Menu

Vaticano mostrará a farsa do processo contra os Templários

Atualizado dia 10/21/2007 12:33:01 PM em Autoconhecimento
por João José Baptista Neto


Facebook   E-mail   Whatsapp

NOTA À IMPRENSA

A “maldita sexta-feira 13” faz 700 anos

A Ordem do Templo tem esperança de que no aniversário de sua perseguição se conclua a restituição histórica e da honra de seus membros que tanto deram pela Cristandade.

O Príncipe Regente e Grão Mestre da Ordem Soberana e Militar do Templo de Jerusalém (OSMTJ) envia uma mensagem a favor da defesa da verdade e da justiça no mundo.

13/Outubro/2007 – O Grão Mestre do Templo, Jacques de Molay, e 138 templários foram os primeiros detidos por ordem do Rei da França Felipe IV, o Belo, numa sexta-feira, 13 de outubro de 1307, fatos esses que na data de hoje celebramos exatamente 700 anos.

Para muitas pessoas essa data tem só o significado de um fato histórico acontecido sete séculos atrás, dando começo à perseguição da Ordem do Templo e todos os sofrimentos, injustiças e vexações que isso acarretou: confisco de bens, torturas, de julgamentos-farsa e finalmente o justiçamento de muitos templários, a perseguição de outro grande número, a suspensão papal e a dispersão dos cavaleiros e monjes que mais deram em sua época pela Cristandade.

Sem dúvida uma história de traição, cobiça, falsidades e injustiças cuja ferida todavia perdura em nossos dias e que só acabará quando a verdade sobre a Ordem do Templo for reconhecida e a honra de seus cavaleiros restituída.

Setecentos anos depois um vislumbre de esperança parece se delinear no horizonte com o recente anúncio do Vaticano que afirma que no próximo 25 de outubro fará vir à luz os “Processus contra templarios”, tornando públicas as atas dos julgamentos realizados contra a Ordem do Templo e que demonstram o que nós da OSMTJ vimos sustentando faz séculos: que as acusações contra o Templo foram falsas, conseguidas sob torturas, dando lugar a todos os fatos que sabemos.

Na clandestinidade, ou seja até 1705, data que ressurgiu a Ordem do Templo pelas mãos do Duque de Orléans com a Assembléia Geral de Versalles, nós, templários, sempre comemoramos o 13 de outubro de 1307 como um atentado contra a justiça. Em todos os rincões do mundo onde exista uma representação da OSMTJ, esse dia se comemorou sem nenhum tipo de ódio ou vingança, como uma data reivindicativa da verdade contra a mentira e da justiça contra a opressão.

Contudo é certo que nós, templários, temos nos sentido durante muitos séculos órfãos de pai, Sua Santidade o Papa, e de mãe, a Santa Madre Igreja, precisamente desde 13 de outubro de 1307. Finalmente parece que nosso trabalho e orações darão seu fruto em breve, pois a aparição no ano de 2001 do chamado “Pergaminho de Chinon”, assinado pelo próprio Clemente V, admite a absolvição da Ordem do Templo de todas as falsas acusações a que teve que fazer frente historicamente durante todos esses anos. Faz meses que este pergaminho de 1308 pode ser visto na biblioteca vaticana, o que certifica que a igreja acolhe novamente os templários sob o manto da Igreja.

Hoje, quando comemoramos o começo da perseguição contra a Ordem e o martírio e morte de dezenas de templários, o Grão Mestre e Príncipe Regente da OSMTJ, Don Fernando Pinto de Sousa Fontes, faz emitir um comunicado onde reafirma a obrigação de luta da Ordem do Templo contra as injustiças que persistem em nosso mundo, num compromisso renovado de solidariedade internacional e de trabalho altruista pelos demais desfavorecidos, como tem feito a OSMTJ desde seu início, seguindo as regras e tradições herdadas desde sua fundação.

A OSMTJ não só espera que esse septuagésimo centésimo aniversário seja o momento do reconhecimento histórico e da restituição da honra dos cavaleiros templários, como também um momento de reencontro entre cristãos, que tanto trabalho em comum têm nesse momento e nessa sociedade.

Gabinete de Comunicação
Grande Priorado da Espanha
Priorado Magistral da OSMTJ

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: João José Baptista Neto   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa