atividades na Natureza
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa