Menu

Usando a reprogramação mental a seu favor

Atualizado dia 6/2/2022 11:03:36 AM em Autoconhecimento
por Alvaro Domingues


Facebook   E-mail   Whatsapp

Reprogramação Mental é o uso de afirmações repetidas sistematicamente por meio do "self talking" (falar consigo mesmo) ou por meio de um áudio ou vídeo pré-gravado com estas afirmações.

Os relatos de resultados positivos das pessoas que trabalharam com este tipo de técnica nos animam a perguntar como ela funciona. Muitos de nós, entretanto, ficam um pouco receosos de experimentar. Este receio vem por causa da da palavra "programação". Sentimos desconfiança de quem quer que seja que tenta nos programar, mesmo com boas intenções. E não gostamos também de sermos comparados com máquinas. Programo minha TV digital, meu celular, meu despertador. Mas... eu mesmo?  


Quer queiramos quer não, nosso cérebro está sendo constantemente bombardeado com programações: educação familiar, regras de conduta imposta pela nossa sociedade, treinamentos,  publicidade e até conselhos de amigos. Por estes exemplos, você já deve ter percebido que a programação funciona, do contrário eu e você não estaríamos conversando agora. Você não saberia ler e eu não saberia escrever, fruto de um programa implantado em nós pela escola primária. 


O Taxista e a pasta de dente



Aliás, nem poderíamos falar, já que a linguagem seria um dos primeiros programas inseridos no nosso cérebro. Outra forma de programação muito comum nos dias de hoje é a propaganda. Vou ilustrar com uma pequena anedota: 



Um homem, a caminho de uma convenção de publicidade, pegou taxi. Ao ouvir o endereço, o taxista, percebendo que o passageiro era um publicitário, disse, cheio de orgulho: 

- Sabe, esta coisa de propaganda não me pega! Eu sou imune a ela, por que eu uso a cabeça. 

 O publicitário, pensou um pouco e perguntou: 

 - Que pasta de dente você usa? 

 Ele respondeu:

- A pasta X. Mas não a compro por causa da propaganda não. Eu trabalho na rua e ela é a única que me dá proteção o dia inteiro. 

Era este exatamente o slogan da marca X. 
 

Como o taxista da anedota, nosso comportamento é moldado de forma imperceptível pelos meios de comunicação, pela sociedade e pelo Estado. A marca X poderia estar sendo honesta, e realmente anunciar um produto que protegia seu usuário por 24 horas, seus pais só queriam seu bem ao proibirem você de ir dormir tarde, e o Estado pode realmente estar preocupado com o bem-estar dos cidadãos ao cobrar o Imposto de Renda.

Trocando a programação



Mas quando você era criança, ir cedo para a cama pode ter sido necessário, mas hoje você ter sono todos os dias exatamente às oito horas da noite pode não ser muito útil. Daí palavra ser "reprogramação". A proposta seria, por meio de algumas técnicas, remover esta programação por outra, escolhida pelo cliente. Isso funciona?


As terapias de um modo geral são, de certa forma, processos de reprogramação mental, onde um comportamento, uma forma de encarar o mundo, um trauma (que poderia ser encarado como uma programação instantânea e radical), são reformulados. Tem uma imagem, atribuída Freud, que ilustra o processo e como se espera que ele funcione:


Imagine que você é um balde cheio de água suja, embaixo de uma torneira, mas preso ao chão. Nesta situação, o único jeito de limpar a água é abrir a torneira e esperar que a água limpa elimine aos poucos a água suja.


Observe que a parte superior do balde está aberta e é essa atitude que se espera do paciente em uma terapia. Ele tem que estar aberto a novas ideias.

Todavia, estamos falando aqui de reprogramação mental num formato específico: o self talking ou áudios e vídeos pré gravados. 


Será que funciona? 



Uma bem elaborada reprogramação mental irá funcionar se você estiver disposto a novas ideias e a ter disciplina (ela tem que ser repetida inúmeras vezes, de forma sistemática). Se você leu até aqui, provavelmente acha que a reprogramação mental tem o seu valor, porém, pode estar perguntando se ela é prejudicial, talvez se lembrando do conceito de "lavagem cerebral" ou de algum guru picareta. 


Se você pesquisar no google vai encontrar milhares de áudios e vídeos disponíveis, alguns de forma gratuita, destinado a ajudá-lo desde superar timidez até ganhar dinheiro. Alguns foram desenvolvidos por pessoas sérias, com formação terapêutica (psicólogos,  psicanalistas, terapeutas), outros por amadores bem intencionados, simples brincadeiras ou até fraudes. Usá-las indiscriminadamente pode redundar em dois possíveis prejuízos:


1.  Visão irrealista. Você pode achar que só ouvir ou ver o vídeo basta, acreditando que aquilo é mágico. Mesmo que a água suja tenha sido removida, você terá que transformar os pensamentos em ações. Por exemplo, não adianta nada ouvir um áudio que se propõe a eliminar o medo de dirigir, se você não se sentar ao volante e não der a partida, pondo o carro na rua.

2.  Frustração. Produtos mal elaborados ou esperar algo além do que o produto é capaz de realizar, pode fazê-lo se sentir frustrado.
 

Então, como separar o joio do trigo? Ao escolher um produto desta natureza, tente fazer como compra qualquer outro que tenha um impacto significativo em sua vida. 


Como, você, por exemplo, escolhe um livro? Você pode entrar numa livraria, pegar o volume, ver quem é o autor, olhar a contracapa e as orelhas, ler alguma resenha, e assim por diante. 


Um bom produto terá um autor. Se este autor for bem conhecido terá referências sobre ele na internet. Se ele lhe inspirar confiança, examine o produto. Normalmente há descrições sobre ele no próprio site de vendas ou opiniões usuários. Cuidados com descrições muito genéricos com adjetivação bombástica e redundante, sem dizer nada de relevante sobre o produto em si. E, se possível, pergunte diretamente a alguém que conheça o autor ou o produto. Ao usar o produto, avalie como ele está agindo sobre você. Se sentir que as coisas não vão tão bem, e estão até piorando pare imediatamente. Vale aqui a advertência do Ministério da Saúde: ao persistirem os sintomas, procure ajuda profissional.


Loja da Mente


Um dos lugares onde encontrar produtos desta natureza é A Loja da Mente, que tem vários produtos desenvolvidos por Chris Allmeida e sua equipe, que tem tido resultados positivos há mais de dez anos, da qual sou franqueado. Para acessar a Loja da Mente, clique aqui.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 81


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Alvaro Domingues   
Alvaro Alípio Lopes Domingues é analista corporal certificado pelo O Corpo Explica, oraculista, astrólogo e criador do Tarot Psiônico de Ação Pulsada©.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa