Menu

Uma jovem e linda mulher

Atualizado dia 8/29/2006 8:39:04 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

O inconsciente humano funciona como se fosse uma "panela de pressão". Para alguns a pressão interna se mantém em níveis baixos e aceitaveis; para outros, porém, a pressão pode subir a níveis mais elevados, ou até fugir do controle interno fazendo esta energia, de tão intensa, "explodir".

Por isso, em muitos casos, torna-se imprescindível nas terapias de regressão, em primeiro lugar, o trabalho psicoterápico que propicie através da catarse (choro, riso, gargalhada, raiva, etc.) o esvaziamento do conteúdo traumático que vem incomodando o paciente na vida atual. São as urgências que devem ser trabalhadas para que ocorra a devida descompressão interna e o indivíduo se sinta aliviado.

A partir da sensação de alívio da pressão interna através da catarse, o paciente, menos ansioso ou angustiado, apresenta-se em melhores condições de experienciar uma regressão assimilando e elaborando com mais qualidade o conteúdo revivenciado.

O caso que será apresentado a seguir, é a síntese da situação anteriormente descrita em que o indivíduo caracteriza-se por possuir uma pressão interna tolerável. No entanto, esta situação não é permanente, podendo sofrer alterações conforme as circunstâncias da vida e o psiquismo da pessoa.

Clara, modelo fotográfico, é uma jovem e linda mulher. De tão perfeito, a natureza parece ter esculpido, nos mínimos detalhes o seu rosto. Vaidosa e ciente de seus atributos de incomum beleza, sabe que tem os homens a seus pés e, de certa forma, inconscientemente utiliza-se desta certeza.

Porém, como somos humanos, portanto, imperfeitos, a jovem, embora fosse uma pessoa extrovertida e muito comunicativa, costumava padecer de periódicas crises de enxaqueca que a deixava, apesar do medicamento que tomava, prostrada na cama de um a dois dias. Nestes momentos de prostração sentia-se envolvida por um intenso sentimento de solidão e isolamento.

Pelas características de seu temperamento e de seu psiquismo, Clara não acumulava muita pressão interna. Era uma pessoa normalmente ansiosa mas não angustiada. No entanto, tinha um outro aspecto de seu comportamento que a incomodava e que gostaria de ter mais controle sobre ele, pois começava a interferir na sua vida de modelo: a balada... o impulso que sentia pela necessidade de diversão!

Após algumas sessões de psicoterapia analisando o conteúdo da vida atual, na sua primeira experiência de regressão, Clara acessa uma época do final do século XIX ou início do século XX. Vivia em uma mansão rodeada de jardins. Percebia-se deitada em uma cama de amplo dormitório cuja janela dava para um gramado repleto de flores. A sua mãe (a avó paterna atual) e o seu pai (não identificado) costumavam recepcionar convidados para jantares e banquetes. Nos raros momentos que lhe era possível sair da cama, gostava de ir, apoiada por duas criadas responsáveis pelo seu cuidado, até a sacada para admirar o belo jardim localizado no setor frontal da mansão.

O tempo passa neste lugar e apesar de freqüente movimento de pessoas e de automóveis (modelos muito antigos), Clara sente-se cada vez mais fraca e só. O tempo, na regressão, é acelerado dez anos à frente e a jovem sente uma angústia muito intensa e começa a chorar, pois não se sente mais abandonada naquele quarto e percebe que está no plano espiritual.

COMENTÁRIO

A revivência de Clara, provavelmente a vivência anterior, informa tudo que o psicoterapeuta precisa saber para fazer as associações necessárias. E para a paciente, tudo o que ela precisava para entender o significado de sua vida atual. A situação de invalidez do passado ainda repercutia em seu inconsciente em forma de enxaqueca e de prostração, quando ela tinha aquele intenso e inexplicável sentimento de isolamento e solidão. A sua condição anterior explica também o porquê de hoje ela ser uma jovem comunicativa e cercada de amigos. O porquê de gostar de movimento, diversão e viagens. É tudo o que ela não teve na vida anterior: vida normal e ativa.

Hoje, privilegiada pela beleza física e pela oportunidade que está tendo de aproveitar a sua reencarnação com saúde, alegria, otimismo e esperança no futuro, Clara dá significativo passo em direção ao caminho do autoconhecimento. Passos seguros de quem, inteligentemente, entendeu o recado da sua memória periespiritual.

Observação: o verdadeiro nome da pessoa foi preservado.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:


Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa